Navegando por Orientador "Giotto, Olivo Tiago"
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- Cultura e mudança organizacional: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do setor de plásticos(2018) Bieniek, Andressa; Giotto, Olivo TiagoO presente trabalho é um estudo sobre cultura e mudança organizacional. Com intuito de investigar a relação entre a cultura organizacional e as mudanças decorrentes no âmbito empresarial, foi realizado um estudo em uma indústria de pequeno porte do setor de plástico. Teoricamente, trata-se de um estudo de caso e a metodologia utilizada é uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados de duas fontes básicas: entrevistas semiestruturadas e obras literárias e artigos, a fim de atender às necessidades da pesquisa. Concluiu-se que o estudo da cultura organizacional é de grande valia e a cultura de proatividade dos proprietários é o principal elemento que influencia nas mudanças organizacionais da empresa estudada.
- Estilo de liderança, felicidade no trabalho e resultados: o líder como elo na gestão estratégica de pessoas(2018) Dassi, Diana Andréia; Giotto, Olivo TiagoO objetivo deste artigo é analisar a evolução da liderança, a relação entre políticas e práticas na gestão estratégica das organizações. Propondo uma perspectiva que engloba a influência da liderança no alcance das metas, felicidade no trabalho e motivação das equipes. Este trabalho objetiva analisar a atuação do líder como elo fundamental na gestão estratégica de pessoas, por meio de reflexões sugeridas e pautadas em referencial teórico. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que analisa as temáticas de gestão estratégica de pessoas, liderança, e a relação entre esses dois temas para entender o estágio atual dos conceitos e estudos, e levantar oportunidades, proposições e lacunas para estudos futuros. O uso do termo liderança, neste trabalho, pretende ir além do perfil, reforçando o exercício do papel do líder. Espera-se contribuir para a evolução no campo da gestão estratégica de pessoas, e analisar a preocupação com a orientação dos comportamentos dos indivíduos para o atingimento dos objetivos organizacionais.
- A influência do coaching na liderança de equipes de alto desempenho: uma revisão bibliográfica(2018) Mattia, Marilia Paula; Giotto, Olivo TiagoO estudo teve o objetivo de investigar teoricamente, através de uma pesquisa bibliográfica, se o coaching pode contribuir no desenvolvimento da liderança para se obter e manter equipes de alto desempenho nas organizações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, através do levantamento dos documentos relevantes sobre o assunto em questão. Conclui-se que a ferramenta do coaching tem sim uma forte influência no desenvolvimento da liderança para gestão de equipes de alto desempenho, sendo capaz de tornar o ambiente e as pessoas mais satisfeitas, produtivas e voltadas para o resultado das organizações.
- Inteligência emocional e liderança: revisão sistemática(2019) Rigo, Talissa Rodrigues; Giotto, Olivo TiagoA quarta revolução industrial trouxe inúmeras mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que acabaram influenciando o estilo de gestão dentro das organizações. Com isso, busca-se que os profissionais, principalmente os que estão em cargos de liderança, estejam atentos a desenvolver habilidades além de técnicas, comportamentais, entre elas, a inteligência emocional. Diante dessa premissa este estudo buscou identificar a relação entre Inteligência Emocional e Liderança por meio de uma revisão sistemática através de uma metodologia qualitativa com viés descritivo e exploratório. O estudo seguiu três etapas sendo elas, busca conceitual, compilação e seleção. Os dados foram pesquisados nas bases de dados Scopus, Wiley Online Library of Web Science, durante os meses de maio e junho de 2019, utilizando como palavras-chaves para a busca, liderança, inteligência emocional e Liderança e Inteligência emocional, considerando as publicações feitas entre 2014 à 2018. Os resultados apontam para uma forte associação entre IE e Liderança, entendendo a primeira, como uma habilidade importante na atuação em cargos de liderança de equipes. Além disso verificou-se a necessidade de continuação de estudos que venham a sanar a lacuna existente entre a teoria e a prática, no que diz respeito a implicações na avaliação e treinamento de Inteligência Emocional nas organizações.