Trabalhos de Especializações
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- Aplicação da metodologia DMAIC na gestão de estoque primário de uma empresa do setor alimentos(2018) Vendruscolo, Jordan Dequi; Kuiawinski, Darcí LuizO presente trabalho demonstra um estudo de caso temporal seccional e aborda detalhadamente as etapas do ciclo DMAIC – definir, medir, analisar, melhorar e controlar, metodologia esta, inserida no contexto da filosofia Lean Six Sigma. Em meio as fases deste método, também serão utilizadas outras ferramentas como 5W2H, PDCA e análise SWOT. O Lean Six Sigma busca a redução de desperdícios, otimização de recursos e o foco nas necessidades dos clientes.
- Aplicação de ferramentas Lean em indústrias frigoríficas: uma revisão conceitual(2018) Bottini, Flaviane Paula; Kuiawinski, Darcí LuizO surgimento da filosofia Lean trouxe inúmeras mudanças na forma de produzir das industrias, através da adoção dos preceitos da produção enxuta. Porém, para que seja possível aplicar tal filosofia, se faz necessário o uso de diferentes ferramentas que auxiliam no alcance das metas desejadas, assim como na solução dos problemas. Levando em consideração a importância dessas ferramentas, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão conceitual das aplicações das ferramentas do Lean Manufacturing em empresas do ramo de alimentos processados de origem animal. O método utilizado foi um levantamento bibliográfico, onde selecionaram-se e analisaram-se estudos de aplicação das ferramentas para diferentes empresas do ramo frigorífico. As ferramentas utilizadas nesses estudos foram: Just in time (JIT), Mapeamento do Fluxo de Valor, Seis Sigma, 5W2H e Indicador de Eficiência Global (OEE). Mesmo havendo algumas dificuldades de implantação da filosofia Lean nessas empresas, através da análise dos diferentes casos, ficou evidente que muitas são as melhorias em processos produtivos e os retornos financeiros resultantes da aplicação desta prática.
- Eficiência operacional com melhorias da filosofia Kaizen: um estudo de caso em uma montadora de poltronas(2018) Fantin, Fabio Cesar; Pillotto, Marcelo LuísO sucesso de uma organização deve-se à busca pela excelência empresarial que tem evidenciado a evolução da satisfação das pessoas, do preparo das lideranças, da eficiência operacional e da cultura empresarial, baseado em um sistema que visa elevar a gestão, os processos e os produtos ao nível de excelência, a partir da melhora na capacitação de todos os empregados da empresa. Diante disso, as organizações aplicam em seus processos o conceito da filosofia Lean através da metodologia Kaizen de busca contínua e gradual da melhoria na empresa e na vida pessoal, inspirada na gestão do Sistema Toyota de Produção Enxuta. Para tratar de conhecer essa metodologia, esse trabalho teve como objetivo demonstrar a aplicação de um evento Kaizen para melhorar a eficiência operacional dos operadores de um setor o qual atingia os resultados propostos, e como objetivo específico analisar como a aplicação desta metodologia promove mudanças significativas e pode ser aplicada com sucesso em qualquer tipo de organização, proporcionando retornos significativos à empresa e aos seus empregados. O estudo foi realizado no ambiente de produção de uma empresa metalúrgica, por meio de um levantamento de dados de processos e de operações de produção. Concluiu-se que após a realização do Kaizen, implementou-se com sucesso, uma linha de produção sequenciada, que resultou em uma melhor eficiência dos operadores, incentivando uma cultura de expressão em que os empregados apresentaram soluções e inovações ao produto e aos processos operacionais, e obteve resultados satisfatório, de forma progressiva, visando sempre a melhoria contínua.
- Estudo de projeto de componente para cadeira operacional em termoplástico reciclável: avaliação à luz das técnicas de desenvolvimento de produto enxuto(2018) Nasilowski, Fabrício de Almeida; Cassel, Guilherme LuizDe acordo com a metodologia Lean os princípios enxutos não devem somente ser aplicados na manufatura, mas também em outras áreas tais como Desenvolvimento de Produtos e de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas, se tornando uma alternativa relevante para melhorar a sua competitividade nos mercados onde atuam. O processo de desenvolvimento de um produto consiste em diversas atividades realizadas por diferentes departamentos com objetivo de atender às demandas requisitadas pelo cliente, sendo possível de ser produzido. Este trabalho versará sobre Desenvolvimento de Produto Enxuto, a partir da comparação das etapas do desenvolvimento de um novo componente em uma empresa do segmento metal-mecânico produtora de mobiliários, que foi realizado em conjunto com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Erechim, ambas localizadas no município de Erechim-RS. O produto em questão ainda é embrionário e, portanto, será desenvolvido integralmente em modelagem 3D, com auxílio de técnicas de Análise de Elementos Finitos (FEA) através do uso do software comercial ANSYS, de modo a mitigar riscos. Alguns testes físicos foram realizados com materiais poliméricos compostos, selecionados pela empresa para este novo produto, de modo a alimentar os modelos criados do protótipo e assim ser possível verificar o atendimento aos requisitos ainda no ambiente virtual, sem a necessidade de custos com a produção de moldes e protótipos, gerando desperdícios. A proposta futura da empresa é implementar integralmente a filosofia Lean utilizando a ferramenta de Desenvolvimento de Produto Enxuto com o objetivo final de reduzir o tempo e atividades de pessoas que não agregam valor ao projeto, auxiliando principalmente na velocidade de lançamento de novos produtos, mas também na redução de custos da empresa, onde este estudo pretende apresentar as lacunas entre a metodologia e o processo de desenvolvimento de produtos atual da empresa.
