Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
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510 resultados
Resultados da Pesquisa
- Presença de sinais e sintomas após infecção por COVID-19 em indivíduos do Município de Viadutos/RS.(2021) Tochetto, Heluisa Zonin; Wisniewski, Miriam Salete WilkA Covid-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2, que se propaga por meio de aerossóis suspensos no ambiente ou em superfícies e invadem o organismo humano ligado a Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA2). No organismo o coronavírus pode desencadear diversos sintomas, entre eles febre, tosse, fadiga, dispneia, artralgia, mialgia, cefaleia, anosmia, ageusia, distúrbios de sono, diarreia e náusea. A doença pode apresentar quadros mais graves, necessitando de cuidados intensivos, no entanto, ainda não existe terapêutica comprovadamente eficaz para tratá-la. É importante destacar a possível existência de uma síndrome pós-Covid-19, a qual promove a instalação de sinais e sintomas crônicos, que permanecem após sua cura. Esse estudo objetivou identificar a presença de sinais e sintomas crônicos em indivíduos que residem em Viadutos-RS. Para tanto, indivíduos que tenham passado pela infecção por SARS-CoV-2, foram contatados via UBS e por meio de aplicativo de conversa, responderam a um questionário, para investigar esta temática. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste do Qui-quadrado. Os resultados permitem afirmar que os indivíduos acometidos por Covid-19 participantes deste estudo, tenderam a apresentar quadros sintomáticos residuais, sobretudo nos primeiros meses pós Covid-19, com maior expressão em mulheres, em faixa etária de 30 e 55 anos. Os sintomas de origem musculoesqueléticos estiveram presentes em maior número, seguidos de sintomas neurológicos e respiratórios. Esses dados demonstram a necessidade da sequência de estudos com essa temática, com vistas ao aprimoramento dos tratamentos, retorno à funcionalidade e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos afetados.
- Efeitos psicomotores de um tratamento com terapia assistidade por cães em uma criança com Síndrome de Down(2021) Giorgi, Fabiana Paula; Castro, Márcia Bairros deSíndrome de Down (SD), como já se sabe, possui origem genética e apresenta alterações que iniciam no momento da fecundação e permanecem a vida toda. As principais alterações são atraso no desenvolvimento motor, como na motricidade fina e global. A fisioterapia é importante para esses indivíduos e sabemos que a adesão de crianças a tratamentos é muito difícil, por isso é necessário criar novas abordagens terapêuticas como a Terapia Assistida por Cães (TAC). A presença do cão gera um ambiente mais lúdico e confortável, com isso os pacientes conseguem se expressar melhor e realizam todas as atividades que são sugeridas, resultando na melhora dos déficits existentes. O objetivo da pesquisa foi trabalhar a psicomotricidade em uma criança com Síndrome de Down de 2 anos de idade. Foi avaliado a motricidade fina e global da criança pela Ages & Stages Questionnaires- ASQ-3, sendo levado em conta sua idade através da Tabela de Administração por Idade-ASQ-3. Estudo de caso com avaliação qualiquantitativa, pré e pós intervenção. Os dados deste estudo foram analisados com a comparação dos escores obtidos, antes e após a intervenção. Como resultado, não houve mudanças significativas na reaplicação do questionário, mas houve melhora qualitativa em aspectos como controle de tronco, início da marcha sem apoio e da fase oral, e melhora dos aspectos sociais. A TAC traz benefícios sobre o desenvolvimento em crianças com SD e se mostra como uma nova oportunidade de tratamento lúdico na fisioterapia.
- Avaliação da autonomia funcional de atletas cadeirantes de basquetebol da ADAU de Erechim/RS(2021) Santos, Felipe Alves dos; Malysz, Karine Angélica; Wisniewski, Miriam Salete WilkA lesão medular é caracterizada como qualquer dano causado a medula espinhal, as sequelas decorrentes desse tipo de lesão são variadas e dependem do tipo e extensão do dano causado, mas geralmente causam paralisia de membros, impossibilitando que o indivíduo retorne as suas atividades de vida diária da forma habitual. O Ministério da Saúde estima que a incidência no Brasil seja de 15 a 40 casos por milhão de habitantes, sendo que destes, 80% são do sexo masculino. O esporte adaptado torna-se uma ótima opção para melhorar a autonomia funcional, promovendo uma melhora na qualidade de vida e função respiratória além dos aspectos psicológicos e sociais, tornando o indivíduo mais independente. O objetivo geral do presente estudo foi avaliar a autonomia funcional de atletas cadeirantes de basquetebol da Associação dos Deficientes do Alto Uruguai de Erechim-RS e como específicos englobou avaliar a potência muscular de membros superiores, agilidade, preensão palmar, desempenho funcional, qualidade de vida, força muscular respiratória e o perfil ventilatório de atletas cadeirantes de basquetebol da Associação dos Deficientes do Alto Uruguai de Erechim-RS, sendo a amostra composta por um grupo de três atletas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os três atletas apresentaram uma autonomia funcional total, boa qualidade de vida, potência muscular e preensão palmar adequada, espirometria e força muscular respiratória dentro da normalidade. Quanto ao desempenho funcional, a distância percorrida foi abaixo do esperado. Deste modo, conclui-se que a prática regular do basquetebol em cadeira de rodas traz grandes benefícios na funcionalidade desses atletas, além de evitar complicações relacionadas a lesão medular.
