Navegando por Orientador "Romero, Samuel Salvi"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Atuação da enfermagem na atenção primária à saúde no contexto da COVID-19: uma revisão integrativa de literatura(2021) Nascimento, Marcos Vinicio Batista do; Romero, Samuel SalviAs mudanças acompanhadas na contemporaneidade, no que diz respeito à área da saúde, repercutiram em todos os contextos, a saber, sociais, culturais, sanitários, epidemiológicos, educacionais, políticos, denotando a complexidade do fenômeno vivenciado. Nas propostas de condução do cuidado, oportuniza-se a discussão a partir das lacunas observadas no decorrer do tempo, bem como, nas perspectivas e rupturas consideradas para a atuação em enfermagem, principalmente, construindo um alicerce para os movimentos de alerta na área temática. O objetivo desse trabalho foi construir revisão integrativa de literatura sob o questionamento: Qual é a produção científica acerca da atuação do enfermeiro na COVID 19, no contexto da Atenção Primária1 à Saúde? Neste contexto, este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura sob o escopo metodológico de Ganong, a partir de trabalhos publicados em língua portuguesa no período de 2020 a 2021. As buscas (estratégias) foram realizadas na Biblioteca Virtual da Saúde, observando as bases Medline, PUBMED, LILACS, BDENF e SCIELO e sob os filtros: idioma; tempo de publicação; tipo de estudo. Os descritores utilizados para a realização das buscas foram: Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; COVID-19; Pandemia; Cuidados de Enfermagem. Mediante as estratégias o número total de publicações observadas foi de 182 artigos. Após a aplicação dos filtros, leituras dos resumos e títulos, leituras flutuantes e leituras profundas, o resultado dessa revisão foi de 10 artigos. A discussão foi compilada para construir altercações críticas a partir dos resultados obtidos. Foi construída busca estratégica observando as publicações associadas ao tema, conforme descrição supracitada e com leituras minuciosas e aprofundadas os resultados foram apresentados a partir dos resumos dos manuscritos. Os principais resultados demonstraram uma atuação diversa da enfermagem na APS durante a COVID, destacando-se o tele monitoramento; tele enfermagem; utilização de dispositivos móveis; check list interdisciplinar; atuação em equipe e formatos inovadores na comunicação. A organização da categoria caracteriza a ciência, o conhecimento e a humanização, observadas na maioria das abordagens contextualizadas.
- O cuidado de enfermagem para profissionais do sexo na atenção básica a saúde(2019) Müller, Fabíola Cittolin; Romero, Samuel SalviA compreensão acerca da prostituição é complexa, observando-se os preconceitos associados ao assunto, com destaque os fatores morais, sociais e políticos. A moralidade discutida pela sociedade pressupõe o entendimento da prostituição que, em algumas situações, pode ser justificada como o único meio de renda e sobrevivência pessoal. No contexto da Atenção Básica à Saúde, o enfermeiro é integrante importante nas equipes responsáveis pela abordagem desta população, tendo em vista, que é este quem acolhe, constrói e estabelece o vínculo entre usuários e serviços de saúde. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivos: Analisar o cuidado de enfermagem para as profissionais do sexo no contexto da atenção básica à saúde; Apresentar o perfil sócio demográfico e de atuação profissional de profissionais enfermeiros; Descrever o cuidado ofertado para as profissionais do sexo na atenção básica à saúde, sob a ótica dos enfermeiros; Identificar as características facilitadoras e dificultadoras do cuidado às profissionais do sexo por enfermeiros da atenção básica à saúde, quando for necessário. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com seis enfermeiros responsáveis pela atenção ao cuidado na atenção básica. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e de atuação profissional, e entrevista semiestruturada. Para interpretação e análise dos dados utilizou-se o Método de Análise Temática de Conteúdo. O referencial teórico baseou-se em Michel Foucault. Este estudo respeitou as Resoluções 466/2012 e 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde. Emergiram três categorias: Cuidado com o corpo físico. Suficiente? Integralidade x equidade: Uma interface a ser discutida. Vínculo e acesso; um olhar para o acolhimento afetivo. Foram identificadas as formas de cuidado dos enfermeiros, relacionado às profissionais do sexo, oportunizando resultados relevantes no que concerne ao crescimento do enfermeiro enquanto profissional, respeitando os princípios do SUS.
- Gestão, família e enfermagem: o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na atenção básica à saúde(2019) Fassina, Sheila Elisa; Romero, Samuel SalviA atenção integral à saúde das crianças portadoras de necessidades especiais constitui-se um desafio para os profissionais de saúde, tanto no âmbito da assistência, quanto no que se refere à gestão dos serviços. Estas situações predizem a relevância do olhar integral ao contexto no qual a criança está inserida, visando incluir a família no processo de cuidado, respeitando, assim, sua singularidade. Para tanto, este trabalho é caracterizado como estudo transversal e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi discutir o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, e como objetivos específicos: averiguar a atuação dos enfermeiros da Atenção Básica à Saúde na perspectiva do cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais; descrever as intervenções de gestores em saúde, no que diz respeito ao cuidado de crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde; identificar os cuidados ofertados às famílias de crianças portadoras de necessidades especiais, a partir dos posicionamentos dos familiares. Os participantes foram 5 enfermeiros da Atenção Básica à Saúde, 3 familiares de crianças portadoras de necessidades especiais e 3 profissionais da gestão municipal da saúde. Seguindo os preceitos éticos, a coleta dos dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, com posterior organização, interpretação e análise dos dados pelo método de Análise Temática. A Teoria Transpessoal de Jean Watson foi elencada para o referencial deste estudo, tendo em vista que sua fundamentação aproxima-se do tema abordado. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada três categorias foram impressas, sendo assim denominadas: os cuidados de Enfermagem: a necessidade da integralidade; familiares: o pertencimento, o amor e a natureza cuidadora; potências e limitações do processo gestor. Este trabalho torna-se relevante devido à abordagem de como acontece o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, visando identificar as principais potencialidades e vulnerabilidades denotadas em cada sujeito atuante neste processo.
