Trabalhos de Conclusão de Curso

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 58
  • Imagem de Miniatura
    Problemas matemáticos: um estudo no 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim
    (2018) Souza, Daiane Martinelli de; Zanoello, Simone Fatima
    A partir da leitura de obras e documentos relevantes da área da Educação Matemática, percebeu-se a importância de se desenvolver um estudo a respeito dos problemas matemáticos, tendo em vista a exploração destes em estratégias metodológicas em sala de aula, haja vista que configuram uma competência fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa, com o objetivo de verificar se os professores que ministram aula no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim, trabalham os problemas recomendados pelas autoras Kátia Smole e Maria Diniz. A referida pesquisa foca um estudo de caso, sob um percurso metodológico delineado em três etapas sequenciais e progressivas. A primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica; a segunda, com a definição da amostra de professores participantes da pesquisa, com a respectiva coleta de dados, e a terceira etapa, a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores consideram relevante o trabalho com problemas em sala de aula, entretanto, a diversidade dos tipos de problemas matemáticos não é devidamente trabalhada.
  • Imagem de Miniatura
    Planejamento de sala de aula e pedagogia de projetos: repensando a prática pedgógica
    (2018) Foppa, Emily Rodrigues; Vasques, Rosane Fátima
    Sabe-se que o sucesso da aprendizagem escolar depende de diversos fatores, sendo o trabalho pedagógico central nessa promoção. Desse modo, investigar a forma como o professor organiza, planeja e avalia em suas aulas é imprescindível para pensar a qualidade da educação escolar. Diante dessa premissa, a presente pesquisa busca apresentar a Pedagogia de Projetos como uma proposição ao planejamento de sala de aula. Para isso, compreende-se a importância da organização do trabalho pedagógico, bem como se identificam os diferentes níveis e tipos de planejamento que envolvem o sistema escolar, dentre eles o Projeto Político Pedagógico, o planejamento educacional, planejamento curricular, o planejamento de ensino e o planejamento escolar. Nesse sentido, é possível depreender o quanto é importante os professores elaborarem bons planejamentos, haja vista a interferência no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foca-se a Pedagogia de Projetos a partir da construção de um projeto que visa aos interesses, sonhos e necessidades da turma. Esse método de ensino busca conquistar a atenção e curiosidade dos alunos, proporcionando uma participação ativa de todos os envolvidos. Nessa perspectiva, o aluno constrói seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador do ensino. Assim, é possível realizar um planejamento que se aproxime da realidade, valorizando as vivências, tornando o aluno um ser autônomo, participativo e ativo.
  • Imagem de Miniatura
    Gestão democrática e construção da autonomia no discurso de docentes das escolas públicas de um município do norte do Estado
    (2019) Catarina, Micheli Santa; Marques, Franciele Fátima
    A presente pesquisa apresenta como temática central a discussão acerca da Gestão Democrática e da Construção da Autonomia de professores e estudantes no discurso de docentes das escolas públicas de um município do Norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo como problemática central: Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores das escolas públicas que encontram-se presentes no discurso dos diretores e coordenadores pedagógicos, bem como, dos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul que configuram-se como práticas democráticas e constituintes da autonomia de professores e estudantes? Tem como objetivo principal, conhecer quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores que, a partir dos questionários respondidos, encontram-se implícitas no discurso de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul-RS. A pesquisa justifica-se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas exercidas no contexto educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com enfoque Exploratório, Bibliográfica e de Campo. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados, sistematização da pesquisa e divulgação em meios e eventos científicos. Teve como universo de investigação escolas de ensino fundamental da Rede Pública do Município de Campinas do Sul-RS, num total de 02 (duas) escolas, sendo 01 (uma) da Rede Municipal e 01 (uma) da Rede Estadual, totalizando 14 (catorze) participantes. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados foram coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertinentes à temática de investigação e para a Pesquisa de Campo, os dados foram coletados mediante aplicação de um Questionário Anônimo aos participantes da pesquisa. Os dados obtidos por meio dos questionários anônimos foram submetidos à interpretação com o auxílio do método de Análise de Conteúdo, que por sua vez permite desvelar de forma dirigida, o universo de compreensão que os sujeitos têm em relação ao tema pesquisado.
  • Imagem de Miniatura
    Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais
    (2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.
