Enfermagem

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    Vivências de estudantes da área da saúde frente ao processo de morte e morrer
    (2024) Dalla Rosa, Letícia; Ferrão, Luana
    A morte, um evento universal e inevitável, acompanha a humanidade desde seus primórdios. Do ponto de vista biológico, representa o fim das funções vitais de um organismo, sendo que cada cultura possui seus rituais e crenças relacionados a ela. A tanatologia é um campo de estudo que permite aprofundar o conhecimento sobre a morte, compreender sua complexidade e seus impactos. Desde as primeiras etapas da formação em saúde, os estudantes se deparam com a realidade da morte, tanto em aulas de anatomia e fisiologia, quanto na vivência prática dos estágios, tornando fundamental a criação de espaços de reflexão e diálogo sobre a temática da morte na graduação. É crucial que a graduação em saúde ofereça uma abordagem abrangente e humanizada da temática da morte, transcendendo a mera visão biológica para compreender as diversas dimensões do processo de morrer. O estudo teve como objetivo conhecer as vivências de estudantes da área da saúde frente ao processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória descritiva, desenvolvida com 24 estudantes do último ano dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia de uma Universidade ao norte do Rio Grande do Sul. A coleta de dados iniciou após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer nº6.899.715. A coleta dos dados ocorreu no mês de julho de 2024, por meio de um questionário disponibilizado na internet, on-line, elaborado na Plataforma Google Forms, composto por perguntas norteadoras. A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática que originou três categorias: Morte na perspectiva de estudantes da área da saúde; Desafios frente ao processo de morte e morrer e; Formação e o contato temática processo de morte e morrer. Com os resultados, observou-se que para os estudantes a morte é um processo natural e inevitável, entretanto, as vivências durante a graduação ocasionaram inúmeros sentimentos. Os desafios encontrados estão relacionados aos cuidados prestados ao paciente, falta de preparo psicológico, dificuldade em lidar com a própria vulnerabilidade, em reconhecer os limites das intervenções e o suporte à família. Os estudantes relataram que durante a graduação tiveram contato com a temática em algumas disciplinas teórico-prática, estágios e palestras pontuais. Revelando a necessidade de uma abordagem mais aprofundada a partir de discussão de casos, rodas de conversa e palestras com profissionais experientes. Acredita-se que este estudo possibilitará maior conhecimento acerca da temática. Os resultados poderão subsidiar discussões no meio acadêmico, de modo a repensar estratégias na formação da área da saúde. Ao investir na formação em tanatologia, as instituições de ensino contribuirão para a formação de profissionais mais preparados para lidar com a finitude humana. Essa iniciativa é fundamental para garantir uma assistência de qualidade, sensível e acolhedora aos pacientes e suas famílias.
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    Vivências dos profissionais da enfermagem no processo de morrer e morte em unidade de terapia intensiva adulto
    (2019) Licodiedoff, Sérgio Ricardo; Ferrão, Luana
    Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor relevante nos hospitais por atender pacientes gravemente enfermos. Neste local, a enfermagem tem maior contato em razão da prestação do seu cuidado que é contínuo. Objetivo: Conhecer as vivências da equipe de enfermagem acerca do processo de morrer e morte em Unidade de Terapia Intensiva. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 07 técnicos de enfermagem atuantes em uma UTI de um hospital do norte do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2019, após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). A técnica de análise dos dados empregada foi a análise temática. Resultados e Discussão: Neste estudo, emergiram as seguintes categorias: Processo de morte e morrer em UTI e as vivências de técnicos de enfermagem; Dificuldades e facilidades diante do processo de morrer e morte em UTI e; Estratégias de enfrentamento frente ao processo de morte e morrer em UTI. Considerações finais: Espera-se que os resultados possam contribuir de maneira positiva para reflexões acerca do tema em questão e assim, auxiliar a enfermagem na compreensão e enfrentamento do processo de morrer e morte em UTI.
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    Percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em instituição de longa permanência para idosos
    (2019) Malinowski, Sâmia Liane; Ferrão, Luana
    Introdução: A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é uma possibilidade domiciliar que dispõe de um atendimento integral às pessoas com 60 anos ou mais. A enfermagem atua ininterruptamente nesses espaços, tendo contato frequente com a finitude dos idosos. Objetivo: Conhecer a percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em ILPI. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 08 técnicos de enfermagem atuantes em uma ILPI ao norte do Rio Grande do Sul. Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), a coleta de dados teve início nos meses de agosto e setembro de 2019. A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática. Resultados e Discussão: Nesta pesquisa, emergiram as seguintes categorias: Atuação de técnicos de enfermagem em IPLI; Vivenciando o processo de morrer e morte em ILPI e; Dificuldades e facilidades da enfermagem frente ao processo de morrer e morte em ILPI. Considerações finais: Acredita-se que este estudo poderá ampliar o conhecimento, as discussões e as reflexões acerca da temática, além de promover subsídios para o cuidado da enfermagem e melhor enfrentamento frente a finitude em ILPI.