Pedagogia
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- A ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental.(2024) Petzen, Fernanda Brokop; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsA ludicidade desempenha um papel importante na aprendizagem, pois contribui para que a criança desenvolva múltiplas habilidades. O tema escolhido para a elaboração deste trabalho abordou metodologias lúdicas, caracterizadas pela forma de aprendizagem relacionada à inserção de jogos e brincadeiras no contexto escolar, considerando a ludicidade como elemento fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, o estudo propôs compreender qual a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, buscou identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento e apresentar maneiras de como a vivência das brincadeiras poderia auxiliar a aprendizagem e melhorar as práticas do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e exploratória, objetivando entender o lúdico como uma ferramenta pedagógica e como ele influencia o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da ludicidade na educação, enfatizando que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. A ludicidade deve ser valorizada e incorporada nas práticas pedagógicas, não apenas como um recurso, mas como um princípio fundamental que orienta o processo de ensino-aprendizagem. Através da implementação de atividades lúdicas, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que não apenas ensina, mas também encanta, motiva e prepara as crianças para os desafios do futuro.
- Pacto nacional pela alfabetização na idade certa e mais alfabetização: uma abordagem didático-pedagógica(2020) Todescatt, Milena Roncaglio; Marques, Franciele FátimaA alfabetização constitui se em eixo central nas discussões acerca da qualidade do processo educativo e, nestes termos, é de suma importância estudos e pesquisas que abordem a temática. Para tanto, a presente pesquisa apresenta como tema central a discussão e análise didático peda gógica d o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e d o Mais Alfabetização programas governamentais disponibilizados pelo Governo Federal. Tais análises partem de discussões, trabalhos e pesquisas já desenvolvidos e tem como problemática: Quais os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, no que se refere a formação dos professores e a aprendizagem dos estudantes dos três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Tem como objetivo p rincipal, traçar um comparativo entre os programas, analisando se os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, que se encontram presentes n a formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes, conf orme estudos já realizados n os três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental A presente pesquisa justifica se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas de alfabetização exerc idas no contexto educacional , primando se pelo eixo da formação dos professores e consequente aprendizagem dos estudantes . A pesquisa é de caráter qualitativo com enfo que Exploratório e Bibliográfica . As estratégias metodológicas utilizadas constituem se e m leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, e análise dos dados literários. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados serão coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertine ntes à temática de investigação . Pode se classificar esta pesquisa, do ponto de vista de sua natureza como pesquisa aplicada, uma vez que tem como objetivo, buscar soluções de problemas específicos e interesses locais.