Engenharias e Ciência da Computação
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8 resultados
Resultados da Pesquisa
- Emognizer: aplicação baseada em inteligência artificial para análise emocional de redes sociais(2020) Andrade, Vinicius Emanoel; Madalozzo, Guilherme AfonsoTendo em vista que grande parte da população brasileira encontra-se ativa nas redes sociais e as emoções propagadas pelas pessoas são reflexo de sua saúde mental, foi desenvolvido um sistema que detecta emoções em textos produzidos por um indivíduo em seus perfis do Twitter e do Reddit. Tais emoções são abordadas através de representações que proporcionam encontrar indícios de transtornos mentais. As representações estão presentes em um aplicativo destinado aos dispositivos móveis, construído utilizando um template que prega pela imersão e boa experiência do usuário. Para tanto, realizou-se um levantamento de transtornos mentais que possuíssem características passíveis de serem representadas computacionalmente, o qual resultou em quatro transtornos: Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Específica e Transtorno Depressivo Maior (TDM). Além de que, usou-se cinco datasets compostos por registros rotulados por especialistas, os quais foram pré-processados através de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e, posteriormente utilizados para realizar o treinamento e avaliação de um modelo de Rede Neural LSTM (Long Short-Term Memory) que, durante o processo de avaliação, mostrou ser capaz de reconhecer emoções em textos retirados de ambas as redes sociais citadas anteriormente.
- Chatbot integrado a aplicativo de mensagens e plataforma de help desk(2020) Komka, Kelwin; Lucas, Marcos AndréOs meios de comunicação expandiram com a utilização comercial da internet e, com esta expansão, diversas necessidades cresceram na mesma escala, sendo uma delas a demanda por um atendimento de suporte rápido e de qualidade. Este tipo de serviço ao cliente deve ser bem planejado, para que não haja a possibilidade de problemas e atrasos. Atualmente, a automação destes serviços pode ser a chave para assegurar que o atendimento seja prestado da melhor forma possível. Este trabalho apresenta um sistema de chatbot com integração à plataformas para automatização do serviço de suporte. Esta ferramenta utiliza a linguagem AIML e o modelo Sequence to Sequence como agentes inteligentes. Também, integra com um aplicativo de mensagens instantâneas, o Telegram e, com a plataforma de help desk JIRA. Seu uso deve automatizar a entrada de informações por parte dos clientes e melhorar a experiência do atendimento service desk.
- Deafend: aplicativo para facilitação da comunicação com libras(2020) Vieira, João Vitor Veronese; Madalozzo, Guilherme AfonsoPara aumentar a qualidade de vida dos membros de uma sociedade é, indiscutivelmente, necessária uma comunicação eficiente entre tais indivíduos. Desta forma, as recentes evoluções tecnológicas são bastante positivas, pois possibilitaram ainda mais rapidez na troca de dados entre as pessoas, transformando o aparelho celular em uma das mais importantes ferramentas contemporâneas. Contudo, enquanto os ouvintes - maioria absoluta da população - obtiveram excelentes novas formas de contato, a comunidade surda ainda enfrenta diversas barreiras para expressar suas ideias e assimilar novas informações. Interessante observar que, apesar das conquistas alcançadas ao longo da história, que serviram para amenizar os impactos estruturais na vida desses sujeitos, as maiores dificuldades dos surdos têm como causa um aspecto em comum que, habitualmente, deveria ser motivo de aproximação: a conversação. Fica claro que não existe um mecanismo legítimo de conexão entre a parcela significativa da população que possui algum tipo de problema auricular e os demais, que geralmente não tem familiaridade com língua de sinais. Logo, este trabalho criou, através de técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), um aplicativo com o intuito de expandir a comunicabilidade dos surdos e servir como alternativa para um diálogo baseado na paridade entre Português e Libras. Além da aplicação móvel, que contém um manual de usuário disponível online e funcionalidades capazes de colaborar para que seus utilizadores (inclusive analfabetos) usufruam dos benefícios provenientes de uma integração social concreta, este projeto produziu um tutorial introdutório ao PLN, buscando fomentar o contato inicial de entusiastas com esta área da inteligência artificial.
- Projeção de design de interiores de uma planta baixa com realidade aumentada permitindo alterações em tempo real utilizando marcadores(2020) Abramchuk, Cristian; Tortelli, Daniel MeninModelar o design de interiores de imóveis é algo trabalhoso, tendo em vista que a possível insatisfação do cliente com o resultado mal sucedido pode acarretar em trabalho constante de remodelagem e, em casos extremos, a perda de interesse do cliente. Aplicativos com realidade aumentada tem sido desenvolvidos para facilitar o trabalho dos designers e proporcionar uma experiência mais interativa e atrativa para o cliente, através da projeção 3D da planta baixa. O principal objetivo deste trabalho foi a confecção de um aplicativo mobile em Android, capaz de criar uma projeção 3D de uma planta baixa para que seja possível inserir, visualizar e reposicionar os móveis no ambiente através de marcadores, auxiliando no design de interiores.
