Trabalhos de Conclusão de Curso

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Resultados da Pesquisa

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    A lei como instrumento de proteção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares
    (2023) Segala, Júlia; Sartori, Giana Lisa Zanardo
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender como está ocorrendo a inclusão e qualidade de vida dos indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus pais. Percebe-se que a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988, que assegurou os Direitos Fundamentais para todas as pessoas, as leis infraconstitucionais precisaram se adequar. Com relação aos indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista, as leis mais específicas com relação ao reconhecimento e proteção de direitos que abrangem áreas como educação inclusiva, direitos trabalhistas, acesso a tratamentos e serviços de saúde adequados, são recentes. O ordenamento jurídico procurou através da legislação, também conscientizar a sociedade sobre o TEA. Para os pais, as leis oferecem respaldo legal, estabelecendo direitos e garantias para assegurar que seus filhos com TEA tenham oportunidades iguais, inclusão educacional e suporte médico adequado e, na lacuna da lei o poder judiciário tem assegurado através das decisões judiciais alguns dos direitos mencionados. Os instrumentos utilizados para a realização do trabalho de conclusão de curso foram, a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, o método de abordagem o dedutivo e de procedimento o analítico descritivo.
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    Avaliação da relação entre a equoterapia e os distúrbios de integração sensorial em crianças com o transtorno do espectro autista
    (2020) Santin, Gabrieli Eduarda; Malysz, Karine Angélica; Meireles, Louisiana
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno Global do Desenvolvimento, particularizado por déficits na linguagem, retardo e diferenças no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades na imaginação e socialização e alteração no processamento sensorial. Dentre as formas de tratamento para o autismo a equoterapia, tem se destacado. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Questionário geral, Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial e Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade. Foi observado que a média de percepção de melhora pelas mães nas variáveis equilíbrio estático, dinâmico, segurança na marcha, coordenação motora, destreza na marcha, velocidade na marcha, comunicação, estereotipias, automutilação, alimentação e independência foi maior nos pacientes que realizavam equoterapia. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas também apresentaram déficits no processamento sensorial, sendo que no processamento sensorial exploração notou-se mais diferença. Notou-se também que o predomínio é sexo masculino, com grau de autismo leve/moderado.
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    Avaliação do déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim-RS
    (2020) Cadore, Caroline; Malysz, Karine Angélica; Meireles, Louisiana
    Transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que manifesta-se na infância, apresentando alterações na morfologia, fisiologia, conectividade cerebral ocasionando distúrbios motores. Objetivo: avaliar o déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim. Método: a amostra foi composta por 11 crianças com idade entre 3 e 14 anos, frequentadores da instituição Aquarela Pró-autista. Os participantes foram submetidos à aplicação de 3 escalas: Bateria Psicomotora, Timed-up and Go e Tinetti. Resultados: observou-se através das análises, predomínio do sexo masculino, redução estatisticamente significativa dos escores da escala de equilíbrio (p=0,03) e escore total (p=0,022), sem diferença no escore da escala de marcha (p=0,059), através da Escala de Equilíbrio e Mobilidade de Tinetti, diferença estatisticamente significante e clinicamente relevante entre a amostra de autistas e crianças não autistas (p<0,0001) no Teste Timed-up and Go e avaliação da Bateria psicomotora 54,54% apresentaram perfil psicomotor normal. Nas correlações, encontrou-se correlação direta entre o fator praxia global da BPM e escore total de Tinetti (r= 0,522). Correlação entre os fatores psicomotores com o equilíbrio na BPM, sendo moderada para tonicidade (r= 0,582) e fortes entre noção do corpo (r=0,811), estruturação espaço temporal (r= 0,894), praxias global (r= 0,963) e fina (r=0,894). Conclusão: crianças com TEA apresentam alteração no equilíbrio, representando um baixo risco de quedas, e comprometimento da praxia global, assim como uma correlação entre déficit de equilíbrio e alterações na tonicidade, noção do corpo, estruturação espaço temporal e praxias global e fina desses indivíduos.
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    Avaliação do perfil sensorial de indivíduos com transtorno do espectro autista frequentadores da Associação Aquarela Pró - Autista de Erechim
    (2019) Buczkoski, Daiana; Malysz, Karine Angélica
    O transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome de origem desconhecida que manifesta na infância, e é caracterizada por sinais e sintomas muito específicos, tais como dificuldade em se socializar, atraso ou ausência de aquisição da fala, movimentos repetitivos e estereotipados sem finalidade conhecida, e principalmente por uma desordem no processamento sensorial, os afetando e afetando também seus familiares, diante disso se torna clara a necessidade de um estudo nessa população. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial, Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade e SF – 36 para qualidade de vida dos cuidadores. Através das análises realizadas, conclui-se um predomínio do sexo masculino, grau de autismo leve, assim como comprometimento significativo dos aspectos emocionais dos cuidadores. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas apresentam déficits no processamento sensorial em quase todos os itens avaliados, porém cabe destacar um maior escore do quadrante ‘exploração’, indicando um atraso na percepção dos estímulos presentes no ambiente, ou seja, uma tendência a hiporesposta sensorial. Diante disso torna-se evidente a importância da intervenção fisioterapêutica nessa população, uma vez que através de sua ampla gama de recursos procura integrar o indivíduo ao ambiente da forma mais funcional possível.