Trabalhos de Conclusão de Curso

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    Redes de atenção à saúde: a importância da referência e contrarreferência para a atuação integral na medicina
    (2024) Marini, Jéssica Maria; Ronchetti, Ramiro; Romero, Samuel Salvi
    As Redes de Atenção à Saúde são organizadas para buscar a integralidade nos atendimentos das populações, nos mais diversos territórios. Para tanto, encontra-se na referência e contrarreferência uma estratégia para garantir os princípios básicos do SUS, sendo a referência o processo de encaminhamento de um paciente ao nível de maior complexidade, como serviços de especialidade e atenção hospitalar, e a contrarreferência o retorno para a atenção básica (UBS). Assim, esse trabalho é caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujos objetivos são diagnosticar os processos de referência e contrarreferência nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), na atuação em Medicina; conhecer o perfil sociodemográfico e de atuação dos médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar; descrever os processos de referência e contrarreferência realizados por esses profissionais, e discutir acerca dos impactos que a presença ou a ausência desses processos podem causar. Os participantes são 12 profissionais médicos (6 da média e alta complexidade e 6 da APS), que foram submetidos à entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. As entrevistas foram analisadas sob forma temática de conteúdo e interpretadas de forma conjunta. A partir da análise temática de conteúdo emergiram 4 categorias. Contudo, com base nessa análise, pode-se dimensionar a importância das Redes de Atenção à Saúde no contexto de saúde pública e o quanto os processos de referência e contrarreferência são fundamentais para o cuidado em saúde, além do prejuízo proveniente da ausência deles e, ainda, elencar possíveis melhorias na realização desses processos.
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    Letramento funcional em saúde? compreensão do construto na atuação em medicina
    (2024) Batista, Mainara Hoffmann; Rachevski, Mariusca; Romero, Samuel Salvi
    As necessidades da população auguram nova configuração nas avaliações em saúde, tendo em vista, o aumento na prevalência de doenças crônicas no cenário dos serviços voltados à saúde. Esta denúncia problematiza o conhecimento do médico sobre seu trabalho e instiga o pensamento de que o autoconhecimento é imprescindível no sucesso da atenção dispensada. Para tanto, aliar o Letramento Funcional em Saúde (LFS) às intervenções avaliativas torna-se fator de proteção ao cuidado integral do usuário. Trabalho caracterizado como descritivo exploratório e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi descrever a compreensão do LFS por médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) e no contexto hospitalar. Os participantes, 10 profissionais médicos, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico e de atuação profissional. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada, três categorias foram impressas: o (des)conhecimento do LFS; a formação em medicina e o LFS; e o LFS e o impacto na atuação profissional. A análise dos dados seguiu orientação metodológica da análise temática de conteúdo. Os resultados e discussões apontam para possibilidades a serem consideradas a partir do conhecimento do determinante LFS.