Enfermagem
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/56
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- Atuação da enfermagem na visita aberta ao paciente em unidade de terapia intensiva(2021) Pires, Aline Contreira; Prestes, Neiva de OliveiraIntrodução: A Política Nacional de Humanização (PNH), instituiu a proposta da Visita Aberta, cujo objetivo consiste em ampliar o acesso dos visitantes às alas de internação, como forma de integrar o acompanhante no processo de cura do paciente. Atualmente, defende-se a importância da presença familiar no ambiente hospitalar como uma prática efetiva no combate ao sofrimento, tanto do paciente como da família, esclarecendo de fato que a permanência nesses espaços destinados ao cuidado não representa uma ameaça em potencial ao paciente, sendo limitado unicamente por conta do tempo de contato e estrutura física da unidade hospitalar, uma vez que não são projetadas para recepção de visitas. O presente estudo demonstra sua relevância nos vieses da pesquisa, sobretudo com a pretensão de dinamizar estratégias para a enfermagem atuar de forma a ampliar os recursos oferecidos na vertente do cuidado humanizado ao paciente crítico. Objetivo Geral: Conhecer as contribuições das produções científicas da enfermagem frente a visita aberta a pacientes em terapia intensiva. Metodologia: O presente estudo segue uma abordagem qualitativa sob o método de revisão integrativa da literatura, uma vez que objetiva a busca e síntese de pesquisas relevantes, visando maior compreensão e entendimento acerca da temática de investigação de forma a beneficiar aspectos da prática clínica. A pergunta de pesquisa foi elaborada por meio da estratégia PICo, quais as contribuições das produções cientificas da enfermagem frente a visita aberta a pacientes em terapia intensiva? Para tipos de estudo, optou-se por utilizar pesquisas qualitativas, estudos prognósticos, estudos observacionais, de avaliação, prevalência e fatores de risco. Os idiomas selecionados foram Português e Inglês. Em aspecto, optou-se por determinantes sociais, com limite a humanos, e ano de publicação de 2010 a 2020. Os documentos selecionados foram artigos, filtrados por revistas que tragam assuntos relacionados a enfermagem, terapia intensiva. As buscas foram realizadas no portal eletrônico BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e com o cruzamento dos descritores. Resultados: foram encontradas, inicialmente, 44 produções. Com a exclusão dos artigos duplicados, os quais foram contabilizados uma única vez, permaneceram 31 estudos para a leitura dos títulos e resumos, respeitando o objetivo da pesquisa, que aforam analisados em duas categorias, sendo elas Contribuição, Observações e Satisfação da família e a Relação família-profissional no ambiente da UTI. Considerações finais: Estratégias precisam ser planejadas e implementadas para fortalecer a visita aberta ao paciente crítico, bem como ampliar o olhar da enfermagem, no que tange ao envolvimento com a família pois esse, faz parte do processo de cuidado. Acredita-se que os resultados possam contribuir para reflexões acerca da atuação da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente criticamente enfermo, usando a comunicação acolhedora, clara e transparente com a família como ferramenta de gestão do cuidado, bem como incluir a família no processo de cuidado e tomando decisão compartilhada, objetivando um cuidado empático e humanizado.
- Competências dos enfermeiros que atuam em unidade de terapia intensiva adulto(2019) Cecato, Carlos Alberto; Prestes, Neiva de OliveiraA Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um espaço hospitalar que dispõem de equipamentos tecnológicos e de alta complexidade, na qual fornece assistência à pacientes críticos e/ou potencialmente críticos, que necessitam ser monitorados de forma contínua durante 24 horas. O profissional enfermeiro que atua na UTI deve estar em constante aperfeiçoamento profissional, dominando as funções cognitivas e psicomotoras, além de manter-se em perfeita harmonia com todas as competências necessárias para atuar na Terapia Intensiva. O presente estudo tem como objetivo conhecer as competências específicas dos enfermeiros que atuam em uma UTI adulto. E como objetivos específicos: (i) Identificar habilidades de gestão e liderança no trabalho da enfermagem, a partir da percepção de enfermeiros que atuam em uma UTI Adulto, e (ii) conhecer as potencialidades e fragilidades na atuação dos enfermeiros em UTI adulto. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido com uma enfermeira gestora e quatro enfermeiros assistenciais que atuam na UTI- Geral de um hospital público de direito privado de um município localizado na região norte do Rio Grande do Sul/RS. A coleta dos dados iniciou após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer 3.551.479. As entrevistas foram realizadas individualmente, nos meses de setembro e outubro de 2019, por meio de um roteiro semiestruturado com auxílio de um gravador de voz. A partir da análise dos dados, com a técnica de análise temática, originaram-se quatro categorias: Liderança de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva; Atribuições do Enfermeiro na Gestão da UTI; O Processo de Enfermagem em UTI e Potencialidade e Fragilidades na atuação do Enfermeiro em UTI. Os resultados evidenciaram que as habilidades de liderança na UTI são primordiais para que o trabalho da equipe se desenvolva adequadamente. Em relação à todas as atribuições e competências de gestão que compete ao enfermeiro na UTI, destaca-se a importância da qualificação adequada, que deve mobilizar as competências profissionais específicas, aliando conhecimento técnico-científico, domínio da tecnologia, humanização, empatia e individualização do cuidado, o que permite uma melhor qualidade na assistência prestada. O processo de enfermagem mostrou como ocorre a efetivação na prática da UTI, e as contribuições para a organização e sistematização da assistência de enfermagem, no qual necessita de aceitação e da prática dos profissionais. As potencialidades na UTI estão relacionadas com a gratificação profissional, já as fragilidades estão associadas com o enfrentamento de mortes prematuras de pacientes jovens. Acredita-se que os resultados obtidos neste estudo possam contribuir com o desenvolvimento das competências dos enfermeiros que atuam na UTI e desta forma, criar e agregar reflexões para o fortalecimento e empoderamento da enfermagem na terapia intensiva.
