Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/39
Navegar
- A disponibilidade na obtenção de crédito e a inadimplência do brasileiro(2019) Dendena, Elenir Vendrame; Vieira, Euselia PaveglioO objetivo deste artigo consiste em analisar de que forma a disponibilidade na obtenção de crédito nos últimos anos, colaborou com o alto percentual de inadimplência existente no Brasil. Os bancos, financeiras, entre outros, ofertam a seus clientes variadas linhas de crédito. Seja por desconhecimento, falta de planejamento e até mesmo má fé, muitas pessoas acabam contraindo mais dívidas do que conseguem pagar, ocasionando desta forma, um alto índice de inadimplência. Para a realização da pesquisa foi utilizado de estudo bibliográfico, de abordagem descritiva qualitativa em que os resultados auferidos demonstram que o Brasil apresenta altos índices de inadimplência, tanto em nível de pessoa jurídica quanto em nível de pessoa física. Ao término da pesquisa, conclui-se que as instituições financeiras possuem inúmeras modalidades de oferta de crédito. As pessoas, por sua vez, sem possuir uma educação financeira consistente, acabam usufruindo de forma descontrolada desses créditos, tornando-se inadimplentes.
- A relevância da educação financeira na qualidade de vida das pessoas(2019) Basso, Emanoele; Vieira, Euselia PaveglioConsumir de forma consciente é um dos objetivos da educação financeira. O ser humano precisa saber se comportar frente às suas dívidas, entendendo a importância de ter um bom planejamento financeiro pessoal, preocupando-se principalmente em manter uma reserva financeira para eventos inesperados ou para a concretização de sonhos. O presente artigo tem como objetivo verificar a importância do planejamento financeiro e da satisfação e qualidade de vida de alguns dos cidadãos da cidade de Aratiba/RS. Para tal, foi realizado primeiramente um estudo bibliográfico com intuito de dar embasamento aos principais temas relacionados com a educação financeira. Utilizou-se de pesquisa de natureza aplicada, descritiva, qualitativa com a coleta de dados por meio de um questionário, sendo sistematizados e analisados. Para o estudo, foram entrevistadas 56 pessoas, destas, constatou-se que a maioria possui consciência de que deve economizar para ter uma melhor qualidade de vida, todavia não faz ou não sabe como efetuar planejamento financeiro. Conclui-se que a pesquisa realizada serve como parâmetro para determinar o grau de conhecimento, sobre o assunto educação financeira e sua função na melhoria da qualidade de vida, dos habitantes desta cidade.