Pedagogia

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    Práticas mediativas no contexto escolar e seu impacto sobre aspectos cognitivos e emocionais de crianças: uma revisão narrativa
    (2024) David, Ana Maria de; Jaboinski, Juliana
    O trabalho “Práticas meditativas no contexto escolar e seu impacto sobre aspectos cognitivos e emocionais de crianças: uma revisão narrativa” analisou o papel do Yoga e do Mindfulness na Educação Infantil e nos primeiros anos escolares. Com base em uma revisão narrativa da literatura, o estudo investigou o impacto dessas abordagens no desenvolvimento socioemocional e cognitivo, abordando questões como a importância da empatia, da autorregulação e da gestão de emoções. O problema abordado neste trabalho é a necessidade de integrar práticas de Yoga e Mindfulness no ambiente escolar, visando promover o desenvolvimento integral das crianças, em um contexto educacional que muitas vezes prioriza apenas o aprendizado acadêmico. A fundamentação teórica apontou que práticas meditativas como o Mindfulness e o Yoga atuam de forma significativa na redução da ansiedade e no aumento da concentração das crianças, promovendo um ambiente escolar mais saudável e propício para o aprendizado. A metodologia se baseia em uma análise qualitativa de publicadas entre 2018 e 2023. A seleção dos estudos foi orientada por critérios de inclusão específicos, garantindo que os materiais analisados fossem atuais e relevantes. Conclui-se que a combinação de aulas dinâmicas, lúdicas e criativas enriquece a experiência de aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e preparando-os para se tornarem indivíduos mais equilibrados e conscientes.
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    Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas
    (2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    Este trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
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    A ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental.
    (2024) Petzen, Fernanda Brokop; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    A ludicidade desempenha um papel importante na aprendizagem, pois contribui para que a criança desenvolva múltiplas habilidades. O tema escolhido para a elaboração deste trabalho abordou metodologias lúdicas, caracterizadas pela forma de aprendizagem relacionada à inserção de jogos e brincadeiras no contexto escolar, considerando a ludicidade como elemento fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, o estudo propôs compreender qual a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, buscou identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento e apresentar maneiras de como a vivência das brincadeiras poderia auxiliar a aprendizagem e melhorar as práticas do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e exploratória, objetivando entender o lúdico como uma ferramenta pedagógica e como ele influencia o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da ludicidade na educação, enfatizando que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. A ludicidade deve ser valorizada e incorporada nas práticas pedagógicas, não apenas como um recurso, mas como um princípio fundamental que orienta o processo de ensino-aprendizagem. Através da implementação de atividades lúdicas, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que não apenas ensina, mas também encanta, motiva e prepara as crianças para os desafios do futuro.
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    A contribuição da educação do campo na promoção da sucessão familiar
    (2024) Gronfeld, Gabriela; Ecco, Idanir
    O trabalho investigou a contribuição da educação do campo para a sucessão familiar, com foco na Escola Municipal Gabriel Ferri, situada na comunidade de Coronel Teixeira, em Marcelino Ramos – RS. A educação do campo, ao longo da história, surgiu como uma resposta à necessidade de alfabetização e qualificação dos trabalhadores rurais, influenciada pelas transformações socioeconômicas e pela modernização agrícola. A educação do campo ainda enfrenta desafios, como a precariedade das escolas e o êxodo rural que ameaça a sucessão das propriedades familiares. Este estudo teve como objetivo compreender os fatores que influenciaram a permanência dos jovens na propriedade familiar e sua sucessão, com ênfase em identificar a contribuição da educação do campo, especialmente a proporcionada pela Escola Municipal Gabriel Ferri. A pesquisa buscou entender como a proposta educacional dessa escola, voltada para a valorização do campo e incentivo à sucessão familiar, impactou a decisão dos egressos de permanecer e assumir as responsabilidades familiares. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que a escola teve um impacto limitado, com críticas à falta de diversidade curricular e à ênfase excessiva na horta escolar.
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    Pedagogia e a humanização no mercado de trabalho: construindo relações mais humanas no ambiente corporativo
    (2024) Czarnowski, Kétlen; Brod, Anelise
    O presente trabalho analisa a relação entre pedagogia e humanização no mercado de trabalho, destacando como as práticas educativas podem contribuir para ambientes corporativos mais éticos, empáticos e colaborativos. Partindo da relevância crescente de transformar o ambiente corporativo em um espaço mais humano, este estudo explora o papel do pedagogo na promoção de valores humanos e na construção de relações de trabalho saudáveis e produtivas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, busca-se analisar práticas pedagógicas aplicáveis ao contexto empresarial, valorizando o capital humano e promovendo o desenvolvimento integral dos colaboradores. A pesquisa enfatiza que investir na humanização do trabalho resulta em bem-estar, maior engajamento e uma cultura organizacional baseada no respeito e na inclusão.
