Ciência da Computação

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  • Gerenciador de tarefas inteligente
    (2023) Barro, Bernardo Cenci; Madalozzo, Guilherme Afonso
    O "Gerenciador de Tarefas Inteligente" é um aplicativo móvel projetado especificamente para melhorar a produtividade e eficiência no gerenciamento de tarefas pessoais e profissionais. Este aplicativo se destaca pela integração de tecnologias avançadas de inteligência artificial e reconhecimento de voz, proporcionando uma experiência de usuário única e intuitiva. Com uma assistente virtual incorporada, o aplicativo permite aos usuários gerenciar suas tarefas de maneira eficaz, oferecendo funcionalidades como criação, edição, visualização e exclusão de tarefas, além de um calendário integrado para o acompanhamento de prazos e eventos. O desenvolvimento do aplicativo envolveu um processo meticuloso de estudo, prototipagem, desenvolvimento e análise de resultados, com ênfase na aplicação de conceitos de assistentes virtuais e APIs de reconhecimento de voz. O objetivo principal é fornecer uma ferramenta prática e inovadora que contribua significativamente para o aumento da produtividade e eficiência dos usuários, tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.
  • PsyCare: plataforma de terapia online
    (2023) Rocha, Kauan Matos da; Seminotti, Malomar Alex
    O presente trabalho, denominado PsyCare, propõe-se a desenvolver uma plataforma web de acompanhamento psicológico, auxiliando tanto o paciente quanto o profissional durante a maior parte do processo da terapia, uma vez que a pandemia SARS-CoV-2 trouxe mudanças repentinas e praticamente permanentes na rotina e nas relações sociais, resultando em notória intensificação de interesse público em assuntos pautados e direcionados à saúde mental. Esse aumento reflete-se diretamente em um crescimento perceptível do mercado de psicologia, que devido aos impactos causados pela pandemia, também passou a apresentar uma aguda tendência de integrar-se tecnologicamente. Em relação a implementação, utilizou PostgreSQL no gerenciamento do banco de dados, integrado com NestJS para o desenvolvimento da API back-end e ReactJS para implementar as interfaces front-end. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar um sistema acessível e eficaz que auxilia, organiza e centraliza o processo de acompanhamento terapêutico.
  • Desenvolvimento de um sistema integrado a smartwatches para acompanhamento de usuários com práticas esportivas
    (2023) Follador, Igor Dallazen; Seminotti, Malomar Alex
    Este trabalho trata-se do desenvolvimento de um sistema integrado a smartwatches para o acompanhamento e avaliação de pessoas que possuem práticas esportivas. O objetivo é possibilitar o compartilhamento de dados de saúde entre usuários e profissionais. Os smartwatches, equipados com sensores, coletam informações constantemente, permitindo um acompanhamento mais preciso e individualizado. A aplicação fornecerá relatórios aos profissionais de saúde com informações relevantes para a prescrição de treinos e planos alimentares mais eficazes. A utilização de tecnologias wearable em conjunto com a aplicações web tem o potencial de melhorar o cuidado com pacientes, especialmente aqueles com histórico familiar de doenças cardíacas, fumantes e obesos.
  • Treinamento de rede neural com YOLOV8 para reconhecimento de placas de trânsito
    (2023) Kolassa, Caroline Paula; Tortelli, Daniel Menin
    Com o crescimento constante da frota de veículos em todo o mundo, a segurança no trânsito tem se tornado uma preocupação cada vez mais recorrente. Dentre as causas de acidentes nesse meio, destaca-se a falta de atenção dos motoristas às sinalizações nas vias públicas, que podem levar a graves acidentes. Neste contexto, o presente trabalho propõe-se a treinar uma rede neural com o algoritmo de detecção de objetos YOLO na versão 8 para identificação de 15 placas de regulamentação e 2 de advertência. Para a rotulagem das imagens foi utilizado o framework Roboflow e para o treinamento do modelo a linguagem de programação Python. O treinamento e estudo realizado acerca do tema contribuiu para o crescimento do conhecimento da área que é tão importante para o desenvolvimento de tecnologias que podem salvar vidas no meio viário. A precisão média da rede treinada alcançou 69,9%, o mAP atingiu 65,3%, e o Recall ficou em 58,8%, cumprindo o objetivo de identificação proposto.
