Navegando por Assunto "Medicina"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Análise do uso de fármacos ampliadores cognitivos de controle especial entre acadêmicos de um curso de medicina na Região Norte/RS(2024) Pavan, Roberto Ângelo; Rachevski, MariuscaO desenvolvimento de medicamentos que buscam melhorar o desempenho intelectual e cognitivo tem se alavancado nas últimas décadas, gerando grande interesse por parte da população, principalmente, pelo público acadêmico. Esse estudo, de caráter observacional e descritivo, buscou analisar, em uma abordagem quali-quantitativa, o perfil dos usuários de fármacos ampliadores cognitivos de controle especial, em um curso de graduação em Medicina, da região Norte/RS, por meio de um questionário autopreenchido. A média de idade foi de 26 anos, com predomínio do sexo feminino. Os resultados obtidos apontam que os acadêmicos se encontram distribuídos, equilibradamente, entre os três ciclos do curso; 29,93% da amostra afirmam já terem feito uso prévio de algum fármaco ampliador cognitivo. O Metilfenidato foi o fármaco utilizado por 95,45% dos participantes, e a dosagem usada por 65,91% é de 10mg. Metade da amostra já passou por efeitos adversos, principalmente agitação, taquicardia e insônia. Contudo, 68,18% alcançaram os efeitos esperados, percebendo maior capacidade de concentração (81,82%). Diante desses achados, questiona-se o profissionalismo e a conduta ética dos futuros profissionais, quando eles serão os prescritores de medicamentos e, ainda, os efeitos nocivos, a longo prazo, para esses indivíduos que fazem uso do fármaco sem diagnóstico apropriado. Sugere-se o incremento de mais estudos como este, para melhor identificação das lacunas existentes, tanto no sistema educacional, quanto nas políticas públicas de supervisão aos fármacos de controle especial.
- As percepções das pessoas transexuais que vivenciaram o processo transexualizador pelo Sistema Único de Saúde sob a ótica da dignidade humana(2024) Souza, Aline Gomes de; Sartori, Giana Lisa ZanardoA transexualidade é descrita como a não identificação do indivíduo com o sexo biológico, mas com o sexo psicológico, o que pode causar sofrimento psíquico a essas pessoas. Essa identificação leva ao desejo por um corpo correspondente à sua identidade de gênero, tornando a cirurgia de redesignação sexual um elemento importante no Processo Transexualizador. Entretanto, essas políticas ainda são vulneráveis e incipientes no país, o que reforça a importância de estudos que evidenciem a sua real aplicabilidade no Brasil, especialmente os que destacam o olhar das pessoas transexuais que vivenciaram o processo. Dessa forma, o presente trabalho é caracterizado como descritivo e de natureza qualitativa, cujo objetivo é investigar as percepções atribuídas à cirurgia de redesignação sexual, na experiência de pessoas transexuais. Os participantes são 5 pessoas transexuais, entrevistadas por meio de questionário on-line e anônimo. Foram criadas categorias, com base nas regularidades encontradas nas respostas dos participantes, sendo elas: Percepções sobre o acesso ao Processo Transexualizador, Percepções sobre a dignidade humana e reconhecimento sobre o gênero e Percepções sobre as alterações fisiológicas pós-cirurgia. A interpretação dos resultados segue os preceitos da análise de conteúdo. Ao final do processo, houve significativo contentamento com o procedimento cirúrgico no que tange ao reconhecimento do seu gênero e a afirmação da sua dignidade humana.
- Atendimento psiquiátrico na emergência: algumas percepções das equipes de enfermagem(2024) Ribeiro, Amanda Lavandoski; Rachevski, MariuscaO presente estudo versa sobre o atendimento da equipe de enfermagem a indivíduos com transtornos mentais, objetivando inferir acerca do conhecimento, entendimento e sentimentos despertados nas equipes de enfermagem. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa, de caráter observacional transversal, por meio de um questionário, elaborado e aplicado pelas autoras, amparado qualitativamente pelo referencial teórico. A pesquisa possuiu uma abordagem descritiva, com uma população de 62 participantes, sendo estes profissionais integrantes dos dois hospitais, com serviço de emergência, de um município ao Norte do Rio Grande do Sul. Os resultados denotam que a maioria dos participantes tem seu estado emocional afetado ao atenderem pacientes psiquiátricos. Tristeza, medo e impaciência também aparecem como sentimentos frequentes e relevantes. Cerca da metade dos entrevistados relatam que a maior dificuldade no atendimento desses pacientes é a falta de conhecimento. Os achados do estudo apontam na direção da necessidade premente de investimento no treinamento e na capacitação das equipes de saúde para fortalecê-las frente ao atendimento desses usuários.
