Ciências Humanas

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/45

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatos da atuação de pedagogos em turmas de 4º s e 5º s anos em situação de vulnerabilidade social: estudo em uma Escola Pública Municipal do Alto Uruguai Gaúcho
    (2024) Oliveira, Nicoli Maiara Hoffmann de; Caron, Márcia dos Santos
    O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Relatos de pedagogos em turmas de 4°s e 5°s anos em situação de vulnerabilidade social: Estudo em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho” teve como objetivo principal conhecer como os pedagogos que trabalham em 4°s e 5° anos com estudantes em situação de vulnerabilidade social em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho relatam sua atuação pedagógica. A motivação para essa pesquisa surge da necessidade de abordar um tema pouco discutido tanto na comunidade quanto no curso de Pedagogia. O intuito principal é sensibilizar e ampliar a voz dos pedagogos que frequentemente são negligenciados. O trabalho foi conduzido por meio de pesquisa de campo, a metodologia envolveu a aplicação de um questionário anônimo online via Google Forms, contendo cinco questões pertinentes ao tema. Após a coleta de dados, os resultados foram analisados e descritos, por meio da análise temática proposta por Bardin (2010) com as principais ideias e reflexões emergentes, enfatizando as percepções dos pedagogos. A análise buscou relacionar as teorias estudadas com a prática profissional, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das experiências vividas pelos Pedagogos nesse contexto específico.
  • Imagem de Miniatura
    Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA
    (2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, Idanir
    A pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.