Pedagogia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/65
Navegar
- Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas(2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone FatimaDesde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Chies, Alana Paula; Zanoello, Simone FatimaA presente pesquisa traz reflexões sobre a importância da utilização do Material Manipulativo para o ensino de Matemática, buscando apresentar algumas contribuições que o mesmo pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino da Matemática, esta pesquisa busca verificar se os professores que ministram aulas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira etapa da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre: O ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso de materiais manipulativos no ensino de Matemática. A segunda etapa contou com a definição da amostra dos professores que participariam da mesma. Na terceira, entrou-se em contato com as escolas participantes, definindo o número total de professores participantes da pesquisa e por último, foi realizada a análise dos dados obtidos, no qual foi feito um estudo aprofundado para ver se as respostas estavam coerentes com o que os autores estudados defendem. Conclui-se a partir da pesquisa realizada que 100% dos professores que responderam o questionário proposto utilizam materiais manipulativos em suas aulas, considerando-os ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, acreditam ainda que os materiais manipulativos auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos.
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 3º e 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Holdis, Rosmari Teresinha; Zanoello, Simone Fatimapartir da leitura de Fiorentini e Miorim (1990), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Smole e Diniz (2016), entre outros autores, percebeu se a importância do material manipulativo como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, realizou se uma pesquisa que tem por objetivo verificar se os professores que ministram aulas no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Matemática e o uso dos materiais manipulativos, na segunda etapa foi definida a amostra de professores que participariam da pesquisa, na terceira etapa o projeto foi apresentado à direção das escolas e aos professores que participariam da pesquisa e aplicado o questionário e na quarta etapa foi realizado a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada verificou se que os materiais manipulativos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, porém ao serem usados devem ter um objetivo pré estabelecido e fazer relação com os conteúdos. Verificou se também que a grande maioria dos professores participantes da pesquisa conhecem a importância e fazem uso dos materiais manipulativos para trabalhar os conteúdos matemáticos, tendo os materiais manipulativos como um grande aliado para desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Processo
- Problemas matemáticos: um estudo no 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim(2018) Souza, Daiane Martinelli de; Zanoello, Simone FatimaA partir da leitura de obras e documentos relevantes da área da Educação Matemática, percebeu-se a importância de se desenvolver um estudo a respeito dos problemas matemáticos, tendo em vista a exploração destes em estratégias metodológicas em sala de aula, haja vista que configuram uma competência fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa, com o objetivo de verificar se os professores que ministram aula no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim, trabalham os problemas recomendados pelas autoras Kátia Smole e Maria Diniz. A referida pesquisa foca um estudo de caso, sob um percurso metodológico delineado em três etapas sequenciais e progressivas. A primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica; a segunda, com a definição da amostra de professores participantes da pesquisa, com a respectiva coleta de dados, e a terceira etapa, a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores consideram relevante o trabalho com problemas em sala de aula, entretanto, a diversidade dos tipos de problemas matemáticos não é devidamente trabalhada.