Ciências da Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/43
Navegar
- Avaliação da relação entre a equoterapia e os distúrbios de integração sensorial em crianças com o transtorno do espectro autista(2020) Santin, Gabrieli Eduarda; Malysz, Karine Angélica; Meireles, LouisianaTranstorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno Global do Desenvolvimento, particularizado por déficits na linguagem, retardo e diferenças no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades na imaginação e socialização e alteração no processamento sensorial. Dentre as formas de tratamento para o autismo a equoterapia, tem se destacado. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Questionário geral, Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial e Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade. Foi observado que a média de percepção de melhora pelas mães nas variáveis equilíbrio estático, dinâmico, segurança na marcha, coordenação motora, destreza na marcha, velocidade na marcha, comunicação, estereotipias, automutilação, alimentação e independência foi maior nos pacientes que realizavam equoterapia. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas também apresentaram déficits no processamento sensorial, sendo que no processamento sensorial exploração notou-se mais diferença. Notou-se também que o predomínio é sexo masculino, com grau de autismo leve/moderado.
- Avaliação do déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim-RS(2020) Cadore, Caroline; Malysz, Karine Angélica; Meireles, LouisianaTranstorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que manifesta-se na infância, apresentando alterações na morfologia, fisiologia, conectividade cerebral ocasionando distúrbios motores. Objetivo: avaliar o déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim. Método: a amostra foi composta por 11 crianças com idade entre 3 e 14 anos, frequentadores da instituição Aquarela Pró-autista. Os participantes foram submetidos à aplicação de 3 escalas: Bateria Psicomotora, Timed-up and Go e Tinetti. Resultados: observou-se através das análises, predomínio do sexo masculino, redução estatisticamente significativa dos escores da escala de equilíbrio (p=0,03) e escore total (p=0,022), sem diferença no escore da escala de marcha (p=0,059), através da Escala de Equilíbrio e Mobilidade de Tinetti, diferença estatisticamente significante e clinicamente relevante entre a amostra de autistas e crianças não autistas (p<0,0001) no Teste Timed-up and Go e avaliação da Bateria psicomotora 54,54% apresentaram perfil psicomotor normal. Nas correlações, encontrou-se correlação direta entre o fator praxia global da BPM e escore total de Tinetti (r= 0,522). Correlação entre os fatores psicomotores com o equilíbrio na BPM, sendo moderada para tonicidade (r= 0,582) e fortes entre noção do corpo (r=0,811), estruturação espaço temporal (r= 0,894), praxias global (r= 0,963) e fina (r=0,894). Conclusão: crianças com TEA apresentam alteração no equilíbrio, representando um baixo risco de quedas, e comprometimento da praxia global, assim como uma correlação entre déficit de equilíbrio e alterações na tonicidade, noção do corpo, estruturação espaço temporal e praxias global e fina desses indivíduos.
- Avaliação do perfil sensorial de indivíduos com transtorno do espectro autista frequentadores da Associação Aquarela Pró - Autista de Erechim(2019) Buczkoski, Daiana; Malysz, Karine AngélicaO transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome de origem desconhecida que manifesta na infância, e é caracterizada por sinais e sintomas muito específicos, tais como dificuldade em se socializar, atraso ou ausência de aquisição da fala, movimentos repetitivos e estereotipados sem finalidade conhecida, e principalmente por uma desordem no processamento sensorial, os afetando e afetando também seus familiares, diante disso se torna clara a necessidade de um estudo nessa população. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial, Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade e SF – 36 para qualidade de vida dos cuidadores. Através das análises realizadas, conclui-se um predomínio do sexo masculino, grau de autismo leve, assim como comprometimento significativo dos aspectos emocionais dos cuidadores. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas apresentam déficits no processamento sensorial em quase todos os itens avaliados, porém cabe destacar um maior escore do quadrante ‘exploração’, indicando um atraso na percepção dos estímulos presentes no ambiente, ou seja, uma tendência a hiporesposta sensorial. Diante disso torna-se evidente a importância da intervenção fisioterapêutica nessa população, uma vez que através de sua ampla gama de recursos procura integrar o indivíduo ao ambiente da forma mais funcional possível.
- Avaliação dos parâmetros respiratórios e funcionais de pacientes pós COVID-19 submetidos à internação hospitalar(2020) Guzzo, Patrícia Picolotto; Malysz, Karine Angélica; Camera, Fernanda Dal'MasoA COVID-19 é uma doença infecciosa ocasionada pelo coronavírus, sendo considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. Apresenta quadros clínicos que variam de infecções assintomáticas à graves, necessitando muitas vezes de internação hospitalar, onde a Fisioterapia se torna imprescindível visando avaliar e prevenir possíveis sequelas. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros respiratórios e funcionais de pacientes pós COVID-19 submetidos à internação hospitalar. A amostra foi composta por 7 participantes voluntários, de 38 a 71 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com COVID-19 e que passaram por internação hospitalar, residentes no município de Barão de Cotegipe/RS. A avaliação foi realizada em um único encontro onde foram feitos testes de força e resistência muscular de MMSS e MMII, equilíbrio, flexibilidade, capacidade funcional, função ventilatória, força muscular respiratória, fluxo expiratório e qualidade de vida. Como resultados a amostra apresentou boa função ventilatória e da força dos músculos expiratórios, em contrapartida, apresentaram fraqueza muscular de membros superiores e inferiores, diminuição da flexibilidade, fraqueza muscular inspiratória, diminuição do fluxo expiratório, da capacidade funcional e da qualidade de vida. Dessa forma, conclui-se que é de extrema importância o acompanhamento desses na reabilitação fisioterapêutica ambulatorial, na busca de melhores condições de saúde física e mental.