- A gestão de estoque do setor de embalagens de uma agroindústria do norte do Rio Grande do Sul(2018) Rover, Cristiana Lussani; Kuiawinski, Darcí LuizConsiderando que um processo é um conjunto de operações com um resultado, uma melhoria em uma operação só faz sentido se produzi-la no processo como um todo. (GARCIA, 2004). Assim sendo, este estudo busca realizar um comparativo entre o antes e o depois, da automatização na máquina principal produtiva de caixas de papelão, do setor de embalagens de uma Agroindústria do Norte do Rio Grande do Sul. Para realizar efetivamente uma aplicabilidade, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, por meio de estatística descritiva, contemplando figuras e tabelas, referente aos dados primários de propriedade da organização, no período de setembro a dezembro, dos anos de 2016 e 2017. Constatou-se que a melhoria implantada no setor foi de grande valia, uma vez que ficou evidente o aumento no estoque das embalagens, visto que a máquina necessita de segurança, tanto preventiva como corretiva, exigindo muitas vezes, parada no processo produtivo. Ademais, o estudo destacou o aumento na capacidade nominal de produção do equipamento, o remanejo dos colaboradores para outras tarefas, além de sugerir a realização de um estudo futuro referente o inventário físico do setor, assegurando que os registros contábeis estejam de acordo com o estoque físico, após a automatização do setor.
- Mudança de formato de venda e projeto de cadeira corporativa com apoio do método de análise hierárquica (AHP)(2018) Detoni, Lucas Pavan; Schimith, Cristiano DescoviDevido ao avanço tecnológico no setor industrial, o ritmo de criação e mudanças de produtos aumentou nos últimos tempos. Neste contexto o objetivo desta pesquisa é propor uma abordagem racional de tomada de decisão por meio de um estudo de caso em uma indústria de cadeiras corporativas. O modelo estudado teve como motivação para o seu desenvolvimento a necessidade de a empresa alavancar as vendas de um produto, para isso, a equipe de especialistas considerou alguns critérios como: aderência ao custo, aderência ao investimento e aderência aos requisitos mínimos de qualidade. Nesse contexto, a sistemática baseada na aplicação da metodologia de análise multicritério (AHP) foi aplicada, resultando na indicação da melhor alternativa de formato de venda e de projeto de produto, em função dos critérios previamente estabelecidos. Os resultados foram satisfatórios, justificados pelo teste de consistência lógica, apontando para uma mudança de formato de venda que gera benefícios logísticos e mudanças no projeto que geram menos custo de matéria-prima e ganhos no quesito qualidade.
- Proposta de implementação de sistemática para resolução de problemas nos produtos(2018) Tacca, Bruno Badalotti; Pillotto, Marcelo LuísCom a atual desaceleração do mercado, a concorrência entre empresas está cada vez mais acirrada, uns dos principais fatores que garantem a venda para estas empresas é a satisfação do cliente, que está diretamente ligada as reclamações de campo existentes. Quanto menor for o número de reclamações maior será a satisfação do cliente, consequentemente existirão novas vendas e maior faturamento para a empresa. A metodologia lean é uma alternativa para melhorar a competitividade das empresas, sendo esta metodologia composta por inúmeras ferramentas, onde cada uma possui aplicações distintas dentro de uma empresa, porém todas com os mesmos objetivos finais, sendo a redução de atividades que não agregam valor ao produto final e redução no tempo de processamento dos produtos, com o objetivo geral na redução de custos da empresa. Este trabalho irá apresentar uma proposta de implantação de algumas ferramentas da metodologia lean em uma empresa automobilística. A proposta de sistemática a ser implantada, fará o gerenciamento de reclamações de cliente, relacionadas aos produtos fornecidos pela empresa alvo deste trabalho. Esta sistemática tem como finalidade expor os defeitos encontrados e reduzi-los ou eliminá-los, afim de reduzir os custos da empresa com defeitos de campo.
- Proposta de melhoria na linha de montagem do Back(2018) Schelski, Emerson Ricardo; Kuiawinski, Darcí LuizAtualmente diversos segmentos no país vêm enfrentando uma crise generalizada, onde a concorrência fica cada vez mais acirrada, se mantém neste mercado competitivo, apenas quem realmente tem um produto de qualidade, na qual não gera reclamações de clientes, sendo que cada vez mais os clientes exigem das industrias, seja nos quesitos de qualidade, custo benefício, além da preocupação diária com o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores. Na maioria dos casos, é necessário algo a mais, como uma entrega em curto prazo, equipe qualificada de pós-vendas na qual conseguem respostas rápidas, para as duvidas dos clientes. Nesse estudo de caso, será utilizado a metodologia Lean, baseando-se principalmente na ferramenta KAIZEN, que consiste em melhorias no chão de fábrica. E para isto utilizou-se como exemplo, uma linha de produção, onde realiza-se as montagens de mecanismos nomeados de Montagem Linha do Back.. A proposta neste artigo é mostrar a cronoánalise de cada colaborador, no seu posto de trabalho, e após isto levantar os dados obtidos para o software denominado de Plant Simulation e verificar a possibilidade de aumentar a produção diária do produto, sem alterar a sua qualidade e verificar se aumentando o número de funcionários da linha, se torna viável a mudança.