- Efeitos da terapia manual nos aspectos físicos e psicológicos de portadores de disfunção temporomandibular(2021) Bertotti, Júlia; Guedes, Janesca MansurAs disfunções temporomandibulares (DTM) caracterizam-se por uma etiologia multifatorial e por uma série de sinais e sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida dos portadores. Este estudo de finalidade aplicada, natureza quaseexperimental, longitudinal, com objetivo exploratório e abordagem quantitativa – qualitativa descritiva teve como objetivo geral analisar os efeitos da terapia manual nos aspectos físicos e psicológicos de portadores de DTM. Os objetivos específicos foram avaliar a severidade dos sinais e sintomas clínicos como a dor muscular, articular e ao movimento na região da articulação temporomandibular (ATM), hábitos parafuncionais, ruídos, otalgia, dores de cabeça, dor cervical, além de avaliar a mobilidade mandibular e a limitação funcional e graduar a disfunção, a ansiedade e a depressão em portadores de DTM, utilizando o Índice de Helkimo e de Mobilidade Mandibular, questionário e índice de Fonseca, questionário de limitação funcional mandibular, Escala Visual Analógica e o inventário Beck de Avaliação de Ansiedade e de Depressão. No total foram realizadas oito sessões de terapia manual, duas vezes por semana, em dois participantes. Os participantes da pesquisa apresentaram diminuição dos sinais e sintomas relacionados à condição física e psicológica, melhora da mobilidade mandibular, diminuição da limitação funcional, reduzindo assim, a severidade da disfunção. Diante dos resultados, percebe-se que o protocolo de terapia manual utilizado nesses participantes foi benéfico. No entanto, é relevante a realização de mais estudos relacionados com os fatores psicológicos, com maiores amostras e número de sessões, para assim, este tema ser mais bem observado por todos os profissionais, contemplando um tratamento multiprofissional com o cuidado integral do paciente.
- Cervicalgia em estudantes de nível superior em uma universidade do norte do Rio Grande do Sul(2021) Bianchi, Letícia; Wisniewski, ElvisO termo cervicalgia refere-se a dor ou rigidez na região da nuca durante os movimen-tos, possui causas multifatoriais. De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, 15% da população em geral experimentarão cervicalgia crônica (> 3 meses) em algum momento de suas vidas. Sabe-se que a rotina acadêmica em geral, é con-siderada um fator estressante na maioria dos casos, principalmente por conta das várias atividades, podendo gerar distúrbios musculoesqueléticos, como é o caso das cervicalgia e lombalgias. O presente estudo teve por objetivo identificar dados epide-miológicos relacionados a cervicalgia e demais achados em uma amostra composta por 60 estudantes de nível superior, através de um questionário online do Google Forms, onde foi possível observar que presença de dor cervical, leva a outras altera-ções, como irradiação, aumento do uso de fármacos, ocorrência de dores de cabeça o que poderia afetar a qualidade de vida do indivíduo. Os resultados mais positivos para redução da cervicalgia estão relacionados a associação de exercícios físicos, tratamentos fisioterapêuticos e uso de fármacos.
- Efeitos da exposição crônica do cigarro de palha industrial sobre o músculo quadríceps de ratos submetidos ao treinamento resistido: parâmetros histológicos.(2021) Paula, Letícia de; Comerlato, Tatiana; Wisniewski, Miriam Salete WilkO cigarro, conhecido por ser um problema de saúde pública que causa muitas mortes anualmente em todo o mundo, gera malefícios a variados tecidos do corpo, dentre eles, o musculoesquelético que é de composição corporal majoritária. Estes podem se apresentar especialmente por meio de lesões ortopédicas, diminuição de massa muscular, fadiga, entre outros. Como forma de atenuação das complicações causadas pelo cigarro e pela queima de sua fumaça, há o exercício físico, mais especificamente na modalidade de treino resistido, o qual é capaz de neutralizar as espécies reativas de oxigênio, melhorar a composição corporal, o desempenho muscular, processos metabólicos e hemodinâmicos e ainda gerar o aumento do tamanho da fibra. Tendo em vista as adversidades impostas pelo cigarro ao tecido muscular e os possíveis benefícios do treino resistido, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da exposição crônica à fumaça de cigarro de palha industrial sobre o músculo quadríceps, considerando-se parâmetros histológicos. A análise estatística foi feita por meio do teste de Kruskal Wallis seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn e por média e desvio padrão, considerando nível de significância inferior a 0,05. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos, relacionado às alterações percebidas nas lâminas histológicas, no entanto para a morfometria celular, não houveram resultados estatisticamente significativos. Sendo assim, os grupos experimentais expostos a fumaça do cigarro ficaram com prejuízos em suas fibras musculares. Em contrapartida, os grupos expostos a fumaça do cigarro e ao treino tiveram uma atenuação de tais danos.
