Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
- Gerenciador de tarefas inteligente(2023) Barro, Bernardo Cenci; Madalozzo, Guilherme AfonsoO "Gerenciador de Tarefas Inteligente" é um aplicativo móvel projetado especificamente para melhorar a produtividade e eficiência no gerenciamento de tarefas pessoais e profissionais. Este aplicativo se destaca pela integração de tecnologias avançadas de inteligência artificial e reconhecimento de voz, proporcionando uma experiência de usuário única e intuitiva. Com uma assistente virtual incorporada, o aplicativo permite aos usuários gerenciar suas tarefas de maneira eficaz, oferecendo funcionalidades como criação, edição, visualização e exclusão de tarefas, além de um calendário integrado para o acompanhamento de prazos e eventos. O desenvolvimento do aplicativo envolveu um processo meticuloso de estudo, prototipagem, desenvolvimento e análise de resultados, com ênfase na aplicação de conceitos de assistentes virtuais e APIs de reconhecimento de voz. O objetivo principal é fornecer uma ferramenta prática e inovadora que contribua significativamente para o aumento da produtividade e eficiência dos usuários, tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.
- A inteligência artificial e os meios digitais como ferramenta de efetivação nas ações de execução por quantia certa(2022) Franke, Matheus Germano; Mignoni, AndréaO presente estudo, inspirado através das intervenções do direito público, averigua as ações de execução, de modo a ser visto sob um panorama que observa a sua presteza e competência, além de explorar - se há - o amparo dos sistemas digitais utilizados afim de aprimorar tal processo. O problema de pesquisa relata o questionamento acerca de que os sistemas virtuais utilizados pelo Poder Judiciário são eficazes nas ações de execução e/ou cumprimento de sentenças. Ademais, considera o processo histórico da execução civil, além de explorar determinadas espécies de execução e os princípios aplicados na mesma. Também investiga se a penhora e os meios cibernéticos são, de fato, idôneos na efetivação da execução e/ou cumprimento de sentença. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, conforme o método indutivo de abordagem e analítico-descritivo quanto ao procedimento, o conteúdo tratado expõe a existência de uma sobrecarga de ações no Sistema Judiciário Brasileiro, protelando o objetivo de prontidão e efetividade, que são os principais propósitos das ações de execução.
- Inteligência artificial: implicações e aplicações no poder judiciário(2020) Ruziski, Valeria; Mesquita, Rogério GarciaO crescimento exponencial da utilização de inteligência artificial na área jurídica despertou o interesse por debater esse assunto academicamente. Hoje, essa ferramenta é de extrema importância para diversos ramos, inclusive para o Poder Judiciário brasileiro. Existem muitos questionamentos acerca da possibilidade de a IA substituir o trabalho humano dentro da esfera jurisdicional, contribuindo, assim, com a eficiência do Poder Judiciário. O objetivo deste trabalho é apresentar essa tecnologia, identificar seus principais impactos no Poder Judiciário, e, ainda, estudar acerca da regulamentação do uso dessa ferramenta pelo Conselho Nacional de Justiça. Esta pesquisa visa, ainda, contribuir com algumas informações mais detalhadas sobre a realidade tecnológica de alguns órgãos do Poder Judiciário, bem como sua aplicação e implicação na esfera judicial. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e documental, por meio dos métodos indutivo e analítico-descritivo.
- Inteligência artificial e virtualização do direito: impacto nas relações dos profissionais do direito(2020) Taglieber, Paulo César; Santos, Luciano Alves dosAs tecnologias se fazem presentes em todos os ramos existentes, e sua influência geral mudanças nos padrões já estabelecidos. No ramo jurídico as tecnologias aplicadas a virtualização de processos e no uso ferramentas de inteligência artificial irão revolucionar o mesmo. No decorrer deste trabalho de monografia, veremos que a virtualização já é uma realidade praticamente instalada, já impondo as mudanças nas rotinas e processos de trabalho e gerando novos cenários aos profissionais do direito. E veremos também que a inteligência artificial ainda está em fase inicial de implantação, é uma ferramenta em desenvolvimento. Qual será realmente a possibilidade de utilização de ferramentas de inteligência artificial no ramo do direito. Algumas iniciativas se destacam, mas ainda de forma tímida e isolada. E como essas ferramentas já aplicadas estão ajudando o judiciário e os demais profissionais do direito. O objetivo deste trabalho será avaliar como a virtualização e as ferramentas de inteligência artificial podem alterar as relações entre os profissionais do direito. Para tanto serão realizadas pesquisas bibliográficas e análise de notícias, matérias e artigos encontrados na internet.
- Treinamento de rede neural com YOLOV8 para reconhecimento de placas de trânsito(2023) Kolassa, Caroline Paula; Tortelli, Daniel MeninCom o crescimento constante da frota de veículos em todo o mundo, a segurança no trânsito tem se tornado uma preocupação cada vez mais recorrente. Dentre as causas de acidentes nesse meio, destaca-se a falta de atenção dos motoristas às sinalizações nas vias públicas, que podem levar a graves acidentes. Neste contexto, o presente trabalho propõe-se a treinar uma rede neural com o algoritmo de detecção de objetos YOLO na versão 8 para identificação de 15 placas de regulamentação e 2 de advertência. Para a rotulagem das imagens foi utilizado o framework Roboflow e para o treinamento do modelo a linguagem de programação Python. O treinamento e estudo realizado acerca do tema contribuiu para o crescimento do conhecimento da área que é tão importante para o desenvolvimento de tecnologias que podem salvar vidas no meio viário. A precisão média da rede treinada alcançou 69,9%, o mAP atingiu 65,3%, e o Recall ficou em 58,8%, cumprindo o objetivo de identificação proposto.