- Cuidado de enfermagem na prevenção e tratamento de lesão por pressão em idosos em unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa(2021) Silva, Maria Eduarda Rodrigues da; Prestes, Neiva de OliveiraIntrodução: A lesão por pressão (LPP), é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico. Ocorre como resultado da pressão intensa ou prolongada em combinação com o cisalhamento. O desenvolvimento de lesão por pressão caracteriza um problema de saúde que envolve vários fatores, tanto relacionados ao paciente, quanto ao meio externo, a estrutura física hospitalar, os recursos, os insumos, os profissionais e as condutas da equipe multiprofissional para com o paciente. O conhecimento e entendimento da definição, causas e fatores de risco por parte dos profissionais da saúde é de suma importância, tendo como finalidade de implantar medidas de prevenção e tratamento eficaz. Objetivo Geral: Conhecer os cuidados de enfermagem realizados para a prevenção e tratamento de lesão por pressão em idosos em unidade de terapia intensiva. Metodologia: O presente estudo segue uma abordagem qualitativa sob o método de revisão integrativa da literatura, embasada por (MENDES et al., 2008). O levantamento dos estudos ocorreu em julho de 2021, no portal eletrônico: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática (MINAYO, 2014), que originou três categorias: Risco de LPP e a atuação do enfermeiro, Tecnologias no tratamento de LPP, Perfil de paciente que evoluem a LPP. Resultados: Evidenciou-se desde o conhecimento técnico-cientifico, formação especifica e capacitação profissional, e carga horaria disponível para o cuidado preventivo, desde a aplicação das escalas e classificação dos riscos é fator primordial para a prevenção de eventos relacionados a assistência à saúde. O reconhecimento do perfil do doente, com maior risco são barreiras que inda precisam ser ultrapassadas para conseguir planejar um cuidado individualizado a cada paciente, além da implementação do processo de enfermagem que garante segurança na assistência prestada ao idoso na terapia intensiva. Considerações Finais: A partir da revisão, pode-se compreender como o profissional enfermeiro, junto de sua equipe, se torna indispensável no contexto do cuidado. Acredita- se que os resultados possam contribuir para reflexões acerca da atuação da equipe de enfermagem no cuidado ao idoso criticamente enfermo, usando o processo de enfermagem como ferramenta principal para o cuidado individualizado.
- Percepção do enfermeiro sobre o processo de educação permanente(2019) Branco, Marisete; Prestes, Neiva de OliveiraA enfermagem, cuja natureza de sua função está centrada no cuidado de saúde, encontra na educação permanente um instrumento fundamental para a construção de uma assistência de qualidade, promovendo a organização da equipe, a integração entre os colaboradores, a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento práticas seguras no ambiente assistencial. Objetivo: Analisar as percepções dos enfermeiros no processo de Educação Permanente no serviço de saúde. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados iniciou após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer 3.551.479. As entrevistas foram realizadas individualmente, nos meses de setembro e outubro de 2019, por meio de um roteiro semiestruturado. A partir da análise dos dados, com a técnica de análise temática, originaram-se três categorias: Primeira categoria, Conhecimento dos enfermeiros sobre importância da EP, atuação, planejamento e organização, segunda categoria, Potencialidade em relação ao processo de EP, e a terceira categoria, Fragilidades em relação ao processo de EP. Resultados e discussão: Os resultados evidenciaram que os profissionais compreendem a importância da educação permanente para as práticas de seu cotidiano de trabalho, no que tange às fragilidades salientam os desafios da implementação, devido à falta de interesse dos colaboradores em participar das atividades de educação durante o seu turno de trabalho, bem como a descontinuidade do planejamento devido a troca de liderança das unidades. Considerações finais: Observa-se que os profissionais compreendem a importância da Educação Permanente para as suas práticas, a atualização dos saberes e o interesse dos trabalhadores. Entretanto os profissionais precisam ampliar o conhecimento da EP. Percebe-se que está voltada às habilidades técnicas e o conhecimento científico, e não planejam outras dimensões como desenvolvimento comportamental, estabelecendo uma cultura de aprendizado organizacional, envolvendo as equipes e fortalecendo o comprometimento e responsabilidade. Sugere-se novos estudos que ampliem o conhecimento nessa área pouco explorada, a qual tem grande influência para uma assistência com qualidade e segurança.