- Avaliação da aplicabilidade de containers em um sistema distribuído de julgamento de códigos(2019) Dagostini, Jessica Imlau; Tonin, Neilor Avelino; Bez, Jean LucaA tecnologia de containers vem sendo cada vez mais utilizada para diversas aplicações. Suas facilidades e benefícios têm tornado esta ferramenta uma alternativa para promover maior tolerância às falhas e à portabilidade de sistemas mais complexos. Containers provêm maior isolamento de recursos, de forma mais leve do que máquinas virtuais e permitem que seja possível recriar as mesmas configurações de sistema em qualquer máquina, de forma ágil e simples. Com isso, o presente trabalho visa aplicar e avaliar o uso de containers no processo de execução de códigos julgados pelo sistema de julgamento do URI Online Judge. Este sistema de julgamento avalia, em tempo real, códigos-fonte que visam resolver alguns problemas propostos. Neste trabalho serão testados desempenhos e possíveis overheads deste sistema, organizado em containers, em relação ao tempo de execução dos códigos submetidos e tempo total para julgamento dos códigos. Junto aos testes, também serão observados o tempo da criação e remoção dos ambientes virtuais, a fim de estimar o impacto das execuções no tempo total de execução do sistema todo. Ademais, investigar-se-á possíveis limitações de memória e alocação, segurança e isolamento dos mesmos e facilidades de manutenção (que inclui atualização e instalação de novas linguagens). Ao final, pretende-se concluir se tal adição será de fato adequada ao sistema em questão.
- Bus Finder: aplicativo móvel para rastreamento de veículos de transporte escolar(2019) Sartori, Elias; Madalozzo, Guilherme AfonsoRastreamento veicular através de geolocalização já é algo muito difundido em vários segmentos como: monitoramento de cargas, frotas de táxi, carros fortes e em diversas outras situações. Visto isso, é possível perceber que a área de transportes escolares ainda foi pouco explorada com esta finalidade, com foco na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Levando em consideração estes fatores e, aliado a isso o crescimento exponencial dos sistemas embarcados e dos aplicativos móveis, o presente trabalho desenvolve um aplicativo móvel para realizar o rastreamento de veículos que realizam transporte escolar. Este aplicativo, tem como principais funcionalidades: rastrear em tempo real a posição do veículo em questão e a distância de trajeto a ser percorrido em relação ao usuário. A ferramenta utilizada para o desenvolvimento do aplicativo foi JavaScript com React Native, recebendo dados de uma API em Ruby, com Ruby on Rails. Para obter os dados de geolocalização, foi utilizado uma placa arduino, com módulo GSM/GPRS.
- Smart Sign: plataforma de contratos digitais utilizando smart contracts da blockchain(2019) Ambrosi, Cristian José; Groth, GersonContratos são instrumentos fundamentais para formalizar fechamentos de negócios ou prestações de serviços, proporcionando segurança e confiabilidade às partes interessadas. Entretanto, o baixo desempenho burocrático e eventualmente o alto custo, dificultam a sua realização, tornando o processo desgastante e exacerbado. Neste contexto, o trabalho em questão tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que automatize a criação de contratos digitais na blockchain Ethereum, utilizando a tecnologia de smart contracts ou “contratos inteligentes”. Para tal, foi desenvolvido um serviço na linguagem de programação Solidity, responsável pela programação dos smart contracts. Posteriormente, foi desenvolvida a ferramenta de comunicação com este serviço, utilizando a linguagem de programação JavaScript e a biblioteca ReactJS, possibilitando a criação de contratos digitais na blockchain. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar uma ferramenta simples, capaz de automatizar a criação de contratos em uma rede descentralizada.
- Frangose: uma experiência digital no gerenciamento de lotes avícolas(2019) Nodari, Cassiane; Seminotti, Malomar AlexA tecnologia digital vem sendo a resposta para os grandes desafios atuais do agronegócio, trazendo soluções inovadoras e agregando bons resultados, facilitando e tornando mais eficientes a execução de tarefas na rotina diária do produtor. A conjunção atual das tecnologias digitais vem redefinindo a forma de fazer negócios, interagir e agregar valor. Um fator propulsor destas redefinições é a conexão móvel, por meio da qual tudo pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento através de dispositivos móveis. O setor do agronegócio é estratégico para a economia brasileira, uma vez que representa pouco mais de 20% do PIB nacional, e por entender a importância do gerenciamento dos lotes avícolas para este setor, definiu-se como objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um aplicativo móvel, nomeado Frangose, capaz de gerir e planejar a produção de lotes de frangos de corte. As tecnologias utilizadas possuem conceitos modernos no desenvolvimento de aplicações móveis, sendo Ionic Framework a principal, integrada com uma aplicação NodeJS e o banco de dados MongoDB.