Trabalhos de Especializações
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/1
Navegar
- Aplicação da metodologia DMAIC na gestão de estoque primário de uma empresa do setor alimentos(2018) Vendruscolo, Jordan Dequi; Kuiawinski, Darcí LuizO presente trabalho demonstra um estudo de caso temporal seccional e aborda detalhadamente as etapas do ciclo DMAIC – definir, medir, analisar, melhorar e controlar, metodologia esta, inserida no contexto da filosofia Lean Six Sigma. Em meio as fases deste método, também serão utilizadas outras ferramentas como 5W2H, PDCA e análise SWOT. O Lean Six Sigma busca a redução de desperdícios, otimização de recursos e o foco nas necessidades dos clientes.
- Aplicação de ferramentas Lean em indústrias frigoríficas: uma revisão conceitual(2018) Bottini, Flaviane Paula; Kuiawinski, Darcí LuizO surgimento da filosofia Lean trouxe inúmeras mudanças na forma de produzir das industrias, através da adoção dos preceitos da produção enxuta. Porém, para que seja possível aplicar tal filosofia, se faz necessário o uso de diferentes ferramentas que auxiliam no alcance das metas desejadas, assim como na solução dos problemas. Levando em consideração a importância dessas ferramentas, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão conceitual das aplicações das ferramentas do Lean Manufacturing em empresas do ramo de alimentos processados de origem animal. O método utilizado foi um levantamento bibliográfico, onde selecionaram-se e analisaram-se estudos de aplicação das ferramentas para diferentes empresas do ramo frigorífico. As ferramentas utilizadas nesses estudos foram: Just in time (JIT), Mapeamento do Fluxo de Valor, Seis Sigma, 5W2H e Indicador de Eficiência Global (OEE). Mesmo havendo algumas dificuldades de implantação da filosofia Lean nessas empresas, através da análise dos diferentes casos, ficou evidente que muitas são as melhorias em processos produtivos e os retornos financeiros resultantes da aplicação desta prática.
- A gestão de estoque do setor de embalagens de uma agroindústria do norte do Rio Grande do Sul(2018) Rover, Cristiana Lussani; Kuiawinski, Darcí LuizConsiderando que um processo é um conjunto de operações com um resultado, uma melhoria em uma operação só faz sentido se produzi-la no processo como um todo. (GARCIA, 2004). Assim sendo, este estudo busca realizar um comparativo entre o antes e o depois, da automatização na máquina principal produtiva de caixas de papelão, do setor de embalagens de uma Agroindústria do Norte do Rio Grande do Sul. Para realizar efetivamente uma aplicabilidade, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, por meio de estatística descritiva, contemplando figuras e tabelas, referente aos dados primários de propriedade da organização, no período de setembro a dezembro, dos anos de 2016 e 2017. Constatou-se que a melhoria implantada no setor foi de grande valia, uma vez que ficou evidente o aumento no estoque das embalagens, visto que a máquina necessita de segurança, tanto preventiva como corretiva, exigindo muitas vezes, parada no processo produtivo. Ademais, o estudo destacou o aumento na capacidade nominal de produção do equipamento, o remanejo dos colaboradores para outras tarefas, além de sugerir a realização de um estudo futuro referente o inventário físico do setor, assegurando que os registros contábeis estejam de acordo com o estoque físico, após a automatização do setor.
- Proposta de melhoria na linha de montagem do Back(2018) Schelski, Emerson Ricardo; Kuiawinski, Darcí LuizAtualmente diversos segmentos no país vêm enfrentando uma crise generalizada, onde a concorrência fica cada vez mais acirrada, se mantém neste mercado competitivo, apenas quem realmente tem um produto de qualidade, na qual não gera reclamações de clientes, sendo que cada vez mais os clientes exigem das industrias, seja nos quesitos de qualidade, custo benefício, além da preocupação diária com o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores. Na maioria dos casos, é necessário algo a mais, como uma entrega em curto prazo, equipe qualificada de pós-vendas na qual conseguem respostas rápidas, para as duvidas dos clientes. Nesse estudo de caso, será utilizado a metodologia Lean, baseando-se principalmente na ferramenta KAIZEN, que consiste em melhorias no chão de fábrica. E para isto utilizou-se como exemplo, uma linha de produção, onde realiza-se as montagens de mecanismos nomeados de Montagem Linha do Back.. A proposta neste artigo é mostrar a cronoánalise de cada colaborador, no seu posto de trabalho, e após isto levantar os dados obtidos para o software denominado de Plant Simulation e verificar a possibilidade de aumentar a produção diária do produto, sem alterar a sua qualidade e verificar se aumentando o número de funcionários da linha, se torna viável a mudança.