- Lei do exercício profissional de enfermagem: o cotidiano de enfermeiros da atenção básica à saúde(2019) Wojcik, Ladinês Francieli Tyburski; Romero, Samuel SalviA Lei do exercício profissional de Enfermagem é construída, no Brasil, na década de oitenta, especificando em grau de habilitação os integrantes da equipe de enfermagem, bem como suas respectivas competências legais, cujo objetivo se caracteriza pela garantia do espaço de atuação do enfermeiro. O cotidiano do enfermeiro da Atenção Básica (AB), é marcado pela responsabilidade de um conjunto de atividades que compõem a dinâmica de funcionamento do serviço de saúde, dispondo da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem como respaldo para que suas atribuições possam ser desenvolvidas. Desta forma, o presente trabalho foi construído a partir da metodologia qualitativa, com desenho descritivo e exploratório. Essa investigação teve como objetivo geral analisar o conhecimento dos enfermeiros da atenção básica no que diz respeito à lei profissional de enfermagem, além de apresentar o perfil sóciodemográfico de atuação profissional dos enfermeiros participantes e discutir a importância do conhecimento da lei do exercício profissional de enfermagem, no contexto da atenção básica à saúde, no que diz respeito à melhoria dos processos de trabalho. Os participantes, que totalizaram nove enfermeiras, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sóciodemográfico e de atuação profissional, após aceitarem participarem da pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas foram gravadas conforme aceitação pelos participantes. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Foram elencadas para referenciar esta pesquisa a Teoria das Necessidade Humanas Básicas de Wanda Horta e a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas. Posteriormente, as falas foram transcritas e analisadas através da análise e conteúdo temática, conforme Minayo, das quais emergiram três categorias: 1) a importância do conhecimento na legislação e a utilização dos critérios na organização dos processos de trabalho; 2) processo de enfermagem e protocolos assistenciais: uma discussão emergente; 3) formação em enfermagem: um caminho. Através deste estudo foi possível concluir que os enfermeiros possuem certa limitação acerca da legislação profissional de enfermagem, evidenciando a necessidade de se abordar ainda mais a legislação profissional durante e após a formação profissional na área de saúde e a necessidade de novas reflexões a fim de profundar os conceitos e práticas do profissional enfermeiro.
- Letramento funcional em saúde? compreensão do construto na atuação em medicina(2024) Batista, Mainara Hoffmann; Rachevski, Mariusca; Romero, Samuel SalviAs necessidades da população auguram nova configuração nas avaliações em saúde, tendo em vista, o aumento na prevalência de doenças crônicas no cenário dos serviços voltados à saúde. Esta denúncia problematiza o conhecimento do médico sobre seu trabalho e instiga o pensamento de que o autoconhecimento é imprescindível no sucesso da atenção dispensada. Para tanto, aliar o Letramento Funcional em Saúde (LFS) às intervenções avaliativas torna-se fator de proteção ao cuidado integral do usuário. Trabalho caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi descrever a compreensão do LFS por médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar. Os participantes, 10 profissionais médicos, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada, três categorias foram impressas: o (des)conhecimento do LFS; a formação em medicina e o LFS; e o LFS e o impacto na atuação profissional. A análise dos dados seguiu orientação metodológica da análise temática de conteúdo. Os resultados e discussões apontam para possibilidades a serem consideradas a partir do conhecimento do determinante LFS.
- Redes de atenção à saúde: a importância da referência e contrarreferência para a atuação integral na medicina(2024) Marini, Jéssica Maria; Ronchetti, Ramiro; Romero, Samuel SalviAs Redes de Atenção à Saúde são organizadas para buscar a integralidade nos atendimentos das populações, nos mais diversos territórios. Para tanto, encontra-se na referência e contrarreferência uma estratégia para garantir os princípios básicos do SUS, sendo a referência o processo de encaminhamento de um paciente ao nível de maior complexidade, como serviços de especialidade e atenção hospitalar, e a contrarreferência o retorno para a atenção básica (UBS). Assim, esse trabalho é caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujos objetivos são diagnosticar os processos de referência e contrarreferência nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), na atuação em Medicina; conhecer o perfil sociodemográfico e de atuação dos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar; descrever os processos de referência e contrarreferência realizados por esses profissionais, e discutir acerca dos impactos que a presença ou a ausência desses processos podem causar. Os participantes são 12 profissionais médicos (6 da média e alta complexidade e 6 da APS), que foram submetidos à entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. As entrevistas foram analisadas sob forma temática de conteúdo e interpretadas de forma conjunta. A partir da análise temática de conteúdo emergiram 4 categorias. Contudo, com base nessa análise, pode-se dimensionar a importância das Redes de Atenção à Saúde no contexto de saúde pública e o quanto os processos de referência e contrarreferência são fundamentais para o cuidado em saúde, além do prejuízo proveniente da ausência deles e, ainda, elencar possíveis melhorias na realização desses processos.