Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/39
Navegar
- Contribuições do planejamento estratégico participativo no desempenho de uma equipe escolar(2018) Florianovitch, Mônica; Mozatto, Anelise RebelatoA pesquisa tem como objetivo analisar a influência do planejamento estratégico participativo no desempenho de uma equipe escolar. Compreende-se que para que uma organização possa melhorar seus resultados ela deve contar com uma gestão que consiga envolver e integrar sua equipe no processo de planejamento e execução das atividades que são desenvolvidas, e que para tanto, o planejamento estratégico participativo pode ser considerado como uma ferramenta eficaz na gestão estratégica de pessoas. A pesquisa suporta-se, teoricamente, no contexto de gestão escolar e planejamento estratégico participativo. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo descritivo. O método de pesquisa foi um estudo de caso realizado em uma escola municipal de educação infantil. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e da observação não participante. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o processo de planejamento estratégico participativo vem trazendo melhorias constantes para a organização e sua equipe, trazendo autonomia e confiança nos desenvolvimento de suas atividades e na resolução de possíveis problemas. As contribuições da pesquisa podem servir de base para que o planejamento estratégico participativos e a gestão escolar compartilhada continue a ser implementado e aperfeiçoado no âmbito das organizações escolares.