Ciências Sociais Aplicadas
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/46
Navegar
- Arquitetura para delegacias: uma proposta de potencialidade para o meio policial(2021) Lima, Roberta Aparecida Theodoro de; Michel, Jessica AndradeObjetivos: Desenvolver um anteprojeto arquitetônico de reforma e ampliação em edificação preexistente a qual funcionava como CEJA (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos), onde será implantado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Erechim (D.P.P.A.). Além de uma nova construção para a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento ás Mulheres (D.E.A.M.) assim como da Delegacia de Polícia Regional do Interior, conforme demanda atual da polícia, no município de Erechim – RS.
- Centro Comunitário Presidente Vargas: espaço de apoio para jovens e crianças em vulnerabilidade social(2021) Tochetto, Fernanda; Michel, Jessica AndradeApesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo, ainda não encontrou-se um método para acabar com a vulnerabilidade social, termo utilizado para descrever a falta de oferta de serviços básicos, acesso a equipamentos públicos e até mesmo conhecimento, acontecendo assim uma segregação entre pessoas. Erechim, apesar de ser uma município que não possui um número expressivo de habitantes, ainda vive esta realidade e não muito diferente de outras cidades, as pessoas com menor faixa de renda, vivem as suas margens, dificultando o acesso a área central. Uma maneira de socializar pessoas é a criação de centros comunitários, que também através de atividades educativas e culturais, proporcionam melhoria na educação, renda e qualidade de vida das pessoas, voltado para os jovens e crianças, evitam que eles fiquem expostos a marginalidade e as más companhias e resgatam suas perspectivas de vida. Portanto o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de um centro comunitário de apoio destinado a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, no município de Erechim/RS. Sua metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira como pesquisa teórica, baseada em análise de dados secundários e a segunda prática, com pesquisa descritiva e construtiva, com análise de diretrizes de projeto, referências arquitetônicas, estudo do local e intenções projetuais.
- Centro de apoio à pessoa com deficiência visual: uma arquitetura além da visão(2020) Rassia, Paula Gisele Gomes; Michel, Jessica AndradeO trabalho proposto discorre sobre a questão da deficiência visual e da arquitetura sensorial, e objetiva compreender quais as necessidades e interesses do público alvo. Diante da negligência em relação as pessoas cegas e com baixa visão, faz-se necessário repensar o que tem sido proporcionado pelo setor público, setor privado, organizações sem fins lucrativos e não governamentais, ao desenvolvimento humano desse público. Neste trabalho são abordadas questões sobre inclusão social, desenvolvimento da autonomia, independência e empoderamento das pessoas com deficiência. A arquitetura tem como função proporcionar espaços geradores de qualidade de vida, que atendam um determinado uso ou função. Através de pesquisas são identificados elementos sensoriais que ativam e estimulam os diferentes sentidos humanos, os quais são essenciais para o desenvolvimento das habilidades da pessoa com deficiência. Portanto, esta pesquisa visa propor o anteprojeto de um Centro de Apoio a Pessoa com Deficiência Visual na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada consiste em analises de dados secundários e pesquisa qualitativa, feita por intermédio de questionário aplicado a pessoas com deficiência visual. Os resultados encontrados auxiliaram na criação do repertório projetual, por meio dos estudos de caso, e na definição do tema principal. A pesquisa qualitativa permitiu a compreensão das reais necessidades do público alvo. Por fim, depreende-se da pesquisa que os espaços de interação social, lazer, cultura e educação, voltados ao protagonismo da pessoa com deficiência, contribuem para seu reconhecimento como indivíduo e trazem visibilidade perante a sociedade.
- Centro de terapias alternativas: um olhar especial para a saúde mental(2020) Pertille, Laura Forcelini; Michel, Jessica AndradeA saúde mental é um assunto importante pois envolve o bem-estar físico, mental e social. No Brasil e no mundo, é cada vez mais frequente a ocorrência de doenças mentais, como a depressão. A doença pode prejudicar o indivíduo em seu desempenho no trabalho, no processo de aprendizado, em relacionamentos com a sociedade e nas atividades do cotidiano. A falta de espaços públicos de qualidade e de espaços verdes contribuem para o desenvolvimento dessas doenças. O presente trabalho tem como tema "Centro De Terapias Alternativas: Um olhar especial para a saúde mental". Este estudo consiste em oferecer para a população de Erechim e região, um espaço com terapias alternativas para amparar as pessoas que sofrem de doenças mentais. No município é inexistente um espaço nesse contexto. O trabalho proposto tem por finalidade suprir a falta desses espaços. Dessa forma, a transformação dos espaços através da arquitetura contribui para reduzir o impacto dessas doenças, melhorando a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas.
- Centro Equestre e Hotel Rural: um contributo ao desenvolvimento socioeconômico no município de Estação-RS(2021) Rossetto, Letícia Nadal; Michel, Jessica AndradeDiante da conjuntura global em relação ao meio ambiente, observa-se que o cenário mundial é impactado com o êxodo rural e meios de produção nocivos à sociedade e aos ecossistemas. Apesar disso, existem alternativas que levam a um desenvolvimento mais sustentável a ser práticado nessas áreas. Com isso propõe-se o estudo de um anteprojeto para a implantação de um Hotel Rural, com base na sustentabilidade como um preceito para o desenvolvimento socioeconômico no município de Estação-RS, visto que o turismo rural apresenta condições favoráveis para combater o êxodo rural, retomando a ideia de um desenvolvimento rural impulsionando um conjunto de atividades, com estratégias para o aproveitamento dos recursos disponíveis auxiliando na dinamização econômica das comunidades. O hotel será um atrativo devido a suas potencialidades naturais e paisagísticas, com isso pretende criar um espaço completo para lazer, saúde e educação, com uma infraestrutura que favorece a interação com a fauna e flora, promovendo a valorização destes, ao mesmo tempo em que oferece espaços de recreação aconchegantes para diversas idades e culturas.
