Ciências Humanas
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- A contribuição da educação do campo na promoção da sucessão familiar(2024) Gronfeld, Gabriela; Ecco, IdanirO trabalho investigou a contribuição da educação do campo para a sucessão familiar, com foco na Escola Municipal Gabriel Ferri, situada na comunidade de Coronel Teixeira, em Marcelino Ramos – RS. A educação do campo, ao longo da história, surgiu como uma resposta à necessidade de alfabetização e qualificação dos trabalhadores rurais, influenciada pelas transformações socioeconômicas e pela modernização agrícola. A educação do campo ainda enfrenta desafios, como a precariedade das escolas e o êxodo rural que ameaça a sucessão das propriedades familiares. Este estudo teve como objetivo compreender os fatores que influenciaram a permanência dos jovens na propriedade familiar e sua sucessão, com ênfase em identificar a contribuição da educação do campo, especialmente a proporcionada pela Escola Municipal Gabriel Ferri. A pesquisa buscou entender como a proposta educacional dessa escola, voltada para a valorização do campo e incentivo à sucessão familiar, impactou a decisão dos egressos de permanecer e assumir as responsabilidades familiares. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que a escola teve um impacto limitado, com críticas à falta de diversidade curricular e à ênfase excessiva na horta escolar.
- Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA(2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, IdanirA pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.