- Câncer de mama HER2 superexpresso: sobrevida, perfil clínico e epidemiológico(2023) Santos, Emili Cristina dos; Sartori, JulianoAs neoplasias mamárias são os tumores malignos mais diagnosticados, no mundo, e os que mais acometem a população feminina. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estimou cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama a serem diagnosticados, nos próximos três anos. É uma doença com características heterogêneas, com forte influência de fatores ambientais, reprodutivos, epigenéticos e genéticos; ainda, é um desafio na área médica. Caracterizado por suas características anatomopatológicas, o tipo mais frequente é o carcinoma ductal infiltrante. Suas características moleculares, delimitadas pela imuno-histoquímica, permitem um tratamento-alvo, como o câncer de mama HER 2 superexpresso, que se beneficia de terapias anti-HER2. Com base no exposto, como metodologia, apresenta-se um estudo de coorte, retrospectivo e prospectivo, de pacientes com diagnóstico de câncer de mama HER2 superexpresso, no período de 2005 a 2021. O estudo foi realizado no Centro de Oncologia Clínica e Radioterapia de Erechim, e contou com a participação de 17 mulheres. Por meio deste estudo, delineou-se o perfil clínico da coorte, que se caracterizou por: idade média de 55 anos; caucasianas; sobrepeso; com tumores diagnosticados em estágio clínico precoce, e perfil molecular relacionado ao status hormonal. A sobrevida global é estimada em 93,75%, no período de 2007 a 2021.
- Dupilumabe como alternativa de tratamento na dermatite atópica moderada a grave: estudo de caso(2024) Nazzari, Evelyn; Assoni, Ariane SponchiadoRelata-se o caso de um indivíduo de 28 anos com dermatite atópica (DA) moderada a grave, que apresentou boa resposta a Dupilumabe. A DA é uma doença cutânea crônica, pruriginosa e inflamatória, que ocorre com mais frequência em crianças, mas também afeta adultos. O participante já havia usado dois agentes para o tratamento da dermatite atópica, sem obter controle adequado da doença. Fez uso de todas as medidas de controle para casos graves da doença: cuidados com o banho, controle ambiental, corticosteroides potentes tópicos e emolientes. Ainda assim, apresentava prurido e lesões cutâneas constantes e qualidade de vida ruim. Observa-se que pacientes com DA refratária grave podem não responder às terapias padrão de primeira linha e apresentam doença generalizada, o que limita tanto a execução de atividades diárias quanto o funcionamento psicossocial e/ou sono, tendo considerável impacto negativo na qualidade de vida. Para tratamento, estão disponíveis terapias tópicas, fototerapia ou terapias sistêmicas. Dupilumabe é um medicamento relativamente novo para tratamento da dermatite atópica, com aprovação em 2018, para essa condição. É um anticorpo monoclonal. Foi observada a evolução do caso por meio de comparação otográficas e do SCORAD pré e pós dezesseis aplicações de Dupilumabe.
- Hepatocarcinoma: prevalência, características epidemiológicas e fatores de risco(2024) Boll, Jessica Fernanda; Sartori, JulianoO hepatocarcinoma corresponde ao câncer de fígado primário mais frequente, acometendo cerca de 90% dos casos. Entre os principais desencadeantes dessa doença estão a infecção pelo vírus da hepatite B e C, a cirrose hepática, a exposição à aflatoxina, além de doenças metabólicas, como a esteatose hepática e o diabetes tipo 2. Este estudo visa a investigar a prevalência e os fatores de risco do hepatocarcinoma em uma população da região Norte do estado do Rio Grande do Sul, bem como descrever as características demográficas, o perfil epidemiológico e a sobrevida média dos indivíduos diagnosticados. A metodologia empregada foi um estudo quantitativo, retrospectivo e descritivo de participantes diagnosticados com carcinoma hepatocelular, atendidos pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim e pelo Centro de Oncologia Clínica e Radioterapia de Erechim, no período de 2011 a 2021. A pesquisa contou com a participação de 26 indivíduos, dos quais 13 foram considerados elegíveis. Este estudo delineou o perfil clínico dos participantes, predominantemente do sexo masculino, com idade média de 63 anos, quando do diagnóstico. Foi observado que as hepatopatias (61,54%) representam o principal fator predisponente, sendo a cirrose hepática (53,85%) a mais comum. Apesar do desfecho clínico desfavorável, a média de sobrevida dos participantes foi calculada em 15,7 meses.