  • Vision detect: sistema para detecção e contagem de objetos
    (2021) Meneguel, Giovani André; Tortelli, Daniel Menin
    O uso de tecnologias inovadoras está ganhando cada vez mais destaque em sistemas e utilitários do dia a dia. Os algoritmos de visão computacional se encaixam nesse cenário possibilitando sua usabilidade na automatização e simplificação de diversas atividades nas mais variadas áreas. Vinculada à estrutura de um sistema embarcado, essa tecnologia pode ser inovadora e útil tra- zendo mais acuracidade e rapidez para tarefas repetitivas, como por exemplo, a contagem de objetos de pequena escala. O objetivo deste trabalho foi construir um sistema embarcado que utiliza algoritmos de visão computacional com o intuito de reconhecer e realizar a contagem de objetos. O desenvolvimento das funcionalidades do sistema fez uso da linguagem Python. Fo- ram utilizados os frameworks Django e TensorFlow para o desenvolvimento web e treinamento do modelo de detecção, respectivamente. O dataset, bem como as imagens utilizadas para a de- tecção, foram capturadas por meio do sistema embarcado. A estrutura de hardware do sistema embarcado foi desenvolvida utilizando os produtos advindos do Raspberry Pi.
  • Vaccinet: sistema para o gerenciamento de vacinação
    (2021) May, Leticia Paula; Seminotti, Malomar Alex
    A carteira nacional de vacinação é o documento utilizado para registrar todas as vacinas que recebemos durante a nossa vida. No ano de 2021, foi possível perceber como a vacina é primordial para a manutenção da saúde pública e desenvolvimento da sociedade. Manter estes registros atualizados é extremamente necessário, porém o método utilizado atualmente é a tradicional carteira de vacinação em papel, dificultando assim um maior e mais preciso monitoramento sobre os dados da vacina. Neste contexto, o trabalho em questão nomeado Vaccinet, tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema web que automatize os processos de vacinações e que beneficie tanto os usuários quanto às Unidades de Saúde, lugar onde a maioria das aplicações de vacina ocorrem. As principais tecnologias utilizadas foram o framework Angular 11 para desenvolvimento do front-end, GraphQL para o desenvolvimento do back-end e o banco de dados MySQL, além de diversas ferramentas que colaborarão para uma experiência melhor. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar um sistema simples e eficaz que contribui para que seja possível manter um histórico seguro sobre os dados de vacinação.
  • Geopoint: aplicativo para gerenciamento de ponto digital para agências
    (2021) Feranti, Murilo; Tortelli, Daniel Menin
    O gerenciamento de registros de horário ponto é fundamental para o controle do tempo de trabalho dos funcionários de uma empresa. Com a utilização de um sistema anoso, os funcionários acabam perdendo um tempo relevante, além de possíveis esquecimentos ou falhas em seus registros. O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um aplicativo por meio da utilização do framework Ionic, banco de dados PostgreSQL e API desenvolvida em PHP, que é focado em todo o sistema de registros executados pelos funcionários da empresa. Como resultado, o aplicativo suscitou um meio mais prático utilizando a geolocalização, para verificar se o funcionário encontra-se dentro do seu ambiente de trabalho para efetuar o registro automaticamente e, assim, sanando o problema de custo de tempo e de possíveis esquecimentos. Consequentemente, tornando-se uma opção para substituir métodos antigos de registros ainda utilizados na maioria dos locais de trabalho.
  • Emognizer: aplicação baseada em inteligência artificial para análise emocional de redes sociais
    (2020) Andrade, Vinicius Emanoel; Madalozzo, Guilherme Afonso
    Tendo em vista que grande parte da população brasileira encontra-se ativa nas redes sociais e as emoções propagadas pelas pessoas são reflexo de sua saúde mental, foi desenvolvido um sistema que detecta emoções em textos produzidos por um indivíduo em seus perfis do Twitter e do Reddit. Tais emoções são abordadas através de representações que proporcionam encontrar indícios de transtornos mentais. As representações estão presentes em um aplicativo destinado aos dispositivos móveis, construído utilizando um template que prega pela imersão e boa experiência do usuário. Para tanto, realizou-se um levantamento de transtornos mentais que possuíssem características passíveis de serem representadas computacionalmente, o qual resultou em quatro transtornos: Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Específica e Transtorno Depressivo Maior (TDM). Além de que, usou-se cinco datasets compostos por registros rotulados por especialistas, os quais foram pré-processados através de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e, posteriormente utilizados para realizar o treinamento e avaliação de um modelo de Rede Neural LSTM (Long Short-Term Memory) que, durante o processo de avaliação, mostrou ser capaz de reconhecer emoções em textos retirados de ambas as redes sociais citadas anteriormente.
