Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

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Resultados da Pesquisa

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    Desenvolvimento motor durante o primeiro ano de vida
    (2017) Vargas, Lilian; Wisniewski, Miriam Salete Wilk
    O presente trabalho teve como objetivo estudar o Desenvolvimento Motor de crianças de zero a um ano de idade, com a finalidade de apresentar as aquisições motoras adquiridas pelas crianças conforme etapa de desenvolvimento infantil. Mês a mês a criança desenvolve habilidades diferentes em um processo evolutivo que a tornará bem estruturada para as futuras etapas e processos de evolução motora. Neste contexto, este estudo de natureza básica, procurou abordar o desenvolvimento motor no primeiro ano de vida de uma criança. A partir do nascimento, o recém-nascido é exposto a uma série de estímulos nunca vivenciados, como ter contato com as roupas na pele, o frio e o calor, fome, cólicas, choros, dificuldades e necessidade de manter uma postura condizente com o espaço novo. Isto faz com que o indivíduo passe a aprender atividades diferenciadas que o façam crescer e se adaptar a este ambiente promovendo a maturação do sistema nervoso central e possibilitando um bom relacionamento com o meio. Assim, pode-se afirmar que no primeiro ano de vida tudo o que o bebê estará adquirindo será base para seu bom desenvolvimento contribuindo então para a relação da criança com o mundo. Por isso torna-se interessante o conhecimento das etapas e do processo de evolução motora pelos pais e familiares, de modo a contribuir para o entendimento e estimulação adequada durante o primeiro ano de vida dos bebês.
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    A organização do ambiente escolar infantil e sua contribuição para o desenvolvimento afetivo, motor e social da criança
    (2017) Dal Prá, Fernanda; Nogaro, Arnaldo
    O presente trabalho, resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, busca refletir sobre a contribuição do ambiente da Educação Infantil para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Para tanto busca investigar se o ambiente onde as crianças da Educação Infantil interagem contribui para o seu desenvolvimento afetivo, motor e social. Propõe-se escrever sobre este tema por se entender que os espaços/ambientes devem ser motivadores para a aprendizagem. Esses locais devem estar preparados para contribuir com o desenvolvimento neurológico, intelectual, emocional, social da criança. Ao observar as crianças interagindo na sala de aula, nota-se o quanto estas se envolvem com o meio e podem ser influenciadas pelo ambiente, e com este pode influenciar as relações estabelecidas com os professores e demais colegas. Sendo o psicopedagogo um profissional que atua buscando sempre a aprendizagem, cabe também a ele fazer a leitura do espaço/ambiente onde o aprendiz interage, se desenvolve e busca conhecimento, instigando o professor e os responsáveis pela escola, neste caso de Educação Infantil, a criarem e desenvolverem um ambiente saudável e motivador para a aprendizagem.
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    Educação infantil: o cuidar e o educar para o desenvolvimento da criança
    (2017) Panici, Edicler Josebe; Nogaro, Arnaldo
    A presente pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico aborda sobre a necessidade de conhecer mais a respeito da Educação Infantil, especificamente sobre seu histórico, seus níveis, interesses dos profissionais da área, bem como a formação desejada para que o professor possa atuar de forma a conduzir a criança para que seja ativa, criativa, dinâmica. A problemática dá-se em torno do questionamento de como é possível ao educador desenvolver uma prática pedagógica que além de cuidar possa educar? Nesta perspectiva, pretende-se expor ao leitor, sobre a necessidade de formação continuada ao profissional, dentro de sua área de atuação, visando aperfeiçoar a qualidade das aulas, ocasionando melhor aquisição de conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo principal, refletir sobre a Educação Infantil enquanto momento para o desenvolvimento da criança a partir do educar e cuidar, pois o educador é responsável por educar e, de forma recíproca, troca aprendizados no dia-a-dia, através do cuidado, no provimento das necessidades básicas dos alunos e suas evoluções. O profissional de educação infantil precisa estar movido por conhecimentos que lhe permita desenvolver seu trabalho adequadamente e oportunize à criança seu desenvolvimento, sem fragmentar as possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre a razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual.
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    A contribuição dos jogos e das brincadeiras para o processo de aprendizagem na clínica psicopedagógica
    (2017) Guth, Ana Cândida; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente artigo tem como tema “A contribuição dos jogos e das brincadeiras para o processo de aprendizagem na clínica psicopedagógica”. É resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa com aprofundamento teórico através de estudo bibliográfico e leituras discutidas em sala de aula durante o curso de pós graduação. Apresenta como objetivo central investigar de que forma os jogos e as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na clínica psicopedagógica. O estudo justifica-se pela necessidade, cada vez mais, da participação do psicopedagogo na área da educação, tendo em vista o elevado número de problemas de dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas, motivo pelo qual o trabalho clínico, com profissional qualificado, torna-se fundamental. Observa-se com a pesquisa que o uso de jogos e brincadeiras na clínica psicopedagógica pode auxiliar o paciente no aumento de sua capacidade de criar e reinventar o mundo. Quando adequados ao interesse, capacidade e necessidades de cada criança, os jogos e brincadeiras são recursos tanto para avaliação diagnóstica quanto para intervenção clínica. Acredita-se que o Psicopedagogo pode auxiliar na melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, além de atuar na prevenção dos mesmos.