- Colônia Penal Agrícola para a cidade de Erechim: arquitetura humanizada e ressocialização dos apenados(2021) Pereira, Luciane Renata Alves; Michel, Jessica Andrade; Roesler, Sara; Rocha, Vanessa Tibola daJustificativa: A colônia penal agrícola contribuirá para desafogar o presídio da cidade de Erechim, buscando oferecer oportunidades de um recomeço na vida em sociedade aos presidiários, utilizando uma arquitetura humanizada em umas das áreas mais carentes do nosso país.
- Escola de educação infantil Abelinha(2020) Zinkiewicz, Ivone; Michel, Jessica AndradeA partir do momento em que um arquiteto busca realizar um projeto de arquitetura escolar, o mesmo se depara com inúmeras nuances e possibilidades únicas dessa área de estudo. Tendo isso em vista, o presente estudo concentra-se em desenvolver uma base teórica para o projeto de uma edificação escolar de qualidade e que se baseie nos princípios da pedagogia, além de buscar criar espaços diferenciados que não se enquadram na estrutura escolar tradicional vigente. Para tanto, foi utilizada uma metodologia pautada no levantamento bibliográfico histórico, com realização de estudos de caso múltiplos, diagnóstico da área de implantação do projeto e suas condicionantes. Baseando-se nas informações coletadas e analisadas durante o projeto, pode-se concluir que a qualidade arquitetônica dos ambientes interfere no comportamento dos alunos e demais usuários da escola, sendo significativo e relevante pensar em modelos que se diferenciam do padrão estabelecido e com maior relação com os princípios pedagógicos propostos.
- Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente - Aratiba-RS(2021) Morgan, Édina; Michel, Jessica Andrade; Roesler, Sara; Rocha, Vanessa Tibola daProjetar uma nova sede para a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, na cidade de Aratiba/RS, para atender alunos de 0 a 5 anos de idade.
- Penitenciária inclusiva de Erechim: proposta de ressocialização através de uma arquitetura humanizada(2019) Scalabrin, Júlia; Michel, Jessica AndradeO sistema prisional brasileiro passa por uma série de desafios, dentre eles: a superlotação, o sucateamento da infraestrutura prisional, o descaso do poder público, o tempo ocioso do preso e a ressocialização da massa carcerária junto à sociedade. Essas descrições retratam a realidade da maioria dos presídios no Brasil. Diante disso, ressalta-se que, na cidade de Erechim, no norte do estado do Rio Grande do Sul, as condições do sistema prisional são as mesmas, vivenciando atualmente sérios problemas na infraestrutura da edificação. Assim, não há dúvidas que a origem do problema (indivíduo preso) vem de uma série de outras variáveis negligenciadas pelo governo, pela família, pelo próprio preso e pela sociedade como um todo. No entanto, entende-se que, cada setor precisa fazer sua parte e contribuir para a melhora da vida de todos. Nesse sentido, a resposta da arquitetura deve ser voltada ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos com qualidade e dotados de espaços para a real recuperação do preso, em todos os seus níveis intelectuais e sociais. Portanto o objetivo do presente trabalho é desenvolver o anteprojeto arquitetônico de uma penitenciária inclusiva, com práticas voltadas a reinserção social, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases, nas quais ocorreram as etapas de análise das necessidades do público-alvo, através de legislações pertinentes e demandas observadas através do contexto atual dos presídios brasileiros; a segunda e terceira etapa, que buscam por estratégias projetuais que possibilitem a ressocialização do apenado e estudo de alternativas de trabalho e integração dentro da penitenciária, ocorreram por meio de estudos de caso selecionados a nível mundial. Por fim, o último objetivo deverá ser atingido através do projeto de uma forma arquitetônica com elementos de segurança e humanização. Os resultados parciais desta pesquisa evidenciam que oferecer condições adequadas e perspectiva de futuro ao preso, ajuda-o a se recuperar, consequentemente evitando a reincidência e diminuindo a população carcerária. Além disso, recuperar um indivíduo contribui com todo o meio onde ele está inserido, o que possibilita o progresso de toda a sociedade.
- Pousada e spa holístico Vale Dourado(2020) Colling, Lara Cassiana Knorst; Michel, Jessica AndradeCom o aumento dos índices de estresse e esgotamento emocional, os quais atingem grande parte da população brasileira, cresceu a busca por espaços que proporcionem terapias alternativas para auxiliar na melhora da qualidade de vida e na evolução pessoal de cada um. Outro fator que deve ser considerado atualmente é a adoção de técnicas construtivas sustentáveis pelo setor da construção civil, pois gera um menor impacto ambiental e, também, colabora com essa melhora na qualidade de vida. Diante disso, o objetivo deste trabalho é criar embasamento para desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico de uma pousada e spa holístico para a cidade de Erechim - RS, a qual supra essas demandas. A metodologia do trabalho é classificada como descritiva, baseada na análise de dados secundários. Os resultados da pesquisa mostraram a importância de priorizar o uso de materiais renováveis, técnicas construtivas ecológicas e novas tecnologias sustentáveis para reduzir os danos ao meio ambiente e preservar a vegetação existente nos locais de estudo.