Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
Navegar
- Avaliação dos parâmetros respiratórios e funcionais de pacientes pós COVID-19 submetidos à internação hospitalar(2020) Guzzo, Patrícia Picolotto; Malysz, Karine Angélica; Camera, Fernanda Dal'MasoA COVID-19 é uma doença infecciosa ocasionada pelo coronavírus, sendo considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. Apresenta quadros clínicos que variam de infecções assintomáticas à graves, necessitando muitas vezes de internação hospitalar, onde a Fisioterapia se torna imprescindível visando avaliar e prevenir possíveis sequelas. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros respiratórios e funcionais de pacientes pós COVID-19 submetidos à internação hospitalar. A amostra foi composta por 7 participantes voluntários, de 38 a 71 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com COVID-19 e que passaram por internação hospitalar, residentes no município de Barão de Cotegipe/RS. A avaliação foi realizada em um único encontro onde foram feitos testes de força e resistência muscular de MMSS e MMII, equilíbrio, flexibilidade, capacidade funcional, função ventilatória, força muscular respiratória, fluxo expiratório e qualidade de vida. Como resultados a amostra apresentou boa função ventilatória e da força dos músculos expiratórios, em contrapartida, apresentaram fraqueza muscular de membros superiores e inferiores, diminuição da flexibilidade, fraqueza muscular inspiratória, diminuição do fluxo expiratório, da capacidade funcional e da qualidade de vida. Dessa forma, conclui-se que é de extrema importância o acompanhamento desses na reabilitação fisioterapêutica ambulatorial, na busca de melhores condições de saúde física e mental.
- Benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos(2019) Witter, Jamila Menegat; Camera, Fernanda Dal'MasoIntrodução: A doença renal crônica é uma diminuição lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Os pacientes com doença renal crônica apresentam alterações em diferentes sistemas, o que leva a uma significativa alteração na qualidade de vida. A prática de atividade física torna-os mais independentes e funcionais. Objetivo: Avaliar os benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos. Metodologia: A amostra foi composta por 2 pacientes renais crônicos, com idade de 35 e 47 anos que realizam hemodiálise na FHST da cidade de Erechim/RS. A reabilitação ambulatorial foi realizada 2x/semana durante 3 meses. O estudo foi do tipo experimental, longitudinal de abordagem qualiquantitativa. Os pacientes realizaram exercícios de flexibilidade, equilíbrio, força muscular e exercícios aeróbicos. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: O estudo foi composto por um paciente do sexo feminino e um do sexo masculino. Observou-se que a FC de treinamento de ambos os pacientes permaneceu de 60 a 80% da FCmáx. Verificou-se melhora na capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, grau de atividade física, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida quando comparado pré e pós-reabilitação. Conclusão: Concluiu-se que a reabilitação ambulatorial para pacientes renais crônicos foi de extrema importância, onde os pacientes apresentaram diversos benefícios melhorando assim a sua condição física e emocional.
- Efeitos da reabilitação ambulatorial interdialítica sobre parâmentros funcionais, fisiológicos e respiratórios na doença renal crônica: um relato de caso(2021) Flores, Giordanna Thalia; Camera, Fernanda Dal'MasoIntrodução: A Doença Renal Crônica (DRC) é definida como a perda lenta, progressiva e irreversível da função renal. Os seus portadores apresentam complicações em diferentes sistemas do organismo, com baixa aptidão física e capacidade funcional, bem como possíveis alterações no sistema respiratório, o que acaba alterando sua qualidade de vida. Objetivo: Verificar os efeitos da reabilitação ambulatorial interdialítica sobre parâmetros funcionais, fisiológicos e respiratórios em um indivíduo com DRC. Metodologia: Este é um relato de caso do tipo descritivo, exploratório, longitudinal, de abordagem quali-quantitativa. As alterações fisiológicas referentes à FC foram medidas no início das sessões e no pico do exercício aeróbico. A capacidade funcional, aptidão física e força muscular foram mensuradas por meio dos testes TC6’, TUG, dinamometria de MMII e MMSS e FPP. Também avaliou-se o pico de fluxo expiratório, a força muscular respiratória (através da manovacuometria), além da qualidade de vida, por meio do questionário KDQOL. A amostra foi composta por uma paciente de 49 anos, que realiza hemodiálise na Cidade de Erechim/RS. Foram realizadas 31 sessões de reabilitação interdialítica, 2x/semana, incluindo exercício aeróbico e fortalecimento muscular. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva simples. Resultados: Observou-se melhora da capacidade funcional, aptidão física e força muscular, da PImáx. e domínios gerais da qualidade de vida. Porém, não foram percebidas mudanças positivas quanto ao PFE, PEmáx. e domínios específicos da doença renal sobre a qualidade de vida desta paciente. Conclusões: Ao serem observarados os resultados deste estudo sobre a participante, demonstrou-se a importância de pacientes renais crônicos estarem incluídos em programas de reabilitação ambulatorial interdialítica.
- Verificação do uso de drogas em estudantes do ensino médio de uma escola privada da cidade de Erechim-RS(2019) Brusco, Priscila Perin; Camera, Fernanda Dal'MasoSegundo o relatório mundial de drogas 247 milhões de pessoas consomem drogas por ano. O objetivo foi verificar o uso de drogas em estudantes do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Erechim/RS e avaliar as características demográficas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e a relação parental. Estudo transversal, analítico, observacional. Foi desenvolvido numa escola privada. Os estudantes que apresentaram o TCLE e Termo de Assentimento assinados, responderam o questionário. Os dados foram tabulados no Libre Office 6.2, realizou-se estatística descritiva e inferencial e o teste Qui-quadrado e correlação de Pearson. A amostra foi de 87 estudantes com uma prevalência de 72% do sexo feminino. Observou-se que o consumo de álcool pelos estudantes foi de 92% e 41% relataram que a casa de amigos é o local onde mais consomem. Em relação ao cigarro 85% afirmaram que nunca fumaram. Em relação a outras drogas observou-se que a maioria não consomem. Verificou-se também que 80% dos pais geralmente ajudam seus filhos quando tem algum problema. Por último em relação às outras atividades, verificou-se que 31% dos estudantes raramente praticam alguma atividade religiosa e em relação à prática esportiva 93% praticam atividade física. Concluiu-se que a maioria dos estudantes nunca fumaram cigarro, alguns já experimentaram narguilé e a maioria nunca utilizou drogas ilícitas, porém a maior parte já utilizou bebida alcoólica. Em nossa pesquisa, concluímos que um maior número de estudantes realizam atividade física, tem pratica religiosa, apresentam um bom convívio familiar e a maioria dos familiares não fumam.