Ciências Humanas
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/45
Navegar
- Estudo das cartas como recurso pedagógico na literatura justificativa de Padre José Anchieta: contribuições educativas(2024) Mello, Pablo Natan de; Caron, Márcia dos SantosEste trabalho analisa as práticas pedagógicas na literatura jesuítica de Padre José de Anchieta, enfocando sua contribuição educativa no contexto do Brasil colonial. Anchieta, um dos principais missionários da Companhia de Jesus, utilizou suas obras literárias não apenas como ferramentas de evangelização, mas também como recursos pedagógicos essenciais para a educação dos indígenas e dos primeiros colonizadores. A partir do problema inicial, que é de que forma as práticas pedagógicas de Anchieta, tal como apresentadas em suas correspondências, contribuíram na formação moral e cultural da população indígena? Qual foi seu impacto na constituição de um modelo educacional jesuítico no contexto colonial? A pesquisa examina, através da análise de suas cartas, como o jesuíta integrou elementos da cultura indígena em seus métodos de ensino, bem como a influência de sua abordagem pedagógica na formação das bases educacionais e culturais do Brasil. Através do estudo de suas cartas, sermões e textos educativos, o estudo revela a importância de Anchieta como educador e a relevância de suas práticas pedagógicas para a história da educação no país.
- O desenvolvimento de competências socioemocionais no programa jovem aprendiz sob a perspectiva de jovens mulheres (15 - 24 anos): estudo em uma instituição do sistema "S" na regiâo do Alto Uruguai Gaúcho(2024) Rosa, Raíza da; Caron, Márcia dos SantosO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado como: ‘’O desenvolvimento de competências socioemocionais no programa jovem aprendiz sob a perspectiva de jovens mulheres (15-24 anos): Estudo em uma instituição do sistema "S" na região do Alto Uruguai Gaúcho’’ teve como objetivo principal compreender as contribuições do Programa Jovem Aprendiz no desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias ao mundo do trabalho, com ênfase na perspectiva de jovens mulheres. A motivação para esta pesquisa surgiu do interesse em investigar como o programa influencia a formação de competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e para a inserção e permanência no mundo do trabalho. O estudo focou nas contribuições do Programa Jovem Aprendiz do SENAC - Erechim/RS no desenvolvimento dessas competências, conforme vivenciado por jovens mulheres. O trabalho foi conduzido por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem exploratória e quantitativa. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário anônimo online, via Google Forms, contendo vinte e duas questões fechadas relacionadas ao tema. Após a etapa de coleta de dados, realizou-se a análise das principais ideias e reflexões, com ênfase nas percepções das jovens aprendizes acerca do desenvolvimento de competências socioemocionais. Essa análise visou unir as teorias estudadas com a prática profissional que elas exercem, proporcionando uma compreensão mais abrangente das experiências vivenciadas por essas jovens durante sua participação no programa Jovem Aprendiz. Dessa forma, constatou-se que, por meio desse programa, é possível desenvolver competências socioemocionais e também uma inserção mais rápida e eficaz das mulheres no mundo do trabalho, o que é fundamental para criar um ambiente mais equilibrado e justo.
- O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC(2024) Bortoletti, Hélen Clara Keller; Caron, Márcia dos SantosO trabalho “O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC” busca trazer uma visão sobre o o que é a o tradicionalismo e como inclui-lo utilizando a própria BNCC. Objetiva proporcionar novas análises, discussões e reflexões sobre o quão pouco o tema é trabalhado em salas de aula. Justifica-se pela obrigação de que os principios da BNCC sejam exercidos de forma correta auxiliando assim na aprendizagem. Foi iniciado a partir de pesquisas bibliográficas que possibilitaram grande entendimento sobre os temas conseguindo desta forma conectar os mesmos com a realidade. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam a importância de valorizar e preservar as tradições locais no processo educacional promovendo desta forma o respeito e o conhecimento das culturas regionais.
- Relatos da atuação de pedagogos em turmas de 4º s e 5º s anos em situação de vulnerabilidade social: estudo em uma Escola Pública Municipal do Alto Uruguai Gaúcho(2024) Oliveira, Nicoli Maiara Hoffmann de; Caron, Márcia dos SantosO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Relatos de pedagogos em turmas de 4°s e 5°s anos em situação de vulnerabilidade social: Estudo em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho” teve como objetivo principal conhecer como os pedagogos que trabalham em 4°s e 5° anos com estudantes em situação de vulnerabilidade social em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho relatam sua atuação pedagógica. A motivação para essa pesquisa surge da necessidade de abordar um tema pouco discutido tanto na comunidade quanto no curso de Pedagogia. O intuito principal é sensibilizar e ampliar a voz dos pedagogos que frequentemente são negligenciados. O trabalho foi conduzido por meio de pesquisa de campo, a metodologia envolveu a aplicação de um questionário anônimo online via Google Forms, contendo cinco questões pertinentes ao tema. Após a coleta de dados, os resultados foram analisados e descritos, por meio da análise temática proposta por Bardin (2010) com as principais ideias e reflexões emergentes, enfatizando as percepções dos pedagogos. A análise buscou relacionar as teorias estudadas com a prática profissional, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das experiências vividas pelos Pedagogos nesse contexto específico.