Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
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2 resultados
Resultados da Pesquisa
- Centro de apoio à pessoa com deficiência visual: uma arquitetura além da visão(2020) Rassia, Paula Gisele Gomes; Michel, Jessica AndradeO trabalho proposto discorre sobre a questão da deficiência visual e da arquitetura sensorial, e objetiva compreender quais as necessidades e interesses do público alvo. Diante da negligência em relação as pessoas cegas e com baixa visão, faz-se necessário repensar o que tem sido proporcionado pelo setor público, setor privado, organizações sem fins lucrativos e não governamentais, ao desenvolvimento humano desse público. Neste trabalho são abordadas questões sobre inclusão social, desenvolvimento da autonomia, independência e empoderamento das pessoas com deficiência. A arquitetura tem como função proporcionar espaços geradores de qualidade de vida, que atendam um determinado uso ou função. Através de pesquisas são identificados elementos sensoriais que ativam e estimulam os diferentes sentidos humanos, os quais são essenciais para o desenvolvimento das habilidades da pessoa com deficiência. Portanto, esta pesquisa visa propor o anteprojeto de um Centro de Apoio a Pessoa com Deficiência Visual na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada consiste em analises de dados secundários e pesquisa qualitativa, feita por intermédio de questionário aplicado a pessoas com deficiência visual. Os resultados encontrados auxiliaram na criação do repertório projetual, por meio dos estudos de caso, e na definição do tema principal. A pesquisa qualitativa permitiu a compreensão das reais necessidades do público alvo. Por fim, depreende-se da pesquisa que os espaços de interação social, lazer, cultura e educação, voltados ao protagonismo da pessoa com deficiência, contribuem para seu reconhecimento como indivíduo e trazem visibilidade perante a sociedade.
- Biblioteca parque: memória, cultura e identidade(2019) Daniel, Adriana Paula; Bula, Natalia NakadomariAs bibliotecas são reconhecidas como instituições que assumem papel social de fundamental importância desde a antiguidade. O fato é, que com o passar do tempo as mesmas foram perdendo o prestígio diante dos novos desafios da sociedade informacional. Na contemporaneidade, não cabe mais à biblioteca o papel de mero ''depósito de livros'', visto que vivemos uma realidade na qual a informação está em todo lugar, sendo facilitada inclusive pelo surgimento das mídias digitais. Sendo assim, percebe-se cada vez mais a necessidade de reinventá-las a fim de acompanhar as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas pelas quais a sociedade vem passando. A metodologia utilizada nesta pesquisa, consistiu em entrevista realizada com os funcionários e frequentadores da Biblioteca Pública Municipal de Erechim, além de ampla pesquisa com base em referenciais teóricos que tratam sobre o tema. Diante disso, a revisão da literatura, do trabalho discute a atuação das bibliotecas públicas como um espaço de diálogo e exercício da cidadania, configurando principalmente um espaço de acesso à cultura, lazer e literatura. Apresentar para Erechim uma proposta arquitetônica de um equipamento cultural democrático, inserido no núcleo urbano, capaz de tornar a Biblioteca Parque um local vivo, com espaços de convivência e leitura, múltiplas atividades culturais e de lazer, estão entre as principais premissas do projeto aqui apresentado.