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    A importância da prática do pedagogo no ambiente hospitalar
    (2024) Dariva, Lidiane Smagalla; Brod, Anelise
    O presente trabalho tem como objetivo explorar a relevância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, destacando sua contribuição para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes em situação de internação. A pesquisa discute a importância de garantir o direito à educação em condições adversas, bem como o papel do pedagogo em promover a continuidade do aprendizado, o bem-estar psíquico e a inclusão social desses indivíduos. Por meio de uma abordagem teórica e documental, são analisados conceitos de pedagogia hospitalar, legislação pertinente e práticas pedagógicas que podem ser implementadas nesse contexto. O estudo busca evidenciar como a presença do pedagogo no ambiente hospitalar contribui para humanizar a experiência da hospitalização, favorecendo a resiliência e a manutenção de vínculos educacionais e sociais. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades dessa atuação, ressaltando sua importância no âmbito da educação e da saúde.
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    Alfabetização e o processo de transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental
    (2024) Saccomori, Marília; Brod, Anelise
    A pesquisa “Alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental” teve como problema de investigação: “Quais as estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelos professores regentes das turmas Pré-B da Educação Infantil e das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas de um município do Alto Uruguai visando a alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental? ” De maneira geral, objetivou em conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização pelos professores que atuam com turmas de Pré-B e de 1º ano do município de Viadutos RS, acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se que as escolas vinham trabalhando com métodos para uma transição saudável, mas que essa prática foi se perdendo por não haverem resultados tão perceptíveis e por serem momentos muito pontuais. Além disso, percebeu-se que a dificuldade em ofertar uma transição sem rupturas também advém da contradição entre documentos normativos que não deixam claro como trabalhar a alfabetização na transição. Ainda, observou-se que as professoras desenvolvem práticas parecidas para trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita, mas que suas abordagens e modos de pensar são bastante divergentes.
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    A importância das estratégias psicomotoras no processo de alfabetização
    (2024) Orso, Nadine Taís; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática as estratégias psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização. A etapa inicial da aquisição da leitura e da escrita é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e é frequentemente marcada por sentimentos de expectativa, aflição, receio e ansiedade, tanto para elas quanto para suas famílias. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre a contribuição da área psicomotora, no processo de alfabetização refletindo acerca das estratégias possíveis e necessárias para a consolidação de uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva. A pesquisa exploratória, de base bibliográfica e qualitativa, fundamenta-se na leitura, análise e síntese de artigos científicos e obras que tratam sobre a temática. Os estudos apontam que a criança precisa desenvolver habilidades motoras, para que a alfabetização ocorra de maneira mais significativa, permitindo que a mesma reconheça as letras e palavras, mas também tenha domínio dos movimentos.
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    A importância do lúdico para a aprendizagem nos anos iniciais
    (2024) Campagna, Maysa; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    Essa pesquisa destaca o papel essencial das brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo central é investigar como o lúdico contribui para a aprendizagem nos anos iniciais, abordando seus impactos nos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisada obras e artigos que evidenciam que o brincar favorece o desenvolvimento de funções como motricidade, linguagem, memória e equilíbrio emocional. Além disso, o faz de conta permite a construção de vínculos e aprendizagens significativas, promovendo uma adaptação confortável ao ambiente escolar. O lúdico é uma ferramenta fundamental para criar um ambiente acolhedor e estimulante, impactando positivamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.
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    Relatos da atuação de pedagogos em turmas de 4º s e 5º s anos em situação de vulnerabilidade social: estudo em uma Escola Pública Municipal do Alto Uruguai Gaúcho
    (2024) Oliveira, Nicoli Maiara Hoffmann de; Caron, Márcia dos Santos
    O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Relatos de pedagogos em turmas de 4°s e 5°s anos em situação de vulnerabilidade social: Estudo em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho” teve como objetivo principal conhecer como os pedagogos que trabalham em 4°s e 5° anos com estudantes em situação de vulnerabilidade social em uma escola pública municipal do Alto Uruguai Gaúcho relatam sua atuação pedagógica. A motivação para essa pesquisa surge da necessidade de abordar um tema pouco discutido tanto na comunidade quanto no curso de Pedagogia. O intuito principal é sensibilizar e ampliar a voz dos pedagogos que frequentemente são negligenciados. O trabalho foi conduzido por meio de pesquisa de campo, a metodologia envolveu a aplicação de um questionário anônimo online via Google Forms, contendo cinco questões pertinentes ao tema. Após a coleta de dados, os resultados foram analisados e descritos, por meio da análise temática proposta por Bardin (2010) com as principais ideias e reflexões emergentes, enfatizando as percepções dos pedagogos. A análise buscou relacionar as teorias estudadas com a prática profissional, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das experiências vividas pelos Pedagogos nesse contexto específico.