Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/39
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- Bancos digitais: estudo sobre os fatores de adesão e permanência de clientes(2019) Berti, Daiane; Orso, Lidinei ÉderO conceito de serviços bancários vem evoluindo de acordo com a tecnologia e digitalização. Progressivamente, os bancos digitais facilitam o acesso aos serviços financeiros e trazem conveniências ao cliente por meio da inovação tecnológica. Diante desse cenário, buscou-se identificar os mais conceituados bancos digitais disponíveis aos consumidores brasileiros, assim como seus diferenciais em relação aos bancos tradicionais. O objetivo do presente estudo é analisar os principais fatores que atraem os consumidores a aderirem ao serviço dos bancos digitais, bem como a continuarem utilizando esse serviço. A fim de alcançar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento e a coleta de dados foram realizados por meio de questionário tipo survey com escala Likert de 5 pontos. A amostra é composta por 223 questionários. O resultado da pesquisa indica que a ausência de cobrança de taxa de anuidade do cartão de crédito é o principal fator que leva à abertura de novas contas como também é o mais importante na decisão de se manter como cliente. Os resultados trazem ainda como fatores considerados mais importantes a ausência de cobrança de taxa de manutenção, fazer todas as transações por meio da internet e consulta de saldos e extratos sem pagar nenhuma tarifa. Enquanto isso, programas de milhas/acúmulo de pontos/Cashback são os serviços considerados menos importantes para a amostra. Outros fatores considerados menos importantes são saques na rede de Bancos 24 Horas e oferta de serviços e produtos como investimentos, seguros, empréstimos e financiamentos.
- Quem quer dinheiro? a gestão do crédito em bancos públicos e cooperativas de crédito(2019) Gasparin, Roberto Fabio; Orso, Lidinei ÉderO artigo possui enfoque na inadimplência, trazendo para análise as informações de dois Bancos Públicos (Banco do Brasil e Banrisul) e duas Cooperativas de Crédito (Sicredi e Unicred), sendo efetuada a comparação de taxas de inadimplência e volume de carteira. O mesmo apresenta, também, a diversificação da carteira de crédito por nível de risco e os valores de provisões realizadas em 2018, calculando índices médios de provisão por instituição no mesmo ano. No decorrer do trabalho, estudamos o formato de análise de crédito de uma Cooperativa, a fim de explanar sobre a comparação de Gestão do Crédito (responsável pelo gerenciamento da carteira de crédito) e Gestão do risco de Crédito(parte integrante da gestão de crédito, sendo a mensuração e a busca de alternativas para a redução das perdas inerentes ao crédito).Para tanto, foi efetuado um levantamento dos dados mediante pesquisa em artigos, livros, sítios da internet e principalmente nos balanços anuais das Instituições Financeiras. Importante destacar que devido ao grande crescimento das instituições, a análise de crédito está em constante aperfeiçoamento, contribuindo para uma gestão eficaz dos riscos do crédito e se apresenta como ferramenta fundamental para manutenção e aumento de uma carteira de crédito saudável.