  • Imagem de Miniatura
    Avaliação da aprendizagem e prática pedagógica: discursos da revista Pátio (2007-2017)
    (2018) Maciel, Daniela; Vasques, Rosane Fátima
    A prática pedagógica não ocorre no vazio, ela se efetiva num campo de possibilidades, com intervenção de toda comunidade escolar e, em especial nos protagonistas do processo ensino e aprendizagem; o educador e o educando. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem não pode ser praticada de maneira isolada, visto que ela deve estar inserida no projeto pedagógico da escola, que abrange a integralidade da prática escolar que tem, como objetivo principal alcançar resultados positivos de construção de conhecimento e aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar quais os discursos sobre avaliação da aprendizagem estão presentes na Revista Pátio, bem como suas possíveis interpelações na prática pedagógica do professor. Para tanto buscou se compreender a prática pedagógica docente do professor como um processo diário de construção; conceituar a avaliação da aprendizagem como um processo, distinguin do a prática de avaliar da prática de examinar; analisar as implicações que avaliação da aprendizagem tem no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na prática docente do professor Realizou-se uma análise dos textos presentes na Revista Pátio na última década, a fim de reconhecer os aspectos tratados sobre avaliação nesta revista de circulação no meio escolar. A análise dos textos possibilitou dividi-los nos três níveis de avaliação: da aprendizagem, institucional e de larga escala. Referente a avalia ção da aprendizagem, foi possível colocar como uma ferramenta de ensino aprendizagem, sempre tendo em consideração a avaliação formativa. A avaliação institucional apresenta se como um mecanismo para auxiliar o gestor na melhora da escola, como instrumento par a diagnosticar e promover a tomada de decisões. E por final, a avaliação de larga escala, destacou se o cuidado com uso excessivo apenas para ranquear estabelecimentos e modificar a prática docente. Assim destaca se que a Revista Pátio faz parte do cotidian o do professor, no entanto, é preciso refletir sobre os discursos e repensar as práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação preocupada com a formação do educando.
  • Imagem de Miniatura
    O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 3º e 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim
    (2017) Holdis, Rosmari Teresinha; Zanoello, Simone Fatima
    partir da leitura de Fiorentini e Miorim (1990), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Smole e Diniz (2016), entre outros autores, percebeu se a importância do material manipulativo como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, realizou se uma pesquisa que tem por objetivo verificar se os professores que ministram aulas no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Matemática e o uso dos materiais manipulativos, na segunda etapa foi definida a amostra de professores que participariam da pesquisa, na terceira etapa o projeto foi apresentado à direção das escolas e aos professores que participariam da pesquisa e aplicado o questionário e na quarta etapa foi realizado a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada verificou se que os materiais manipulativos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, porém ao serem usados devem ter um objetivo pré estabelecido e fazer relação com os conteúdos. Verificou se também que a grande maioria dos professores participantes da pesquisa conhecem a importância e fazem uso dos materiais manipulativos para trabalhar os conteúdos matemáticos, tendo os materiais manipulativos como um grande aliado para desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Processo
  • Imagem de Miniatura
    O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim
    (2017) Chies, Alana Paula; Zanoello, Simone Fatima
    A presente pesquisa traz reflexões sobre a importância da utilização do Material Manipulativo para o ensino de Matemática, buscando apresentar algumas contribuições que o mesmo pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino da Matemática, esta pesquisa busca verificar se os professores que ministram aulas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira etapa da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre: O ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso de materiais manipulativos no ensino de Matemática. A segunda etapa contou com a definição da amostra dos professores que participariam da mesma. Na terceira, entrou-se em contato com as escolas participantes, definindo o número total de professores participantes da pesquisa e por último, foi realizada a análise dos dados obtidos, no qual foi feito um estudo aprofundado para ver se as respostas estavam coerentes com o que os autores estudados defendem. Conclui-se a partir da pesquisa realizada que 100% dos professores que responderam o questionário proposto utilizam materiais manipulativos em suas aulas, considerando-os ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, acreditam ainda que os materiais manipulativos auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos.
