Ciências Humanas
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/45
Navegar
- A importância da prática do pedagogo no ambiente hospitalar(2024) Dariva, Lidiane Smagalla; Brod, AneliseO presente trabalho tem como objetivo explorar a relevância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, destacando sua contribuição para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes em situação de internação. A pesquisa discute a importância de garantir o direito à educação em condições adversas, bem como o papel do pedagogo em promover a continuidade do aprendizado, o bem-estar psíquico e a inclusão social desses indivíduos. Por meio de uma abordagem teórica e documental, são analisados conceitos de pedagogia hospitalar, legislação pertinente e práticas pedagógicas que podem ser implementadas nesse contexto. O estudo busca evidenciar como a presença do pedagogo no ambiente hospitalar contribui para humanizar a experiência da hospitalização, favorecendo a resiliência e a manutenção de vínculos educacionais e sociais. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades dessa atuação, ressaltando sua importância no âmbito da educação e da saúde.
- Alfabetização e avaliação da aprendizagem(2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, AneliseA presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.
- Alfabetização e o processo de transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental(2024) Saccomori, Marília; Brod, AneliseA pesquisa “Alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental” teve como problema de investigação: “Quais as estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelos professores regentes das turmas Pré-B da Educação Infantil e das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas de um município do Alto Uruguai visando a alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental? ” De maneira geral, objetivou em conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização pelos professores que atuam com turmas de Pré-B e de 1º ano do município de Viadutos RS, acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se que as escolas vinham trabalhando com métodos para uma transição saudável, mas que essa prática foi se perdendo por não haverem resultados tão perceptíveis e por serem momentos muito pontuais. Além disso, percebeu-se que a dificuldade em ofertar uma transição sem rupturas também advém da contradição entre documentos normativos que não deixam claro como trabalhar a alfabetização na transição. Ainda, observou-se que as professoras desenvolvem práticas parecidas para trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita, mas que suas abordagens e modos de pensar são bastante divergentes.
- Pedagogia e a humanização no mercado de trabalho: construindo relações mais humanas no ambiente corporativo(2024) Czarnowski, Kétlen; Brod, AneliseO presente trabalho analisa a relação entre pedagogia e humanização no mercado de trabalho, destacando como as práticas educativas podem contribuir para ambientes corporativos mais éticos, empáticos e colaborativos. Partindo da relevância crescente de transformar o ambiente corporativo em um espaço mais humano, este estudo explora o papel do pedagogo na promoção de valores humanos e na construção de relações de trabalho saudáveis e produtivas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, busca-se analisar práticas pedagógicas aplicáveis ao contexto empresarial, valorizando o capital humano e promovendo o desenvolvimento integral dos colaboradores. A pesquisa enfatiza que investir na humanização do trabalho resulta em bem-estar, maior engajamento e uma cultura organizacional baseada no respeito e na inclusão.