- Implantação de serviço hospitalar de cuidados paliativos em hospital da região norte do Rio Grande do Sul: um plano conceitual(2024) Tissiani, Taciê Hartmann; Lando, Emanuela; Safro, Maria Augusta Zaffari; Wilk, Adriana ElisaA necessidade de uma equipe de cuidados paliativos (CP) nos centros de referência em oncologia ascende na esfera da saúde pública brasileira e, cada vez mais, população e profissionais da saúde unem-se em prol de uma assistência digna à terminalidade. A formação e atuação de uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos insere-se nesse contexto, visto que é alicerçada em uma filosofia humanitária e visa proporcionar aos indivíduos acometidos por doenças que repre-sentem potencial ameaça à vida, alívio do sofrimento físico e psíquico. A presente pesquisa visa ao desenvolvimento de um mapa conceitual, para implantação de serviço hospitalar de cuidados paliativos em uma Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de um hospital público da região Norte do estado do Rio Grande do Sul, além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre o tema e caracterizar, sociodemograficamente, a UNACON, desta for-ma, auxiliando em um possível cenário futuro de implantação. A pesquisa apresenta caráter re-trospectivo, observacional, analítico e descritivo, por meio de coleta e análise quantitativa e des-critiva de dados. Espera-se, como resultados, a longo prazo, servir como subsídio para a criação de políticas i
- Interrupção da gestação em caso de malformação congênita incompatível com a vida na percepção de mulheres não gestantes(2024) Cella, Anielly dos Santos Koning; Bigolin, SergioA legislação brasileira prevê a possibilidade de interrupção da gestação em casos de risco de vida materna, abuso sexual e anencefalia, permanecendo desamparadas gestantes de fetos com outras malformações congênitas incompatíveis com a vida. Dessa forma, esse artigo apresenta a opinião das mulheres não gestantes de um município do Norte do estado do Rio Grande do Sul, acerca da interrupção ou manutenção da gestação em malformações congênitas incompatíveis com a vida, no intuito de refletir condutas adequadas para o bem-estar físico e mental da mulher e familiares, no que concerne à escolha da interrupção da gestação e suas correlações socioeconômicas. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de campo observacional, analítica-transversal, em 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de Erechim, sob a forma de questionários. As participantes responderam questões como nível de escolaridade, remuneração, conhecimento sobre as malformações congênitas e opinião sobre a interrupção da gestação. A pesquisa foi aplicada em 122 mulheres com idade entre 18 e 49 anos, não grávidas, frequentadoras dessas UBS’s. Concluiu-se que 70% das participantes deste estudo apoiam a existência de escolha, por parte da mulher, pela interrupção ou não da gestação em caso de malformações congênitas incompatíveis com a vida. Sendo que, destas que apoiam, 86% são pertencentes à classe socioeconômica mais alta, com maior escolaridade e conhecimento sobre as implicações médicas das malformações congênitas.
- Letramento funcional em saúde? compreensão do construto na atuação em medicina(2024) Batista, Mainara Hoffmann; Rachevski, Mariusca; Romero, Samuel SalviAs necessidades da população auguram nova configuração nas avaliações em saúde, tendo em vista, o aumento na prevalência de doenças crônicas no cenário dos serviços voltados à saúde. Esta denúncia problematiza o conhecimento do médico sobre seu trabalho e instiga o pensamento de que o autoconhecimento é imprescindível no sucesso da atenção dispensada. Para tanto, aliar o Letramento Funcional em Saúde (LFS) às intervenções avaliativas torna-se fator de proteção ao cuidado integral do usuário. Trabalho caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi descrever a compreensão do LFS por médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar. Os participantes, 10 profissionais médicos, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada, três categorias foram impressas: o (des)conhecimento do LFS; a formação em medicina e o LFS; e o LFS e o impacto na atuação profissional. A análise dos dados seguiu orientação metodológica da análise temática de conteúdo. Os resultados e discussões apontam para possibilidades a serem consideradas a partir do conhecimento do determinante LFS.