  • Imagem de Miniatura
    Avaliação da qualidade de vida e funcionalidade: observação nas doenças neurodegenerativas x lesões neurológicas abruptas
    (2019) Roscziniak, Taira; Castro, Márcia Bairros de
    As doenças neurodegerativas são condições que afetam os neurônios do sistema nervoso central. Essas doenças são incuráveis e debilitantes e têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurônios, levando assim à perda progressiva de habilidades motoras, memória e alterações cognitivas. Já as doenças neurológicas abruptas são situações que acometem o sistema nervoso central de forma rápida e não progressiva. A falta de estudos na comparação da qualidade de vida (QV) e funcionalidade de pacientes com doenças degenerativas e neurológicas abruptas tornou-se motivo da presente investigação. O objetivo desse estudo foi observar se há melhor QV e funcionalidade em pacientes com doenças neurodegenerativas ou abruptas através das escalas Whoqol Bref para QV e Índice de Barthel para funcionalidade. Os resultados obtidos demonstraram que na avaliação da QV os escores que mais pontuaram foi percepção da QV (3,7) no grupo de doenças degenerativas e meio ambiente (4,1) (p = 0,028) no abruptas. Já o que menos pontuou foi o físico para os dois grupos (3,7 e 3,1 respectivamente). Na Funcionalidade os itens com maior pontuação foi nas transferências e deambulação (11,9) no grupo de doenças neurodegenerativas e transferências (12,7) no abruptas. Já as menores pontuações foi no item banho (3,8) no grupo degenerativas e Higiene (4) no abruptas. Conclui-se assim que a funcionalidade e QV são muito semelhantes entre os grupos, percebendo-se média de qualidade de vida considerada regular nos dois grupos, mesmo que a funcionalidade tanto para os indivíduos com lesão neurológica neurodegenerativas e abruptas sejam consideradas dependência leve.
  • Imagem de Miniatura
    Verificação do uso de drogas em estudantes do ensino médio de uma escola privada da cidade de Erechim-RS
    (2019) Brusco, Priscila Perin; Camera, Fernanda Dal'Maso
    Segundo o relatório mundial de drogas 247 milhões de pessoas consomem drogas por ano. O objetivo foi verificar o uso de drogas em estudantes do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Erechim/RS e avaliar as características demográficas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e a relação parental. Estudo transversal, analítico, observacional. Foi desenvolvido numa escola privada. Os estudantes que apresentaram o TCLE e Termo de Assentimento assinados, responderam o questionário. Os dados foram tabulados no Libre Office 6.2, realizou-se estatística descritiva e inferencial e o teste Qui-quadrado e correlação de Pearson. A amostra foi de 87 estudantes com uma prevalência de 72% do sexo feminino. Observou-se que o consumo de álcool pelos estudantes foi de 92% e 41% relataram que a casa de amigos é o local onde mais consomem. Em relação ao cigarro 85% afirmaram que nunca fumaram. Em relação a outras drogas observou-se que a maioria não consomem. Verificou-se também que 80% dos pais geralmente ajudam seus filhos quando tem algum problema. Por último em relação às outras atividades, verificou-se que 31% dos estudantes raramente praticam alguma atividade religiosa e em relação à prática esportiva 93% praticam atividade física. Concluiu-se que a maioria dos estudantes nunca fumaram cigarro, alguns já experimentaram narguilé e a maioria nunca utilizou drogas ilícitas, porém a maior parte já utilizou bebida alcoólica. Em nossa pesquisa, concluímos que um maior número de estudantes realizam atividade física, tem pratica religiosa, apresentam um bom convívio familiar e a maioria dos familiares não fumam.
  • Imagem de Miniatura
    Efeitos da fisioterapia aquática durante o período gestacional
    (2019) Vanz, Maria Regina Caprini; Maronesi, Caren Tais Piccoli; Malysz, Karine Angélica
    O período gestacional é caracterizado por diversas modificações físicas que são necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Porém essas modificações podem causar dor e limitações das atividades diárias dessas mulheres. A fisioterapia aquática promove alivio das dores decorrentes desse período, fornece relaxamento e pode favorecer a melhora da qualidade de vida dessas mulheres. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de fisioterapia aquática durante o período gestacional e verificar se o tratamento se mostrara eficaz na redução da sintomatologia decorrente deste período. Para isso a amostra deste estudo foi composta por 07 mulheres entre a 13º e 30º semanas de gestação. Na avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala visual analógica (EVA), SF-36, índice da qualidade do sono de Pittsburg, avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico através da escala de Ortiz. Após a avaliação as pacientes foram submetidas a dezesseis sessões de fisioterapia aquática com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, durante dois meses, posteriormente foram reavaliadas pelos mesmos instrumentos avaliativos. Foi observado através das analises, melhora significativa no estado geral de saúde das gestantes (p=0,04), força muscular do assoalho pélvico (p=0,03) e dor pela escala visual analógica (p=0,02).