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    Competências dos enfermeiros que atuam em unidade de terapia intensiva adulto
    (2019) Cecato, Carlos Alberto; Prestes, Neiva de Oliveira
    A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um espaço hospitalar que dispõem de equipamentos tecnológicos e de alta complexidade, na qual fornece assistência à pacientes críticos e/ou potencialmente críticos, que necessitam ser monitorados de forma contínua durante 24 horas. O profissional enfermeiro que atua na UTI deve estar em constante aperfeiçoamento profissional, dominando as funções cognitivas e psicomotoras, além de manter-se em perfeita harmonia com todas as competências necessárias para atuar na Terapia Intensiva. O presente estudo tem como objetivo conhecer as competências específicas dos enfermeiros que atuam em uma UTI adulto. E como objetivos específicos: (i) Identificar habilidades de gestão e liderança no trabalho da enfermagem, a partir da percepção de enfermeiros que atuam em uma UTI Adulto, e (ii) conhecer as potencialidades e fragilidades na atuação dos enfermeiros em UTI adulto. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com uma enfermeira gestora e quatro enfermeiros assistenciais que atuam na UTI- Geral de um hospital público de direito privado de um município localizado na região norte do Rio Grande do Sul/RS. A coleta dos dados iniciou após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer 3.551.479. As entrevistas foram realizadas individualmente, nos meses de setembro e outubro de 2019, por meio de um roteiro semiestruturado com auxílio de um gravador de voz. A partir da análise dos dados, com a técnica de análise temática, originaram-se quatro categorias: Liderança de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva; Atribuições do Enfermeiro na Gestão da UTI; O Processo de Enfermagem em UTI e Potencialidade e Fragilidades na atuação do Enfermeiro em UTI. Os resultados evidenciaram que as habilidades de liderança na UTI são primordiais para que o trabalho da equipe se desenvolva adequadamente. Em relação à todas as atribuições e competências de gestão que compete ao enfermeiro na UTI, destaca-se a importância da qualificação adequada, que deve mobilizar as competências profissionais específicas, aliando conhecimento técnico-científico, domínio da tecnologia, humanização, empatia e individualização do cuidado, o que permite uma melhor qualidade na assistência prestada. O processo de enfermagem mostrou como ocorre a efetivação na prática da UTI, e as contribuições para a organização e sistematização da assistência de enfermagem, no qual necessita de aceitação e da prática dos profissionais. As potencialidades na UTI estão relacionadas com a gratificação profissional, já as fragilidades estão associadas com o enfrentamento de mortes prematuras de pacientes jovens. Acredita-se que os resultados obtidos neste estudo possam contribuir com o desenvolvimento das competências dos enfermeiros que atuam na UTI e desta forma, criar e agregar reflexões para o fortalecimento e empoderamento da enfermagem na terapia intensiva.
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    Estilo de liderança, felicidade no trabalho e resultados: o líder como elo na gestão estratégica de pessoas
    (2018) Dassi, Diana Andréia; Giotto, Olivo Tiago
    O objetivo deste artigo é analisar a evolução da liderança, a relação entre políticas e práticas na gestão estratégica das organizações. Propondo uma perspectiva que engloba a influência da liderança no alcance das metas, felicidade no trabalho e motivação das equipes. Este trabalho objetiva analisar a atuação do líder como elo fundamental na gestão estratégica de pessoas, por meio de reflexões sugeridas e pautadas em referencial teórico. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que analisa as temáticas de gestão estratégica de pessoas, liderança, e a relação entre esses dois temas para entender o estágio atual dos conceitos e estudos, e levantar oportunidades, proposições e lacunas para estudos futuros. O uso do termo liderança, neste trabalho, pretende ir além do perfil, reforçando o exercício do papel do líder. Espera-se contribuir para a evolução no campo da gestão estratégica de pessoas, e analisar a preocupação com a orientação dos comportamentos dos indivíduos para o atingimento dos objetivos organizacionais.
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    A influência do coaching na liderança de equipes de alto desempenho: uma revisão bibliográfica
    (2018) Mattia, Marilia Paula; Giotto, Olivo Tiago
    O estudo teve o objetivo de investigar teoricamente, através de uma pesquisa bibliográfica, se o coaching pode contribuir no desenvolvimento da liderança para se obter e manter equipes de alto desempenho nas organizações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, através do levantamento dos documentos relevantes sobre o assunto em questão. Conclui-se que a ferramenta do coaching tem sim uma forte influência no desenvolvimento da liderança para gestão de equipes de alto desempenho, sendo capaz de tornar o ambiente e as pessoas mais satisfeitas, produtivas e voltadas para o resultado das organizações.
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    Inteligência emocional e liderança: revisão sistemática
    (2019) Rigo, Talissa Rodrigues; Giotto, Olivo Tiago
    A quarta revolução industrial trouxe inúmeras mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que acabaram influenciando o estilo de gestão dentro das organizações. Com isso, busca-se que os profissionais, principalmente os que estão em cargos de liderança, estejam atentos a desenvolver habilidades além de técnicas, comportamentais, entre elas, a inteligência emocional. Diante dessa premissa este estudo buscou identificar a relação entre Inteligência Emocional e Liderança por meio de uma revisão sistemática através de uma metodologia qualitativa com viés descritivo e exploratório. O estudo seguiu três etapas sendo elas, busca conceitual, compilação e seleção. Os dados foram pesquisados nas bases de dados Scopus, Wiley Online Library of Web Science, durante os meses de maio e junho de 2019, utilizando como palavras-chaves para a busca, liderança, inteligência emocional e Liderança e Inteligência emocional, considerando as publicações feitas entre 2014 à 2018. Os resultados apontam para uma forte associação entre IE e Liderança, entendendo a primeira, como uma habilidade importante na atuação em cargos de liderança de equipes. Além disso verificou-se a necessidade de continuação de estudos que venham a sanar a lacuna existente entre a teoria e a prática, no que diz respeito a implicações na avaliação e treinamento de Inteligência Emocional nas organizações.
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