- Relevância de discinese escapular em adultos jovens sem histórico de doenças e/ou lesões prévias no ombro.(2021) Pereira , Lucas Gabriel Fleck; Comerlato, TatianaA escapula tem papel fundamental para o bom funcionamento da articulação glenoumeral, que por sua vez é a principal articulação do complexo do ombro. A discinese escapular se faz presente quando é possível se observar qualquer tipo de alteração tanto no posicionamento quando no movimento da escapula. Diversos estudos foram realizados em uma tentativa de buscar a associação da discinese escapular com a dor no ombro, ou ainda apenas realizando avaliações de discinese escapular, porém, grande parte destes estudos foram realizados com atletas de alto rendimento e indivíduos adultos sintomáticos, sendo poucos os estudos realizados em indivíduos assintomáticos. Deste modo o presente estudo buscou observar a prevalência de discinese escapular em acadêmicos sem histórico de lesões atuais ou previas no complexo do ombro. O estudo é caracterizado como uma pesquisa com finalidade aplicada, com objetivo descritivo, transversal-prospectivo e com uma abordagem quali-quantitativa. Assim, a pesquisa analisou indivíduos com idade entre 19 e 42 anos, contando com 27 mulheres e 4 homens. Após a realização do Slide Lateral Scapular Test (SLT) constatou-se uma prevalência de 52% de discinese escapular na amostra avaliada. Não houve correlação significativa (p=0.59) entre a presença de dor no ombro e discinese escapular.
- Práticas mediativas no contexto escolar e seu impacto sobre aspectos cognitivos e emocionais de crianças: uma revisão narrativa(2024) David, Ana Maria de; Jaboinski, JulianaO trabalho “Práticas meditativas no contexto escolar e seu impacto sobre aspectos cognitivos e emocionais de crianças: uma revisão narrativa” analisou o papel do Yoga e do Mindfulness na Educação Infantil e nos primeiros anos escolares. Com base em uma revisão narrativa da literatura, o estudo investigou o impacto dessas abordagens no desenvolvimento socioemocional e cognitivo, abordando questões como a importância da empatia, da autorregulação e da gestão de emoções. O problema abordado neste trabalho é a necessidade de integrar práticas de Yoga e Mindfulness no ambiente escolar, visando promover o desenvolvimento integral das crianças, em um contexto educacional que muitas vezes prioriza apenas o aprendizado acadêmico. A fundamentação teórica apontou que práticas meditativas como o Mindfulness e o Yoga atuam de forma significativa na redução da ansiedade e no aumento da concentração das crianças, promovendo um ambiente escolar mais saudável e propício para o aprendizado. A metodologia se baseia em uma análise qualitativa de publicadas entre 2018 e 2023. A seleção dos estudos foi orientada por critérios de inclusão específicos, garantindo que os materiais analisados fossem atuais e relevantes. Conclui-se que a combinação de aulas dinâmicas, lúdicas e criativas enriquece a experiência de aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e preparando-os para se tornarem indivíduos mais equilibrados e conscientes.
- Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas(2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEste trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
- A ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental.(2024) Petzen, Fernanda Brokop; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsA ludicidade desempenha um papel importante na aprendizagem, pois contribui para que a criança desenvolva múltiplas habilidades. O tema escolhido para a elaboração deste trabalho abordou metodologias lúdicas, caracterizadas pela forma de aprendizagem relacionada à inserção de jogos e brincadeiras no contexto escolar, considerando a ludicidade como elemento fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, o estudo propôs compreender qual a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, buscou identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento e apresentar maneiras de como a vivência das brincadeiras poderia auxiliar a aprendizagem e melhorar as práticas do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e exploratória, objetivando entender o lúdico como uma ferramenta pedagógica e como ele influencia o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da ludicidade na educação, enfatizando que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. A ludicidade deve ser valorizada e incorporada nas práticas pedagógicas, não apenas como um recurso, mas como um princípio fundamental que orienta o processo de ensino-aprendizagem. Através da implementação de atividades lúdicas, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que não apenas ensina, mas também encanta, motiva e prepara as crianças para os desafios do futuro.