Ciências da Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/43
Navegar
- Avaliação da qualidade de vida e funcionalidade: observação nas doenças neurodegenerativas x lesões neurológicas abruptas(2019) Roscziniak, Taira; Castro, Márcia Bairros deAs doenças neurodegerativas são condições que afetam os neurônios do sistema nervoso central. Essas doenças são incuráveis e debilitantes e têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurônios, levando assim à perda progressiva de habilidades motoras, memória e alterações cognitivas. Já as doenças neurológicas abruptas são situações que acometem o sistema nervoso central de forma rápida e não progressiva. A falta de estudos na comparação da qualidade de vida (QV) e funcionalidade de pacientes com doenças degenerativas e neurológicas abruptas tornou-se motivo da presente investigação. O objetivo desse estudo foi observar se há melhor QV e funcionalidade em pacientes com doenças neurodegenerativas ou abruptas através das escalas Whoqol Bref para QV e Índice de Barthel para funcionalidade. Os resultados obtidos demonstraram que na avaliação da QV os escores que mais pontuaram foi percepção da QV (3,7) no grupo de doenças degenerativas e meio ambiente (4,1) (p = 0,028) no abruptas. Já o que menos pontuou foi o físico para os dois grupos (3,7 e 3,1 respectivamente). Na Funcionalidade os itens com maior pontuação foi nas transferências e deambulação (11,9) no grupo de doenças neurodegenerativas e transferências (12,7) no abruptas. Já as menores pontuações foi no item banho (3,8) no grupo degenerativas e Higiene (4) no abruptas. Conclui-se assim que a funcionalidade e QV são muito semelhantes entre os grupos, percebendo-se média de qualidade de vida considerada regular nos dois grupos, mesmo que a funcionalidade tanto para os indivíduos com lesão neurológica neurodegenerativas e abruptas sejam consideradas dependência leve.
- Efeitos de um treinamento de dupla tarefa em indivíduos com Parkinson(2021) Meneghetti, Gisele; Castro, Márcia Bairros deO Parkinson possui uma etiologia multifatorial e é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, afetando principalmente idosos. O indivíduo acometido apresenta hipocinesia, bradicinesia, instabilidade postural, rigidez muscular, podendo estar presente o tremor de repouso. Esta é uma pesquisa com finalidade aplicada, de natureza quase-experimental, longitudinal, com objetivo exploratório e abordagem quantitativa descritiva que teve como objetivo avaliar os efeitos de um treinamento de dupla tarefa no equilíbrio e risco de queda, avaliados por meio da Escala de Equilíbrio de Berg, velocidade da marcha com o teste TUG, cognição com o MEEM e qualidade de vida utilizando o questionário PDQ-39 em indivíduos com Parkinson. A amostra não-probabilística de caráter intencional foi de dois participantes, residentes no município de São Valentim-RS. As sessões foram individualizadas, domiciliares, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, durante 8 semanas, sendo a primeira e a última sessão destinadas para avaliação e reavaliação, totalizando 14 sessões de intervenção, havendo a aplicação do protocolo treinamento de dupla tarefa, que consiste na realização de duas atividades simultaneamente. A análise de dados foi feita por meio de estatística descritiva simples. Os participantes da pesquisa apresentaram melhoras em todas as variáveis analisadas, dessa forma, conclui-se que o treinamento de dupla tarefa levou a um aumento na velocidade da marcha, melhora do equilíbrio, da cognição e da qualidade de vida e reduziu o risco de queda em indivíduos com Parkinson, podendo ser incluído nos planos de tratamento fisioterapêutico, entretanto, mais pesquisas são necessárias, com um maior número de participantes.
- Efeitos psicomotores de um tratamento com terapia assistidade por cães em uma criança com Síndrome de Down(2021) Giorgi, Fabiana Paula; Castro, Márcia Bairros deSíndrome de Down (SD), como já se sabe, possui origem genética e apresenta alterações que iniciam no momento da fecundação e permanecem a vida toda. As principais alterações são atraso no desenvolvimento motor, como na motricidade fina e global. A fisioterapia é importante para esses indivíduos e sabemos que a adesão de crianças a tratamentos é muito difícil, por isso é necessário criar novas abordagens terapêuticas como a Terapia Assistida por Cães (TAC). A presença do cão gera um ambiente mais lúdico e confortável, com isso os pacientes conseguem se expressar melhor e realizam todas as atividades que são sugeridas, resultando na melhora dos déficits existentes. O objetivo da pesquisa foi trabalhar a psicomotricidade em uma criança com Síndrome de Down de 2 anos de idade. Foi avaliado a motricidade fina e global da criança pela Ages & Stages Questionnaires- ASQ-3, sendo levado em conta sua idade através da Tabela de Administração por Idade-ASQ-3. Estudo de caso com avaliação qualiquantitativa, pré e pós intervenção. Os dados deste estudo foram analisados com a comparação dos escores obtidos, antes e após a intervenção. Como resultado, não houve mudanças significativas na reaplicação do questionário, mas houve melhora qualitativa em aspectos como controle de tronco, início da marcha sem apoio e da fase oral, e melhora dos aspectos sociais. A TAC traz benefícios sobre o desenvolvimento em crianças com SD e se mostra como uma nova oportunidade de tratamento lúdico na fisioterapia.