- Efeitos da fisioterapia aquática durante o período gestacional(2019) Vanz, Maria Regina Caprini; Maronesi, Caren Tais Piccoli; Malysz, Karine AngélicaO período gestacional é caracterizado por diversas modificações físicas que são necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Porém essas modificações podem causar dor e limitações das atividades diárias dessas mulheres. A fisioterapia aquática promove alivio das dores decorrentes desse período, fornece relaxamento e pode favorecer a melhora da qualidade de vida dessas mulheres. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de fisioterapia aquática durante o período gestacional e verificar se o tratamento se mostrara eficaz na redução da sintomatologia decorrente deste período. Para isso a amostra deste estudo foi composta por 07 mulheres entre a 13º e 30º semanas de gestação. Na avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala visual analógica (EVA), SF-36, índice da qualidade do sono de Pittsburg, avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico através da escala de Ortiz. Após a avaliação as pacientes foram submetidas a dezesseis sessões de fisioterapia aquática com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, durante dois meses, posteriormente foram reavaliadas pelos mesmos instrumentos avaliativos. Foi observado através das analises, melhora significativa no estado geral de saúde das gestantes (p=0,04), força muscular do assoalho pélvico (p=0,03) e dor pela escala visual analógica (p=0,02).
- Efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade de pacientes com enfisema pulmonar(2019) Orso, Alexandra Cristiane; Malysz, Karine Angélica; Morsch, Ana Lúcia Bernardo de CarvalhoA DPOC é uma doença prevenível e tratável ocasionada pela exposição ao tabagismo e gases tóxicos O enfisema pulmonar é uma alteração clínica da DPOC que causa alterações na funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes acometidos. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo verificar os efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade de pacientes com enfisema pulmonar. Os objetivos específicos buscaram avaliar a qualidade de vida, a força muscular global e a capacidade funcional antes e após um programa de reabilitação em fisioterapia aquática. A população foi composta por indivíduos com diagnóstico de enfisema pulmonar residentes no município de Barão de Cotegipe-RS, a amostra contou com nove indivíduos voluntários que participaram da pesquisa por um período de 8 semanas, três vezes semanais, totalizando 24 sessões. Os participantes foram avaliados nos período pré e pós-intervenção, em relação qualidade de vida, força muscular de membros inferiores e superiores, força de preensão manual, circunferência da perna e teste de caminhada de 6 minutos. Dos nove participantes, 78% eram do sexo masculino e 22% do sexo feminino, com média de 62,44 anos de idade. Foram encontrados resultados significativos na força muscular de membros inferiores e superiores e no teste de caminhada de 6 minutos e apresentaram uma melhora clinicamente na qualidade de vida. O protocolo utilizado em nosso estudo mostrou ser eficaz na funcionalidade e força muscular de pacientes com enfisema pulmonar. Os exercícios aquáticos foram relevantes no tratamento desses pacientes devido às propriedades físicas da água.
- O impacto na qualidade de vida de fisioterapeutas que atuam na linha de frente à pandemia da COVID-19 em Erechim(2020) Zancan, Juliana Piva; Wisniewski, Miriam Salete Wilk; Malysz, Karine AngélicaDiante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o profissional fisioterapeuta tem papel importante dentro do contexto que estamos vivendo. Devido a excessiva e degradante jornada de trabalho imposta a eles, torna-se indispensável a preocupação com a qualidade de vida do profissional envolvido. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo relatar o impacto na qualidade de vida de fisioterapeutas que atuam na linha de frente à pandemia da COVID-19 em Erechim. Os objetivos específicos foram avaliar a qualidade do sono e correlacionar a qualidade de vida com a qualidade de sono desses profissionais. A população foi composta por fisioterapeutas do Hospital Santa Terezinha e Hospital de Caridade de Erechim, com uma amostra de cinco fisioterapeutas, de ambos os sexos, com média de idade de 27,6 anos, que atuam na linha de frente do COVID-19 no ambulatório e UTI dos hospitais já mencionados. Como resultados alcançados, pode-se observar que ambos hospitais apresentaram uma auto-avaliação da qualidade de vida boa, com maiores escores nos domínios relações sociais (80%) e piores nos domínios físico (75%) e psicológico (75,83%). Em relação a qualidade do sono, um hospital apresentou presença de sono ruim (40%) enquanto o outro apresentou distúrbio do sono (60%). Houve uma correlação positiva e moderada entre auto-avaliação da qualidade de vida, domínio psicológico com a qualidade do sono. Deste modo, conclui-se através dos resultados que os profissionais fisioterapeutas que atuam na linha de frente da COVID-19 apresentaram uma boa qualidade de vida e diminuição da qualidade do sono.