- Neoplasia de mama: um estudo sobre a oncofertilidade(2024) Sirena, Nathália Santin; Sartori, JulianoA implantação de um sistema de rastreamento para câncer de mama e a utilização de tecnologias cada vez mais específicas para o tratamento da neoplasia possibilitaram diagnóstico precoce e terapêutica medicamentosa adequada, o que têm aumentado a taxa de sobrevida das mulheres que se apresentam com essa condição. Nesse contexto, surge a oncofertilidade, uma área de estudo recente, que objetiva promover a qualidade de vida e a saúde reprodutiva de mulheres com câncer de mama durante e após o tratamento antineoplásico. Este estudo busca entender quais são as repercussões emocionais e qualidade de vida em consequência do tratamento para neoplasia de mama feminino. Para tanto, foi realizada uma análise de série de casos, com uma amostra de 7 mulheres em idade fértil, que estavam em acompanhamento para neoplasia de mama em um hospital público do Norte do Rio Grande do Sul. Como resultados, visualiza-se que, embora as mulheres participantes tivessem conhecimento sobre a possibilidade de infertilidade pós-tratamento oncológico, nenhuma teve acesso às técnicas de preservação de fertilidade. Conclui-se que a dificuldade de acesso às técnicas de preservação de fertilidade e a falta de informação sobre o tema podem contribuir para a não adesão ao método e piora da qualidade de vida.
- Primeiro surto psicótico: desencadeantes e demais fatores associados, em usuários de CAPS II no município de Erechim, Rio Grande do Sul(2024) Schneider, Amanda Peracchi; Ronchetti, RamiroA esquizofrenia é um grave transtorno psiquiátrico que, normalmente, tem início no final da adolescência ou no início da idade adulta e é precedida por uma personalidade pré-mórbida. Entretanto, habitualmente, o diagnóstico é realizado após o primeiro surto psicótico, que é um evento neurológico traumático que pode ser desencadeado por situações potencialmente geradores de crise. Sendo assim, esta pesquisa busca analisar a personalidade pré-mórbida e os desencadeantes do primeiro surto psicótico em usuários do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II) de Erechim, Rio Grande do Sul, diagnosticados com esquizofrenia. Para isso, participaram 16 pessoas, com idade entre 33 e 70 anos e de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada com a aplicação de formulários, cujos dados foram analisados, organizados e apresentados em forma de tabelas e gráfico, associados à análise descritiva. Desse modo, esta pesquisa classifica-se como observacional, de natureza transversal e retrospectiva, com objetivo descritivo e abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Constatou-se que, apesar da maioria dos entrevistados terem apresentado particularidades na personalidade pré-mórbida, de todos terem passado por alguma situação desconfortável pouco antes do primeiro surto psicótico, assim como todos terem experenciado a psicose, isso não lhes proporcionou o atendimento precoce somado aos seus benefícios.
- Redes de atenção à saúde: a importância da referência e contrarreferência para a atuação integral na medicina(2024) Marini, Jéssica Maria; Ronchetti, Ramiro; Romero, Samuel SalviAs Redes de Atenção à Saúde são organizadas para buscar a integralidade nos atendimentos das populações, nos mais diversos territórios. Para tanto, encontra-se na referência e contrarreferência uma estratégia para garantir os princípios básicos do SUS, sendo a referência o processo de encaminhamento de um paciente ao nível de maior complexidade, como serviços de especialidade e atenção hospitalar, e a contrarreferência o retorno para a atenção básica (UBS). Assim, esse trabalho é caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujos objetivos são diagnosticar os processos de referência e contrarreferência nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), na atuação em Medicina; conhecer o perfil sociodemográfico e de atuação dos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar; descrever os processos de referência e contrarreferência realizados por esses profissionais, e discutir acerca dos impactos que a presença ou a ausência desses processos podem causar. Os participantes são 12 profissionais médicos (6 da média e alta complexidade e 6 da APS), que foram submetidos à entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. As entrevistas foram analisadas sob forma temática de conteúdo e interpretadas de forma conjunta. A partir da análise temática de conteúdo emergiram 4 categorias. Contudo, com base nessa análise, pode-se dimensionar a importância das Redes de Atenção à Saúde no contexto de saúde pública e o quanto os processos de referência e contrarreferência são fundamentais para o cuidado em saúde, além do prejuízo proveniente da ausência deles e, ainda, elencar possíveis melhorias na realização desses processos.