Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
- O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC(2024) Bortoletti, Hélen Clara Keller; Caron, Márcia dos SantosO trabalho “O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC” busca trazer uma visão sobre o o que é a o tradicionalismo e como inclui-lo utilizando a própria BNCC. Objetiva proporcionar novas análises, discussões e reflexões sobre o quão pouco o tema é trabalhado em salas de aula. Justifica-se pela obrigação de que os principios da BNCC sejam exercidos de forma correta auxiliando assim na aprendizagem. Foi iniciado a partir de pesquisas bibliográficas que possibilitaram grande entendimento sobre os temas conseguindo desta forma conectar os mesmos com a realidade. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam a importância de valorizar e preservar as tradições locais no processo educacional promovendo desta forma o respeito e o conhecimento das culturas regionais.
- Centro de Valorização Cultural: requalificação de edificação preexistente em Jacutinga-RS(2021) Conte, Tainara; Grendene, RobertaA história de um lugar está relacionada ao que ficou presente no imaginário coletivo e que pode ser contada sobre um determinado local. Sobre o patrimônio cultural aplicado nas edificações - sejam elas tombadas ou não possibilitam a notória percepção da evolução da sociedade e, portanto, tem valor imensurável culturalmente, transmitindo o legado construído ao longo e durante as gerações. Logo, as intervenções e requalificações devem manter a atmosfera e o caráter das edificações histórias preexistentes, com a intenção de propor novos espaços adequados às novas necessidades da vida contemporânea. O município de Jacutinga/RS possui imóveis com estilos arquitetônicos Art déco e coloniais, carentes de manutenção, muitos em ruínas, transparecendo um descaso com a comunidade e a importância histórica cultural do município. Assim, é necessária uma urgente proposta de valorização das edificações existentes, conscientizando a comunidade quanto a importância da preservação do patrimônio cultural edificado em Jacutinga. Com isso, a revisão bibliográfica aborda os aspectos relacionados ao patrimônio cultural material e imaterial, a intervenção em preexistência visando uma requalificação, e a relação da arquitetura com ambientes comerciais sejam eles, pubs, mercearias ou espaços multiusos e gastronômicos. A metodologia aborda as características do município de Jacutinga, e ao final, análises de estudos foram realizadas a fim de elaborar uma proposta de requalificação de edificação preexistente para o mesmo, valorizando a atividade oferecida atualmente na edificação, aliada com a reafirmação da história do encontro entre as pessoas, preservando e fortificando a cultura existente neste local, para que a população adulta e idosa possam desfrutar de ambientes novos, com usos múltiplos e específicos.
- Centro gastronômico Balvedi: a requalificação do espaço construído como forma de preservação cultural(2020) Munaretto, Guilherme Cezaro; Grendene, RobertaA relação da sociedade com o ambiente em que se vive deve ser pautada pelo respeito e conservação. Assim é necessário instigar cada cidadão a buscar fontes de preservação da cultura, seja material ou imaterial. As edificações que herdamos de nossos antepassados fazem parte desta cultura, pois representam de forma física a história vivida. O município de Erechim/RS possui uma arquitetura rica, porém em alguns casos carentes de manutenção, transformando importantes imóveis em ruínas. Desde modo, a tecnologia e as técnicas construtivas empregadas na construção civil permitem que as edificações em estado de degradação possam receber intervenções, proporcionando melhoramentos e deixando-as aptas às necessidades atuais (IPHAN, 1937). Este estudo propõe o desenvolvimento em nível de anteprojeto arquitetônico a requalificação do imóvel conhecido como Balvedi, uma edificação de caráter histórico no município de Erechim, potencializando o desenvolvimento cultural da sociedade local através de um centro gastronômico e de um espaço comercial que valorize a memória afetiva que a edificação possui. O trabalho comtepla-se por meio de pesquisas bibliografias em busca das gastronomias das etnias, uso de materiais, levantamento de dados relativos ao terreno e normas técnicas para implantação do anteprojeto. Igualmente contempla a pesquisa de campo, que ofereceu suporte para medições e conhecimento do local, a partir de uma visita ao local para levantamento de informações da área de intervenção.