  • Chatbot integrado a aplicativo de mensagens e plataforma de help desk
    (2020) Komka, Kelwin; Lucas, Marcos André
    Os meios de comunicação expandiram com a utilização comercial da internet e, com esta expansão, diversas necessidades cresceram na mesma escala, sendo uma delas a demanda por um atendimento de suporte rápido e de qualidade. Este tipo de serviço ao cliente deve ser bem planejado, para que não haja a possibilidade de problemas e atrasos. Atualmente, a automação destes serviços pode ser a chave para assegurar que o atendimento seja prestado da melhor forma possível. Este trabalho apresenta um sistema de chatbot com integração à plataformas para automatização do serviço de suporte. Esta ferramenta utiliza a linguagem AIML e o modelo Sequence to Sequence como agentes inteligentes. Também, integra com um aplicativo de mensagens instantâneas, o Telegram e, com a plataforma de help desk JIRA. Seu uso deve automatizar a entrada de informações por parte dos clientes e melhorar a experiência do atendimento service desk.
  • Deafend: aplicativo para facilitação da comunicação com libras
    (2020) Vieira, João Vitor Veronese; Madalozzo, Guilherme Afonso
    Para aumentar a qualidade de vida dos membros de uma sociedade é, indiscutivelmente, necessária uma comunicação eficiente entre tais indivíduos. Desta forma, as recentes evoluções tecnológicas são bastante positivas, pois possibilitaram ainda mais rapidez na troca de dados entre as pessoas, transformando o aparelho celular em uma das mais importantes ferramentas contemporâneas. Contudo, enquanto os ouvintes - maioria absoluta da população - obtiveram excelentes novas formas de contato, a comunidade surda ainda enfrenta diversas barreiras para expressar suas ideias e assimilar novas informações. Interessante observar que, apesar das conquistas alcançadas ao longo da história, que serviram para amenizar os impactos estruturais na vida desses sujeitos, as maiores dificuldades dos surdos têm como causa um aspecto em comum que, habitualmente, deveria ser motivo de aproximação: a conversação. Fica claro que não existe um mecanismo legítimo de conexão entre a parcela significativa da população que possui algum tipo de problema auricular e os demais, que geralmente não tem familiaridade com língua de sinais. Logo, este trabalho criou, através de técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), um aplicativo com o intuito de expandir a comunicabilidade dos surdos e servir como alternativa para um diálogo baseado na paridade entre Português e Libras. Além da aplicação móvel, que contém um manual de usuário disponível online e funcionalidades capazes de colaborar para que seus utilizadores (inclusive analfabetos) usufruam dos benefícios provenientes de uma integração social concreta, este projeto produziu um tutorial introdutório ao PLN, buscando fomentar o contato inicial de entusiastas com esta área da inteligência artificial.
  • Projeção de design de interiores de uma planta baixa com realidade aumentada permitindo alterações em tempo real utilizando marcadores
    (2020) Abramchuk, Cristian; Tortelli, Daniel Menin
    Modelar o design de interiores de imóveis é algo trabalhoso, tendo em vista que a possível insatisfação do cliente com o resultado mal sucedido pode acarretar em trabalho constante de remodelagem e, em casos extremos, a perda de interesse do cliente. Aplicativos com realidade aumentada tem sido desenvolvidos para facilitar o trabalho dos designers e proporcionar uma experiência mais interativa e atrativa para o cliente, através da projeção 3D da planta baixa. O principal objetivo deste trabalho foi a confecção de um aplicativo mobile em Android, capaz de criar uma projeção 3D de uma planta baixa para que seja possível inserir, visualizar e reposicionar os móveis no ambiente através de marcadores, auxiliando no design de interiores.
