Ciências Humanas
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Resultados da Pesquisa
- Pacto nacional pela alfabetização na idade certa e mais alfabetização: uma abordagem didático-pedagógica(2020) Todescatt, Milena Roncaglio; Marques, Franciele FátimaA alfabetização constitui se em eixo central nas discussões acerca da qualidade do processo educativo e, nestes termos, é de suma importância estudos e pesquisas que abordem a temática. Para tanto, a presente pesquisa apresenta como tema central a discussão e análise didático peda gógica d o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e d o Mais Alfabetização programas governamentais disponibilizados pelo Governo Federal. Tais análises partem de discussões, trabalhos e pesquisas já desenvolvidos e tem como problemática: Quais os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, no que se refere a formação dos professores e a aprendizagem dos estudantes dos três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Tem como objetivo p rincipal, traçar um comparativo entre os programas, analisando se os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, que se encontram presentes n a formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes, conf orme estudos já realizados n os três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental A presente pesquisa justifica se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas de alfabetização exerc idas no contexto educacional , primando se pelo eixo da formação dos professores e consequente aprendizagem dos estudantes . A pesquisa é de caráter qualitativo com enfo que Exploratório e Bibliográfica . As estratégias metodológicas utilizadas constituem se e m leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, e análise dos dados literários. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados serão coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertine ntes à temática de investigação . Pode se classificar esta pesquisa, do ponto de vista de sua natureza como pesquisa aplicada, uma vez que tem como objetivo, buscar soluções de problemas específicos e interesses locais.
- Alfabetização e avaliação da aprendizagem(2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, AneliseA presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.