Trabalhos de Conclusão de Curso

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Resultados da Pesquisa

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    O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC
    (2024) Bortoletti, Hélen Clara Keller; Caron, Márcia dos Santos
    O trabalho “O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC” busca trazer uma visão sobre o o que é a o tradicionalismo e como inclui-lo utilizando a própria BNCC. Objetiva proporcionar novas análises, discussões e reflexões sobre o quão pouco o tema é trabalhado em salas de aula. Justifica-se pela obrigação de que os principios da BNCC sejam exercidos de forma correta auxiliando assim na aprendizagem. Foi iniciado a partir de pesquisas bibliográficas que possibilitaram grande entendimento sobre os temas conseguindo desta forma conectar os mesmos com a realidade. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam a importância de valorizar e preservar as tradições locais no processo educacional promovendo desta forma o respeito e o conhecimento das culturas regionais.
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    Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento
    (2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
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    Como as diferentes configurações familiares são retratadas nos desenhos animados infantis para crianças de 0 a 12 anos, disponíveis nas plataformas digitais
    (2022) Oliveira, Tainá; Silva, Carlos Antônio da
    O presente estudo tem como objetivo analisar como as configurações familiares são retratadas nos desenhos infantis, disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, nas plataformas digitais. O interesse do estudo decorre das vivências e experiências de trabalhos acadêmicos e a importância de perceber e identificar quais conteúdos são disponibilizados para as crianças nos meios digitais, visando a importância de abordar e representar as diferentes configurações familiares existentes.
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    Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA
    (2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, Idanir
    A pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.
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    Desafios docentes no século XXI: a importância da formação continuada
    (2022) Fernandes, Camila Michele Miecoanski; Vasques, Rosane Fátima
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes no século XXI olhando para a escola do tempo presente. Para tal investigação, buscamos apresentar e analisar alguns desafios que os professores e estudantes vivenciam cotidianamente e que interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais desafios do professor estão: a desvalorização docente, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Inclusão. Já entre os estudantes, temos questões como: a indisciplina, a realidade socioeconômica e familiar e doenças como a depressão e ansiedade. A investigação é de caráter qualitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório, mediante pesquisa bibliográfica. Os meios metodológicos constituem-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação e análise das mesmas. O estudo mostra que a carreira do professor está exigindo muito além do que foi vivenciado em seu curso de formação, logo, a realidade na escola e na sala de aula atual, necessitam que os docentes busquem uma formação continuada, visto que a formação inicial não é suficiente para exercer esta profissão.
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    O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim-RS
    (2022) Perka, Maiara Maria; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade compreender a importância do brincar na Educação Infantil, bem como a relevância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Diante das pesquisas bibliográficas percebe se que o brincar na Educação Infantil desempenha um papel importante, desenvolvendo a criatividade, a linguagem e a aprendizagem. Para que o brincar gere aprendizagem ele necessita passar por diferentes estágios, conforme teorizado por Norman, Piaget e Vygotsky. O brincar é importante para todas as crianças, desde o seu nascimento, e está presente na Constituição Federal como um de seus direitos, para tanto, o Estado, a família e a sociedade devem zelar e assegurar o direito de brincar. Diante da pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal de Erechim no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com aportes teóricos de Elinor Goldschmied (2006) e Paulo Fochi (2018), que foram base para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovido de atenção necessária o brincar heurístico fica defasado, ocorrendo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Portanto, o professor deve estar atento em todas as sessões, dessa forma perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto.
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    Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas
    (2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone Fatima
    Desde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.
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    Tecnologias digitais: os conteúdos das plataformas de música e vídeos e as habilidades e competências propostas pela BNCC-2018
    (2022) Sadoski, Karlislei Aline Morganti; Silva, Carlos Antônio da
    A tecnologia é parte essencial na vida de todas as pessoas. Atualmente, os smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis, mensagens que antigamente demoravam dias ou meses para chegar, agora demoram minutos ou até segundos. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.
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    As políticas educacionais brasileiras: educação fiscal
    (2022) Warken, Aloir Afonso; Vasques, Rosane Fátima
    O presente estudo objetivou analisar as normativas brasileiras, políticas públicas e educacionais que referenciam a Educação Fiscal, e sua incidência dentro dos espaços escolares. Para tal fundamenta se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e document al, de caráter qualitativo. A nalisar as políticas públicas educacionais que tratam da Educação Fiscal , seus programas e incidê ncias tornam se fundamentais para a educação cidadã das pessoas, bem como, para a formação da cidadania fiscal. A Educação Fiscal, como uma forma de educação que visa a construção do conhecimento sobre tributos, arrecadação, o Estado, administração pública e a aplicação dos recursos arrecadados, é apresentada como um tema transversal na Base Nacional Comum Curricular. Os programas de Educação Fiscal, a níveis nacional, estadual e municipal objetivam a educação para a conscientização fiscal, e seus públicos alvo s são alunos do ensino fundamental, médio e superior, servidores públicos e sociedade em geral. Logo, a Educação Fiscal desempenha um papel formador do cidadão, para o exercício de seus direitos e deveres constitucionais, e assim, demonstra a sua importânc ia nos espaço s de educação para formar indivíduos conscientes das suas obrigações e benefícios sociais.