  • Avaliação da aplicabilidade de containers em um sistema distribuído de julgamento de códigos
    (2019) Dagostini, Jessica Imlau; Tonin, Neilor Avelino; Bez, Jean Luca
    A tecnologia de containers vem sendo cada vez mais utilizada para diversas aplicações. Suas facilidades e benefícios têm tornado esta ferramenta uma alternativa para promover maior tolerância às falhas e à portabilidade de sistemas mais complexos. Containers provêm maior isolamento de recursos, de forma mais leve do que máquinas virtuais e permitem que seja possível recriar as mesmas configurações de sistema em qualquer máquina, de forma ágil e simples. Com isso, o presente trabalho visa aplicar e avaliar o uso de containers no processo de execução de códigos julgados pelo sistema de julgamento do URI Online Judge. Este sistema de julgamento avalia, em tempo real, códigos-fonte que visam resolver alguns problemas propostos. Neste trabalho serão testados desempenhos e possíveis overheads deste sistema, organizado em containers, em relação ao tempo de execução dos códigos submetidos e tempo total para julgamento dos códigos. Junto aos testes, também serão observados o tempo da criação e remoção dos ambientes virtuais, a fim de estimar o impacto das execuções no tempo total de execução do sistema todo. Ademais, investigar-se-á possíveis limitações de memória e alocação, segurança e isolamento dos mesmos e facilidades de manutenção (que inclui atualização e instalação de novas linguagens). Ao final, pretende-se concluir se tal adição será de fato adequada ao sistema em questão.
  • Bus Finder: aplicativo móvel para rastreamento de veículos de transporte escolar
    (2019) Sartori, Elias; Madalozzo, Guilherme Afonso
    Rastreamento veicular através de geolocalização já é algo muito difundido em vários segmentos como: monitoramento de cargas, frotas de táxi, carros fortes e em diversas outras situações. Visto isso, é possível perceber que a área de transportes escolares ainda foi pouco explorada com esta finalidade, com foco na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Levando em consideração estes fatores e, aliado a isso o crescimento exponencial dos sistemas embarcados e dos aplicativos móveis, o presente trabalho desenvolve um aplicativo móvel para realizar o rastreamento de veículos que realizam transporte escolar. Este aplicativo, tem como principais funcionalidades: rastrear em tempo real a posição do veículo em questão e a distância de trajeto a ser percorrido em relação ao usuário. A ferramenta utilizada para o desenvolvimento do aplicativo foi JavaScript com React Native, recebendo dados de uma API em Ruby, com Ruby on Rails. Para obter os dados de geolocalização, foi utilizado uma placa arduino, com módulo GSM/GPRS.
  • Smart Sign: plataforma de contratos digitais utilizando smart contracts da blockchain
    (2019) Ambrosi, Cristian José; Groth, Gerson
    Contratos são instrumentos fundamentais para formalizar fechamentos de negócios ou prestações de serviços, proporcionando segurança e confiabilidade às partes interessadas. Entretanto, o baixo desempenho burocrático e eventualmente o alto custo, dificultam a sua realização, tornando o processo desgastante e exacerbado. Neste contexto, o trabalho em questão tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que automatize a criação de contratos digitais na blockchain Ethereum, utilizando a tecnologia de smart contracts ou “contratos inteligentes”. Para tal, foi desenvolvido um serviço na linguagem de programação Solidity, responsável pela programação dos smart contracts. Posteriormente, foi desenvolvida a ferramenta de comunicação com este serviço, utilizando a linguagem de programação JavaScript e a biblioteca ReactJS, possibilitando a criação de contratos digitais na blockchain. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar uma ferramenta simples, capaz de automatizar a criação de contratos em uma rede descentralizada.
  • Frangose: uma experiência digital no gerenciamento de lotes avícolas
    (2019) Nodari, Cassiane; Seminotti, Malomar Alex
    A tecnologia digital vem sendo a resposta para os grandes desafios atuais do agronegócio, trazendo soluções inovadoras e agregando bons resultados, facilitando e tornando mais eficientes a execução de tarefas na rotina diária do produtor. A conjunção atual das tecnologias digitais vem redefinindo a forma de fazer negócios, interagir e agregar valor. Um fator propulsor destas redefinições é a conexão móvel, por meio da qual tudo pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento através de dispositivos móveis. O setor do agronegócio é estratégico para a economia brasileira, uma vez que representa pouco mais de 20% do PIB nacional, e por entender a importância do gerenciamento dos lotes avícolas para este setor, definiu-se como objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um aplicativo móvel, nomeado Frangose, capaz de gerir e planejar a produção de lotes de frangos de corte. As tecnologias utilizadas possuem conceitos modernos no desenvolvimento de aplicações móveis, sendo Ionic Framework a principal, integrada com uma aplicação NodeJS e o banco de dados MongoDB.