Trabalhos de Conclusão de Curso

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Instituição de longa permanência para pessoa idosa - EUDAI
    (2024) Gregorio, Danieli Martini; Rocha, Vanessa Tibola da
    A população nacional apresenta um constante processo de envelhecimento, conforme Figura 1, resultando em mudaças na estrutura etária. Nos últimos dez anos o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. (GALVÃO, 2023). Com isso, torna-se viável a compreensão das necessidades de espaços destinados ao uso da pessoa idosa. Isso porque, a bibliografia disponível é rasa e apresenta poucas soluções aplicáveis para os espaços de habitação. (BESTETTI, 2006). O aumento de cerca de 9 milhões de idosos no país (GALVÃO, 2023), resulta em uma importante reflexão sobre como é o "pensar" desses espaços, sua viabilidade, decisões projetuais e a avaliação de seus pontos positivos e negativos, bem como seu benefício para a comunidade em geral. No entanto, não compete apenas aos familiares solucionarem o destino da melhor idade, o Estado deve agir ativamente, com elementos responsáveis pela inclusão social da pessoa idosa. (BESTETTI, 2006).
  • Imagem de Miniatura
    Percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em instituição de longa permanência para idosos
    (2019) Malinowski, Sâmia Liane; Ferrão, Luana
    Introdução: A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é uma possibilidade domiciliar que dispõe de um atendimento integral às pessoas com 60 anos ou mais. A enfermagem atua ininterruptamente nesses espaços, tendo contato frequente com a finitude dos idosos. Objetivo: Conhecer a percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em ILPI. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 08 técnicos de enfermagem atuantes em uma ILPI ao norte do Rio Grande do Sul. Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), a coleta de dados teve início nos meses de agosto e setembro de 2019. A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática. Resultados e Discussão: Nesta pesquisa, emergiram as seguintes categorias: Atuação de técnicos de enfermagem em IPLI; Vivenciando o processo de morrer e morte em ILPI e; Dificuldades e facilidades da enfermagem frente ao processo de morrer e morte em ILPI. Considerações finais: Acredita-se que este estudo poderá ampliar o conhecimento, as discussões e as reflexões acerca da temática, além de promover subsídios para o cuidado da enfermagem e melhor enfrentamento frente a finitude em ILPI.